Pular para o conteúdo principal

Escrivaninhas restauradas.

Olá a todos!
Saudades do inverno, dos banhos quentes, do edredon e das roupas quentinhas. Verão não é meu. Sou do frio. Apesar de não ser curitibana, é aqui que me adaptei. Sob o céu cinza na maior parte do ano. 
E neste calor, o difícil é trabalhar lixando, o rendimento cai, o desespero pelo calorão absurdo que tem feito deixa qualquer um querendo sombra e água fresca.
Restauramos duas escrivaninhas, ambas em Imbuia, e, para mim, acabei pintando uma que era de meu sogro, toda em aço e cheia de história lá de 1960.

Esta primeira peça é de uma cliente de projeto, de longa data. Há tempos conversávamos sobre estas restaurações.

Em seu estado original, como chegou. Peça da CIMO, maravilhosa. 100% desmontável. Um espetáculo restaurar móveis dessa antiga indústria.
Colocamos tampo em vidro 4mm, para proteger a madeira.

A parte da frente, para quem chega, é charmosa, em estilo art deco.
CIMO é só admiração. Até a prateleirinha para apoiar papéis fica embutida sobre as gavetas.

Os pequenos detalhes pensados no conforto e funcionalidade, em uma época que se dispunha de muita madeira nobre. Puxadores são em Imbuia. 
Poderia restaurar mil dessas. Madeira muito boa, selecionada, responde ao toque.


A segunda peça, da mesma cliente, pertenceu a seu pai, por isso a responsabilidade era muito maior.

Móvel com o dobro do tamanho da anterior, deu muito mais trabalho. Não era desmontável, e isso dificulta muito o acabamento final.
O tampo fora queimado com ferro de passar roupas. Enfim, estava tão judiada que os irmãos da cliente fizeram pouco caso. E ela, mais que depressa, aceitou ficar com a peça. Tinha planos de restaurar, porém lhe faltava o contato certo: EU! (rsssss... brincadeira, em Curitiba tem muitos bons restauradores). Mas fico feliz que tenha parado em minhas mãos, aliás, em nossas mãos, minha e de meu ajudante, que tem sido perfeccionista à exaustão.

Aqui, o trabalho de lixamento já adiantado.

A gaveta de cima como chegou e a debaixo já lixada. 

Os tons da madeira foram se revelando. Cada pedaço era uma surpresa. Os puxadores já não existiam, foram refeitos por meu ajudante. Ficaram ótimos! Do tampo, restou a armação, onde apoiamos um vidro 4mm, pintado no tom chocolate. Deixou o móvel sofisticado.

As laterais são em madeira de Pinheiro (Pinho).

Detalhe dos puxadores, feitos agora, especialmente para este móvel.

E, por fim, a escrivaninha que era de meu sogro. Passeou por vários lugares até parar aqui, sob pedido meu, pois estava sendo dispensada por todos.

Chegou nesta cor horrorosa, faltando um puxador, mas a estrutura perfeita. Aço que não acaba mais. Lixei com lixas d'água nº 150, 200 e 400, até ficar bem riscado.

Se é para mim, economia fala alto. Usei dois tubos e meio desta tinta. Achei muito boa. Paguei R$8,00 cada um. Até agora não descascou. Caso você queira um acabamento durável, opte por pintura profissional, pois tinta spray não adere tão bem. 

Pronta!

Lixei bem a borda de alumínio, para ficar se destacando. O tampo recebeu vidro 4mm pintado de preto, colado com silicone neutro. Adorei o resultado e todos da família também aprovaram.
É espaçosa e prática. Servirá aos filhos, um incentivo a mais na hora das tarefas. 
Não consegui outro puxador igual ao original, Então substitui por dois de alumínio, antiguinhos, que tinha aqui. Note que um é arredondado e o outro mais reto. Só depois notei que as gavetas não são exatamente iguais, a de cima é quadradinha e a de baixo arredondada nas bordas. Combinou descombinar!
Meu abraço carinhoso a todos que passam por aqui.
Bye
Sandra


Comentários

  1. Sandra parabéns pelo ótimo trabalho, essas escrivaninha è linda, e seria um pecado mortal ir parar no lixo.
    você e suas mãos maravilhosas fizeram um milagre.
    parabens parabéns

    ResponderExcluir
  2. Sandra, sei que estou ficando repetitiva, mas preciso dizer que seu trabalho é perfeito!
    Na casa dos meus pais tem uma escrivaninha quase igual a segunda, a diferença é que as gavetas estão dos dois lados; ela pertencia ao meu avô e se vc morasse mais perto iria restaurá-la pra mim.
    bjk

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o seu trabalho, deve ser muito bom trabalhar assim...... Adoro ler os seus posts pois além do resultado final você ainda compartilha a sua maneira de fazer !!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra,
    A 1ª escrivaninha é um mimo, tem umas formas arredondadas lindas e com aquela prateleira para papéis embutida! a 2ª é muito original pelos vários tons de madeira que se foram revelando . Agora a 3ª, eu teria jogado no lixo sem dó nem piedade! como vc viu potencial nela! !!?? Parabéns por estes 3 trabalhos fabulosos!

    ResponderExcluir
  5. Sandra estou prestes a me mudar para uma casa e assim que isto acontecer vou por em prática toda a inspiração que o seu blog me dá. Parabéns, seus trabalhos dão de babar.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Sensacional Sandra,
    você realmente é uma profissional de mão cheia.
    Parabéns!!!!!!!!!
    Abraços, Jana =)

    ResponderExcluir
  7. Ficaram lindas demais, perfeitas. Parabéns pelo trabalho impecável!
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sandra, estou esperando cada peça da sua fila e me surpreendo com cada uma que você nos mostra. Encantei-me com a beleza da madeira das escrivaninhas e da beleza dessa peça de aço! Suas peças recebem vida, e isso só com a alma e o coração dão conta disso. Parabéns, Sandra, obrigada pelo seu carinho e que esse ano seja de grandes bençãos em sua vida e família. bjs.

    ResponderExcluir
  9. Olá Sandra,
    Estou sempre aguardando seus trabalhos.
    Contudo, estive fora por algum tempo (descansado - Sul de Minas), e só agora pude acessar sua postagem. Não existem palavras que possam traduzir a admiração pelos resultados que conseguiram. A técnica do vidro pintado dá uma aparência
    impressionante às peças (se pudesse gostaria de conhecer mais essa técnica). Os tons diferentes da Imbuia deixaram-nas com um visual extremamente raro. Belíssimas as peças. O resultado da escrivaninha de aço de seu avó ficou maravilhoso. Isto maestria. Parabéns resultados impressionantes.
    Lembranças de Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  10. Lindas, divinas peças e maravilhoso trabalho ! Ficaram perfeitas como novas ! Eita mulher talentosa sô ! Obrigada por compartilhar essas lindezas ! Bjs !

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Sandra .Trabalhos excelentes e requintados .Estou meio sem comentar porque tenho ficado pouco no computador ,mas sempre olho suas postagens .Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandra ficou linda as escrivaninhas e me surpreendeeu a de ferro... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. Passe lá no blog Art & Casa e participe do mosaico Mostra Arte em Foco - Mostre sua arte. Estou te esperando!!

    http://www.studioartecasa.com.br/2014/03/a-mostra-arte-em-foco-voltou.html

    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  14. Oi Sandra!!! Belíssimos trabalhos! Fico admirada com a tua força de vontade para recuperar esses móveis. Também não sou do calor e este ano foi terrível, né? Eu prefiro outono e primavera, nada de extremos. Bom feriado pra ti! Provavelmente passarás lixando alguma coisa, não? :-) Bjinho!

    ResponderExcluir
  15. Sandra adoro seu trabalho e seus posts...realmente essa escrivania é linda e seria um pecado ir para o lixo! Parabéns.

    http://fibrillare.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Trabalho espetacular, mas eu não colocaria os tampos de vidro nas escrivaninhas. Tira a naturalidade da peça, são frios e duros ao tato. Prefiro 100 % madeira, que alias é linda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha