Pular para o conteúdo principal

Como lustrar madeira com boneca e seladora.


Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz.

Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba. 


Vamos lá!

1º passo - fazer a "boneca":
01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha;
02 - Centralize a estopa na malha;
03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro;
04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado;
05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra;
06 - Pronta! Apresento-lhes a boneca! Tem de ficar bem firme;



2º passo - separar os produtos:
07 - Thinner forte - leia a especificação na embalagem;
08 -Seladora para madeira (é a primeira vez que estou usando uma da Suvinil, faremos o
teste juntos, ok?!); 
09 - Um pote de vidro de conserva limpo;
10 - Régua, caneta e fita crepe;



Ah, e deixe preparado o móvel ou madeira, muito bem lixado e livre de poeira. No meu caso é uma bolacha de madeira de Imbuia maciça, que farei um assento de banqueta:





3º passo - preparo da seladora + Thinner:
11 - Cole a fita crepe no corpo reto do vidro;
12 - Com a régua, meça e divida em 4 partes iguais (quando tiver mais prática, divida em 3 partes iguais), é interessante por a data do preparo;



4º passo - seladora:

13 - Ainda com a lata fechada, chacoalhe muito bem a seladora, para que fique homogênea;
14 - Derrame-a dentro do vidro até completar o primeiro nível da medição;


5º passo - diluição com thinner:
15 e 16 - Complete com Thinner até o nível da medida, feche o vidro e chacoalhe muito bem;

6º passo - começando o trabalho:
17 - Pegue a boneca e molhe lentamente no preparo, aguarde para que a estopa absorva o líquido;
18 - Comece a passar na madeira, puxando sempre no sentido dos veios, assim você valoriza a textura e a cor. 

7º passo - diluição com thinner:
19 - Não repasse imediatamente, pois a seladora pode "embolar". Veja como muda o tom da madeira. A Imbuia fica mais escura. 
20 - Passe nas bordas. Deixe sempre um lado sem passar, pois terá de apoiá-lo para secar;
8º passo - lixar com lixa ou palhinha de aço:
21 - Após passar 3 demãos de seladora, com intervalo de 1 hora entre cada uma, você deve lixar a peça, com uma lixa 360 ou palhinha de aço (Bombril). Sempre no sentido dos veios.
22 - Pode aplicar força. Saíra bastante pó, misturado com pedacinhos da palhinha. Esse processo elimina as pequenas fibras da madeira que levantam quando passamos a seladora. A superfície fica bem lisa e então VOCÊ REPETE O E O PASSOs NO MÍNIMO MAIS 2 VEZES. Sempre seguindo os mesmos passos. Se fizer menos vezes, o acabamento não ficará bom. 
9º passo - Limpeza da peça:
23 - Depois de concluir a última lixação com Bombril (só uso esta marca de palhinha), passe uma malha macia para limpar o pó;
24 - E lembre-se, SEMPRE faça os movimentos no sentido dos veios, senão você risca a madeira. 

10º passo - Passar a cera:
25 - Você pode usar outra cera, desde que seja em pasta e incolor (particularmente não troco a cera de Carnaúba por nenhuma outra, já testei e não fica igual). 
26 - Com uma esponja, lado amarelo, ou espuma macia, passe na direção dos veios novamente. 

11º passo - Lustrar:
27 - Após passar a cera, aguarde 10 minutos, então lustre vigorosamente com uma escova dura (essas de lavar tênis mesmo). Pode aplicar toda a força que puder e SEMPRE no sentido dos veios;
28 - Após lustrar com a escova, passe a cera novamente;

12º passo - Lustrar com flanela:
29 -  Após a segunda demão de cera, lustre com um flanela, sempre aplicando força e movimentando no sentido dos veios. Olha o brilho delicado que fica, como um veludo. 


E, para finalizar, o ANTES E DEPOIS, onde podemos observar bem a diferença.








Espero que o PAP, mesmo que meio amador, tenha ajudado. Aguardo notícias de quem se aventurar pela técnica passada aqui.

Ah, e visitem a página Madeira em Forma no face



Abraços e boa sorte.




Comentários

  1. Sandra,estava precisando de algumas informações sobre esta técnica e seu PAP ficou muito bem explicado.
    Obrigada!

    Fatima

    ResponderExcluir
  2. Gostei do passo a passo ,está bastante didático .Qualquer pessoa com um mínimo de habilidade e uma dose de boa vontade, fará esse trabalho se seguir as instruções .
    Abraços e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, querida!
    Beleza de post, valioso por mostrar uma técnica pouco conhecida das pessoas.
    Agradeço a generosidade.
    Beijo grande, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Minha Amiga, Vc é uma expert nesse assunto adorei ver seu passo a passo. Acho que vou me aventurar naquela mesa que vc viu aqui em casa.
    Deixa eu te contar mandei a mesinha para arrumar, ai falei pro cara me passa o orçamento antes de fazer, acredita que ele fez sem me consultar ai tá me cobrando apenas $ 280,00 reais pela reforma, To tão p da vida , semana que vem vou lá acertar as contas... bjs
    Bom Final de Semana

    ResponderExcluir
  5. Olha Sandra eu que nem pensava em trabalhar com
    madeira,te confesso que o seu passo a passo,
    me fez mudar de idéia.
    Obg...parabéns por compartilhar.
    Bjs...um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Sandra, adorei o PAP. Até salvei este post nos meus favoritos p fazer a tentativa mais tarde, com o material em mãos!!

    Bjs e ótima semana...

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. O Sandra!!! Adorei o PAP, muito explicadinho, tenho tantos móveis para restaurar e tudo o que se vê na net é pátina, mas queria manter a cor original da madeira, e com esta técnica dá.
    Dúvida:Não conheço os materiais, aqui em Portugal os nomes devem ser diferentes, pode me ajudar? O 1º (seladora) é verniz tapa poros? E o segundo?
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Sandra, temos algumas coisas em comum: também sou de Curitiba, também tenho um blog e também trabalho com madeira, mas mais na pintura de objetos. Achei ótima essa dica com passo a passo que postou aqui!
    Boa semana nessa Curitiba que insiste em não admitir que é primavera!

    www.arteamiga.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Olá gostei muito da dica, estou começando a restaurar os móveis da minha casa, todos de madeira e pretos, Ebanizados. Lixei uma mesa de centro e a madeira é perfumada, não quel é, é escurinha. Posso passar tinner nesta peça lixada? Usando a seladora na superfiçe, para envernizar dou uma lixada G220 antes? Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Parabéns pelo tutorial, muito bem explicado. Como já fiz este trabalho, vou dar duas dicas.
    1- A boneca pode ser feita, ao invés de usar o pano, com uma meia elástica, aquelas femininas, o acabamento fica mais fino.
    A primeira diluição da seladora é com 30% de thinner. Passar umas 2 ou 3 mãos e lixar. As demãos finais, diluir com 70 a 80% de thinner. Abçs.

    ResponderExcluir
  11. Sandra, parabéns pela postagem pois precisava saber como preparar a boneca de tecido e diluição do selador para aplicar na maeira.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns! Adorei esse tutorial, mas,
    o que fazer quando a seladora embola na madeira?

    ResponderExcluir
  13. Olha eu aqui namorando seu blog de novo....
    Feliz Natal a você e sua família!
    E que em 2012 vc tenha mais idéias geniais!

    Beijão!
    Vanessa

    ResponderExcluir
  14. VENHO PARABENIZAR VOCÊ PELO SEU TRABALHO, TANTO NA PRODUÇÃO DO MATERIAL EM SI, COMO TAMBEM PELO MATERIAL EXPLICATIVO, COMPROVANDO ASSIM SUA COMPETÊNCIA E PRINCIPALMENTE A PACIÊNCIA.

    ResponderExcluir
  15. Olá Sandra,
    Estou restaurando algumas peças antigas em madeira e, como sou amadora, tenho uma dúvida quanto a cor amarelada (mancha) que fica após a aplicação da tinta PVA branca. Após aplicar numa cadeira, ela ficou totalmente manchada, algo que não desaparece com outras demãos. Gostaria de saber como evitar isso.
    Obrigada
    Marilis

    ResponderExcluir
  16. Olá "anônimo". Não costumo comentar em minhas postagens, porém, venho agradecer a gentileza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou aproveitar e dizer que adorei seu passo a passo, durante anos entre erros e gastos com materiais caros e desnecessários, aprendi com teu passo a passo, muito mais do que um marceneiro postou no Youtube. Adorei. Muito obrigada! Elis-POA-RS

      Excluir
  17. ola Sandra adorei!minha estante e cadeira arranharam qdo mudei posso so passar a cera?ou tenho que fazer todo o processo no movel inteiro?obrigada stela

    ResponderExcluir
  18. Sandra...

    Eu estou simplesmente encantada com seu passo a passo. Isso de fazer as coisas com calma, respeitando o tempo que cada etapa necessita(e que cada coisa, inclusive cada um de nós necessita)é tudo o que a humanidade precisa resgatar nesses tempos de pressa louca, pressa de chegar não sei onde, só prá depois correr mais e mais, enfim. Nem sei se você vai ler isso, porque já faz tempinho que postou, mas eu precisava escrever isso: parabéns por se dar ao direito de curtir o processo.

    Abraço e obrigada.
    harriete

    ResponderExcluir
  19. Oi Sandra!
    Posso utilizar esta técnica na restauração de malas antigas de madeira?

    Seu trabalho é lindo e seu blog é fantástico!

    Beijos
    Fica na Luz!

    ResponderExcluir
  20. Oi Sandra!Seu trabalho é lindo e seu blog simplesmente fantástico...Parabéns! Adorei essa técnica, será que posso utilizá-la na restauração de malas antigas de madeira?

    Beijos
    Fica na Luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PODEM ANTE DA UMA LIXADINHA DE LIVE E COM CUIDADE PARA NAO LIXAR DEMAIS ALGUMAS PARTE MAIS DO QUE A OUTRA ,PARA NAO FICAR MANCHADA E PROSEGE NO PASSO A PASSO

      Excluir
  21. Excelente trabalho!

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Sandra,

    Eu estava lendo o rótulo desta cera mesmo que você apresenta e notei o passo de esfregar com escora dura e fiquei sem entender: "mas não vai riscar tudo?". Pelo que você apresentou, não vai riscar, então vou tentar por aqui, pois estou restaurando a mesa da cozinha de casa. Muito bem feito seu PAP. Material de primeira. Grande abraço, Renato Arena.

    ResponderExcluir
  23. Me salvou de uma....Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Sandra!!
    Está ótimo o seu PAP; muito bem explicado!! Parabéns!! Maitê Rodrigues - www.ateliedamaite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. bom dia
    vc. saberia informar se o trabalho de lustração poderia ser feito com uma escova em esmeril?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Paulo, nunca tentei desta forma. Talvez dê certo, já imaginei de por na furadeira, mas não consigo nem usar escova de aço, pois fica tremendo demais. E além disso os móveis tem cantos e ângulos diferente, o que dificulta posicionar a escova, lembrando que o brilho só fica bom no sentido dos veios da madeira.
      Caso tente e consiga, me comunique o resultado, afinal, dar lustro com escova mata de cansar, não é?!
      Abraços e agradeço a sugestão.

      Excluir
  26. Cinco estrelas o seu método, trabalho com isto há anos e aprendi coisas novas com você, muito criterioso e caprichoso... parabéns...

    ResponderExcluir
  27. Sandra, tenho feito algumas restaurações na minha casa Mas uma amiga me confiou o restauro de uma peçaque ela comprou. Sou amadora mas ela quer que eu faça pois adorou meus moveis. No caso este seu PAP me ajudou muito, só um duvida fica brilhante esse método? Passar a cera direto sem a seladora tem algo risco? obrigada te aguardo

    ResponderExcluir
  28. Sandra...

    Qdo vc fez este post, achei bem interessante mas, pensei eu acho que nunca vou fazer isso, porém li tudinho......

    Ontem , uma pessoa me ligou pedindo para eu restaurar uma escrivaninha bem antiga , relíquia de familia, qdo vi o móvel na hora lembrei de vc e, do post.....kkkkkk com o PAP , lembrei da boneca que vc fala...

    Menina estou indo agora comprar tudo para fazer a restauração, espero dar conta do,pedido da senhorinha....

    Querida se der certo eu te mostro tá......kkkk
    Bo , minha guru..
    Vc é minha inspiração

    Ótimo fds p/vc e sua familia.

    ResponderExcluir
  29. Seu blog é ótimo! Queria saber se vc vende ou sabe aonde vende cera de carnaúba. Abraços!

    ResponderExcluir
  30. Sandra boa tarde
    Gostaria de saber como fazer para a boneca não grudar. Qual o segredo.

    Ficarei mutio agradecido se puder me informar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Por favor, envie um e-mail com sua dúvida para madeiraemforma2006@hotmail.com, o que torna nossa comunicação mais fácil.
      Obrigada

      Excluir
  31. Perfeito o pap amiga, acho lindo madeira em cor natural.
    Vou tentar (um dia) numa plaquinha.
    Bj

    ResponderExcluir
  32. Adorei o PAP, ficou perfeita a explicação, que legal! bjs.

    ResponderExcluir
  33. ola adorei seu blog demais,estou pintando um móvel de branco , e gostaria de saber se posso passar a cera direto em cima da pintura ou tenho que passar a seladora primeiro ? aguardo um abraço , marcela de Sorocaba sp

    ResponderExcluir
  34. Este PAP está ótimo. Vim atrás destas dicas.

    ResponderExcluir
  35. Muito legal, comecei a fazer alguns trabalho e percebi que estava cometendo alguns erros. Muito obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  36. Parabéns Sandra, sue PAP me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  37. Que lindas as coisas que vc faz!
    Fiz o curso com a Ana Amélia lá no Liceu tbm!
    Abraços

    ResponderExcluir
  38. Ola, Sandra, adorei seu PAP estou pretendendo mudar umas peças aqui de casa, já comecei pela pia do lavabo, ainda não terminei apenas lixei, usei uma lixadeira orbital e ficou muito bom.
    O processo acima pode ser feito em qquer tipo de madeira ?
    Nos mudamos a pouco e a casa tem muita madeira,e gostaria de recuperar posso utilizar esse processo para tudo ? Corremao, portas de armário, portas de pias de banheiro e portas mesmo, o pintor passou vernizem tudo e ficou um horror também esta começando a decascar. Muito obrigada, desde já.
    rubinatocarmen@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  39. vish eu só queria envernizar umas palhetas de guitarra que fiz de madeira , hheehe valew a dica , mas axo mt trampo pra uma coisinha tao pequena , usei óleo de maquinario industrial incolor e faz uns 2 meses ja e n saiu ate agr vamos ver daqui mais um tempim rrsrrs

    ResponderExcluir
  40. otima dica , mas para o que eu preciso e mt trabalho rsrs só preciso envernizar umas palhetas de madeira que fiz , ai coloquei óleo de maquina industrial incolor msm só pra ver no que da ta 2 meses e n saiu ainda , bora esperar mais pra ve se n ferra td kkk

    ResponderExcluir
  41. Ola faço "Marchetaria" e fiquei na duvida se poderia usar uma escova de cerdas duras apos aplicação da cera de carnauba, na propria lata a instruçoes falando, mas é como São Thome, ver para crer, queria então poder agradeçer suas dicas, especialmente como fazer uma boneca,.Um abraço sincero e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Hã caso tenha um "tempinho" conheça meu trabalho em Marchetaria:https://www.facebook.com/josecarlos.auresco

    ResponderExcluir
  43. Amei esse post!!!! Mas tenho uma dúvida.
    Fiz um painel de tv e já passei 2 demãos de seladora. Posso fazer o PAP assim mesmo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode fazer sim, não sei como passou, se com boneca ou pincel, mas lixe com lixa 360 para madeira ou com Bombril mesmo e passe cera. Bos sorte!

      Excluir
  44. Parabéns pela matéria e dedicação!
    Excelente!

    ResponderExcluir
  45. Muito obrigado pela dedicação que vc teve para nos instruir como usar a seladora. Colocamos quatro portas no escritório de advocacia da minha esposa e comecei a envernizar a primeira, já passei duas mãos e não fica lisa de jeito nenhum e vim buscar ajuda do google e encontrei você. Amanhã começarei a fazer do seu jeito PAP. Acho que vai demorar mas tenho paciência. Se precisar de advogado ligue 011 38676706. É em Itaquaquecetuba, SP. Voltarei para avisar como ficou. Valeu.

    ResponderExcluir
  46. Muito bom o passo a passo!!! vou tentar..=DD
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  47. Oi Sandra gostei desse pap tava qrd uma opção q não fosse envernizar uma mesa daqui de casa feita c ripas de madeira mas não queria o brilho do verniz,tava um preocupada c à água msm.Só mais uma dúvida p fzr aquelas pinturas desgastada de cores diferentes vc usa trincha e dps passa algum betume p dar uma escurecida(tenho um q é em pasta)ql é a melhor opção?Bgd!
    marcela.gaia@yahoo.com

    ResponderExcluir
  48. Foi muito útil
    Muito boa a explicação
    Parabéns

    ResponderExcluir
  49. Foi de grande utilidade sua dica da boneca e a escova de lavar roupas, comprei o material e mãos á obra ficou excelente.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  50. Sua sugestão da boneca e da escova foram muito boas, fiz e deu certo, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  51. Posso usar esse processo em peroba rosa? Dá um bom acabamento?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  52. Nao encontrei a cera de carnauba aqui na minha cidade, posso substituir por outra? A cera automotiva com carnauba pode ser usada?

    ResponderExcluir
  53. Procurei a cera de carnauba e também não achei....

    ResponderExcluir
  54. Na entrada do shopping Dom Pedro em Campinas, existem varias arvores e raízes de arvore muito bonitas, tenho algumas raízes e gostaria de deixa-las igual (lisa), o que devo fazer, aquilo foi feito com jato de areia?

    Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  55. Pode usar essa tecnica para madeira cor tabaco?

    ResponderExcluir
  56. a porta do meu banheiro foi lustrada com selador. Agora ela está esbranquiçada, acho que pela umidade do banheiro. Tem como lustrá-la de novo e aplicar a cera para não ficar branco pela umidade?

    ResponderExcluir
  57. olá,

    Estou me aventurando tentando restaurar uma comoda antiga, mas estou com dificuldade para lixar os cantos do móvel. Tem alguma dica para me ajudar de como fazer isso?

    ResponderExcluir
  58. Muito legal!!!!!mais uma vez obrigado por compartilhar seu conhecimento!!!!!

    ResponderExcluir
  59. Muito legal seu canal, mas falta de comunicação e muito ruim, pois todos tem dúvidas, e quando vc responde ajuda muitos, e não pelo email pessoal como vc fez , pois assim não tem continuidade.Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daian Fabricio, muito obrigada pela dica. Concordo plenamente, preciso me reorganizar urgentemente. Abraço e seja sempre bem vindo.

      Excluir
  60. Olá adorei o pap
    Parabéns
    Sou de curitiba vc poderia me disser uma loja aonde posso encontrar a cera!
    Bjs

    ResponderExcluir
  61. Muito didático e cuidadoso.
    Parabens! Vou experimentar

    ResponderExcluir
  62. Olá! Posso aplicar a veladura para escurecer a madeira depois da seladora? Ou devo aplicar antes? Obrigado!

    ResponderExcluir
  63. Muito legal o artigo!!! Já havia utilizado esse acabamento e o resultado é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  64. Muito bom seu PAP realmente a madeira fica bem brilhosa e protegida da umidade eu uso essa cera e gosto muito do acabamento que ela dá

    ResponderExcluir
  65. Bom dia. Gosteo muito do seu PAP. Parabéns.

    Preciso de uma ajuda, já que trabalha com madeira.
    Você sabe me dizer se tem como clarear a madeira de um móvel antigo? Seria guarda-roupa de uns 20 anos.

    ResponderExcluir
  66. Bom dia. Gostei muito do seu passo a passo. Parabéns.
    Preciso de uma informação.
    Vc sabe me dizer se tem como clarear a madeira de um guarda-roupa antigo? Deve ter uns 20 anos.

    ResponderExcluir
  67. Olá é fácil encontrar esses materiais ,onde posso adequirir? Obrigado

    ResponderExcluir
  68. Bom dia,parabéns pelo trabalho e pela explicação, gostaria de saber se da certo passar só a cera de carnaúba pois a madeira foi lixada mas não queria escurecer a madeira,gostaria que ela ficasse na cor natural porém brilhante..Será que consigo (Tbm sei que mesmo só a cera vai escurecer um pouco pois fica como se estivesse molhada) vc poderia me ajudar..desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha