Pular para o conteúdo principal

Mais fotos de Carambeí - PR


Novamente...

Tirei tanta foto e quero dividir com vocês.

O quarto do casal.

A máquina fotográfica: eles sempre faziam questão de registrar momentos em família, já naquela época davam muito valor a isso, e conservam suas fotos muito bem, até hoje.
A bolsinha apoiada na banqueta, pronta para acompanhar a "oma" na missa de domingo.

A foto da oma (vó, em holandês). A fotografaram no "pulo", mais espontânea impossível.

O rádio, autêntico, ao alcance das mãos do opa (vô, em holandês).

A cristaleira, em perfeito estado.

E na mesma sala, um cantinho para costura.

O quarto, sempre arejado e as roupas de cama alvas e cheirosas.

Malas não podiam faltar...

... e uma candidata ao embarque também não.
  
Definitivamente, nasci no tempo errado!



Comentários

  1. Sandra, Que máquina Linda!!!!
    Eu também acho que nasci no tempo errado, rss
    Pena que só descobri essa paixão a pouco tempo.
    bj.

    ResponderExcluir
  2. Eu nasci...tenho certeza! Qnd criança meu pai falava das coisas do seu tempo e do qnt foi feliz no engenho do meu avô até ser mandado p/ um colégio interno...bem dos seus 6 filhos ,sou a única q valorizo/amo e vivo catando tudo q se refere aquela época! Pena ter casado c/alguém sem sensibilidade nenhuma e q/ não compreende meus resgates. Abços, Bia Morais.

    ResponderExcluir
  3. Querida! Amei as fotos! Fiquei emocionada ao ver o quarto, a sala, a cozinha dessa linda casinha em Carambeí... e pensar que os imigrantes mantinham essa elegancia, esse capricho todo, mesmo nas adversidades (poucos recursos financeiros, morar longe de seu país de origem, falta de produtos "prontos" para compar...). Esses ambientes mostram o verdadeiro luxo da vida, que encontramos nas coisas simples e lindas! Grata por postar as fotos!

    Meire - Curitiba - Paraná

    ResponderExcluir
  4. ESSE BLOG É DE ENCHER OS OLHOS , É DE SUSPIRAR , COM IMAGENS FARTAS DE MÓVEIS, LUGARES BONITOS E CHARMOSOS. E ACABEI ENTRANDO NELE, POIS ESTAVA VENDO QUARTOS E COZINHAS RÚSTICAS, DE QUE TANTO GOSTO. NOSSA É MUITO GOSTOSO NAVEGAR NELE. PARABÉNS PELAS BELAS IMAGENS!
    MARILEI/ MARÍLIA-SP

    ResponderExcluir
  5. Sandra, adorei todas as cozinhas, inclusive a sua! Tem um jeito tão acolhedor, tão de casa de parente, que dá vontade de puxar a cadeira e sentar esperando um café! E aquela coleção de latas... adoooooro latas, caixinhas e coisas assim. É feio admitir que adoro coisas? Tô nem aí, adoro mesmo!

    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha