Pular para o conteúdo principal

Mesa dos anos 40


Duas irmãs e grandes amigas resgataram esta pequena mesa quando passaram uns dias numa cidade do interior do Paraná. Mas não é uma peça comum para elas, faz parte de suas histórias. Este móvel fora presente de casamento de seus pais, há mais de 70 anos. Permaneceu na família, ora aqui ou alí, até ser reconhecida pelas amigas. Reconhecida nas lembranças de infância, onde a mãe apoiava seus objetos e o pai usava a gaveta como porta-documentos.

Uma das amigas queria que ficasse ao natural, e a outra queria toda pintada. Resolvi o impasse. Metada para cada gosto. Adoraram!

A mesa esta em perfeito estado, acredito que a pintura a protegeu.

As amigas fazem, para passar o tempo, giramundos (vermelho, sobre a mesa) e mil coisas em fuxico. Uma graça de trabalho.

Debaixo da camada clara de tinta, uma surpresa: a madeira fora tingida com a casca do Pinheiro, que era fervida até soltar a cor na água, e então usada para tingir. E é extremamente difícil de tirar, pois penetra muito nos veios. A cor pinhão é linda, porém, escura demais. Muito usada no passado, pois não tinha opção de cores e pinheiros haviam aos monte.

Mais um trabalho feito com muito carinho. O brilho nos olhos das duas. Os pais ficariam felizes se vissem este móvel agora, peça que os acompanhou por mais de 50 anos de casamento.




Comentários

  1. oi Sandra

    Parabéns, seu trabalho ficou maravilhoso e muito atual! Com certeza elas amaram..rs

    Bjus e um ótimo findi pra vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Sandra,
    Ficou linda, seu trabalho é maravilhso.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra vim conferir as novidades, essa mesa ficou muito show.
    Adorei as cores, o brilho que ela tem, vc é muito caprichosa.
    Vou cuidar com carinho de suas peças, para que em breve elas estejam por aqui fazendo sucesso. bjs

    Bom Final de Semana !!!

    www.schandramosaico.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  4. Sandra querida, mais um trabalho seu que eu não consigo parar de olhar!!!
    Menina , sou sua fã!!!
    Esta mesa ficou divina, com a madeira no tampo, e o azul no restante.
    AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!
    Beijosssssssssssss e um lindo domingo pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  5. Ficou linda!!! Amei o tampo assim sem tinta!!!:)
    DAniela

    ResponderExcluir
  6. Nossa Sandra que coisa mais bela! É de arrepiar! Adoro essas mesas com gaveta! Sou louca pra achar uma assim nos brechós que frequento. Mas acho que o pessoal de decoração passa antes de mim Rsrsrs. Parabéns pelo seu trabalho!!! Hoje lembrei muito de vc. Dei uma saídinha de tarde e no meio do meu caminho surgiu uma cabeceira de cama torneada com o encosto de palhinha. Vou te mandar a foto por email e pedir umas dicas...Depois que criei meu blog virei maior cata treco menina....Já estou com um monte de coisa aqui em casa para restaurar...KKKK Daqui há pouco não tenho mais espaço.....Bjaum!

    ResponderExcluir
  7. Que alegria poder restaurar um móvel com mais de 70 anos, uma grande história!!!
    Venho através do mosaico da Vera.

    B-jokas e um 2012 repleto de criatividade!!!

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus!!!!! Que belo trabalho, que lindo resgate. Me emocionei muito ao ler o post e simplesmente AMEIIIIII a mesa.E o tampo!!! Ficou perfeito!!!! Deus ajude que meu relógio fique assim!!!!! Ou quase (rsrsrs. Sandrinha, és uma amor! Nunca tinha ouvido falar "neste" poder da vela. Adorei saber. Mais uma vez, obrigadaaaaa!
    Bjinsssssss

    ResponderExcluir
  9. Realmente, o trabalho ficou excelente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap...

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e ...

Minha cozinha!

Várias blogueiras postam imagens de suas cozinhas. Não sou muito animada para mostrar minha casa, acho que nunca está boa. Mas a Eva ( evasabbado.blogspot.com/ ) me deixou com coragem. Vocês viram a cozinha dela , que ousada? Adorei!  Começo pelo altar. Onde fica minha água, no eterno filtro de barro , que carrego para onde me mudo. O porta-chave s e a banqueta Verde Loteria. O número "64" que achei e a placa promocional da Tampico, que tem todas as cores que gosto de ver juntas. E o engradado da Coca, que achei também. E o piso (tenho de dar satisfação sobre ele!) que quase chorava toda vez que olhava. Mas, vai ficar assim por um tempo ainda. Como digo para meu marido "é feio porque está na casa da Sandra, pois se fosse na Toscana, seria chique!". A cristaleirinha que comprei há uns 20 e tantos anos e era preta. Elvira Schein , artista de campo Mourão, cidade daqui do Paraná, a pintou para mim. Elvira tem um talento divino para o desenho.  ...