Bem vindos!

Resgatar a história de um móvel é manter nossas raízes. Renovar uma peça, da qual você está cansada, é dar uma nova chance ao que também tem história. Por mais que você pinte e renove, ela sempre terá seu desenho original, indicando uma época. Isso é respeito à nossa cultura e respeito ao meio ambiente.

Sandra Guadagnin

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mesa dos anos 40


Duas irmãs e grandes amigas resgataram esta pequena mesa quando passaram uns dias numa cidade do interior do Paraná. Mas não é uma peça comum para elas, faz parte de suas histórias. Este móvel fora presente de casamento de seus pais, há mais de 70 anos. Permaneceu na família, ora aqui ou alí, até ser reconhecida pelas amigas. Reconhecida nas lembranças de infância, onde a mãe apoiava seus objetos e o pai usava a gaveta como porta-documentos.

Uma das amigas queria que ficasse ao natural, e a outra queria toda pintada. Resolvi o impasse. Metada para cada gosto. Adoraram!

A mesa esta em perfeito estado, acredito que a pintura a protegeu.

As amigas fazem, para passar o tempo, giramundos (vermelho, sobre a mesa) e mil coisas em fuxico. Uma graça de trabalho.

Debaixo da camada clara de tinta, uma surpresa: a madeira fora tingida com a casca do Pinheiro, que era fervida até soltar a cor na água, e então usada para tingir. E é extremamente difícil de tirar, pois penetra muito nos veios. A cor pinhão é linda, porém, escura demais. Muito usada no passado, pois não tinha opção de cores e pinheiros haviam aos monte.

Mais um trabalho feito com muito carinho. O brilho nos olhos das duas. Os pais ficariam felizes se vissem este móvel agora, peça que os acompanhou por mais de 50 anos de casamento.




9 comentários:

  1. oi Sandra

    Parabéns, seu trabalho ficou maravilhoso e muito atual! Com certeza elas amaram..rs

    Bjus e um ótimo findi pra vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Sandra,
    Ficou linda, seu trabalho é maravilhso.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra vim conferir as novidades, essa mesa ficou muito show.
    Adorei as cores, o brilho que ela tem, vc é muito caprichosa.
    Vou cuidar com carinho de suas peças, para que em breve elas estejam por aqui fazendo sucesso. bjs

    Bom Final de Semana !!!

    www.schandramosaico.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  4. Sandra querida, mais um trabalho seu que eu não consigo parar de olhar!!!
    Menina , sou sua fã!!!
    Esta mesa ficou divina, com a madeira no tampo, e o azul no restante.
    AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!
    Beijosssssssssssss e um lindo domingo pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  5. Ficou linda!!! Amei o tampo assim sem tinta!!!:)
    DAniela

    ResponderExcluir
  6. Nossa Sandra que coisa mais bela! É de arrepiar! Adoro essas mesas com gaveta! Sou louca pra achar uma assim nos brechós que frequento. Mas acho que o pessoal de decoração passa antes de mim Rsrsrs. Parabéns pelo seu trabalho!!! Hoje lembrei muito de vc. Dei uma saídinha de tarde e no meio do meu caminho surgiu uma cabeceira de cama torneada com o encosto de palhinha. Vou te mandar a foto por email e pedir umas dicas...Depois que criei meu blog virei maior cata treco menina....Já estou com um monte de coisa aqui em casa para restaurar...KKKK Daqui há pouco não tenho mais espaço.....Bjaum!

    ResponderExcluir
  7. Que alegria poder restaurar um móvel com mais de 70 anos, uma grande história!!!
    Venho através do mosaico da Vera.

    B-jokas e um 2012 repleto de criatividade!!!

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus!!!!! Que belo trabalho, que lindo resgate. Me emocionei muito ao ler o post e simplesmente AMEIIIIII a mesa.E o tampo!!! Ficou perfeito!!!! Deus ajude que meu relógio fique assim!!!!! Ou quase (rsrsrs. Sandrinha, és uma amor! Nunca tinha ouvido falar "neste" poder da vela. Adorei saber. Mais uma vez, obrigadaaaaa!
    Bjinsssssss

    ResponderExcluir
  9. Realmente, o trabalho ficou excelente.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.