Pular para o conteúdo principal

Ano da Holanda no Brasil - Carambeí - Paraná

Fim de semana fui fazer um passeio com um grupo de amigas. Fomos a cidade de Carambeí, aqui no Paraná, onde fica a sede da Batavo e onde está acontecendo a comemoração dos 100 anos de imigração holandesa no Brasil.
Uma festa maravilhosa, muito bem organizada. Costruiram uma vila para  representar os ambientes em que viviam e trabalhavam os colonizadores da época. E o mais interessante é como as casas recriam uma mistura de nossa cultura cabocla junto às tradições holandesas, principalmete, pois haviam também os italianos e portugueses nesta região.
O conjunto de todas as culturas, com nosso toque brasileiro, formou uma singular mistura de elementos, seja na arquitetura seja no interior das moradas.

Nos deliciamos nesta bela viagem ao tempo, e me impressionei com o tamanho do acervo histórico que o município de Carambeí  (cidade com um pouco mais de 17 mil habitantes) conserva. Uma infinidade de móveis e objetos muito bem preservados.
Porém, neste post, mostrarei somente as casas, e deixarei os objetos para um próximo, pois são tantos e tão diferentes que merecem um espaço só para eles.

Logo na entrada da cidade, já somos saudados pelas casinhas em estilo holandes, inconfundíveis, as cortinas de renda, vasos nas janelas e flores na entrada.

Achei esta casa um mimo. Me remeteu à Holanda, onde morei por um breve tempo.

Mais um exemplar da arquitetura neerlandesa.


 E a partir daqui...

 BEM VINDOS À VILA HISTÓRICA! 

Confesso que achei um exagero as amigas quererem ir tão cedo, saímos as 7:00h de Curitiba, e em menos de duas horas estávamos lá. Mas, vantagem para nós, a Vila estava exclusiva para filmagens e "nos inflitramos", só assim conseguimos belas imagens, pois do contrário, teríamos que dividir o espaço com nada menos que umas 15 mil pessoas.

A igreja, como sempre, é o ponto forte. Pequena, mas linda e majestosa em seu tamanho.

Aqui, amostras de como funcionavam os antigos laticínios, que cederam conhecimentos à potente Batavo.
A água passa pelo monjolo e faz girar a roda d'água que movimenta a moenda, dentro do galpão, e tudo funcionando.

A estação de trem.

O desenvolvimento do município surgiu, em parte, no entorno da construção de uma ferrovia. Além desta cidade ser passagem dos tropeiros, que foram de extrema importância para o desenvolvimento do sul do Brasil, pois comercializavam alimentos de diversos locais, e ainda traziam notícias, mantendo informados os moradores mais distantes.




Não resisti, tive de aparecer na frente desta fofura de casa.

 A lenha pronta para os fogões.

 Não podia faltar isso aos olhos.



O antigo banco de charrete, agora na varanda, onde se pode apreciar os Campos Gerais.

O regador, ao alto, à postos para as flores.

Nestas casas são vendidas lembranças de todo tipo...

... onde somos atendidos por uma simpática holandesa, e dalí, ninguém sai com as mãos abanando. 


Eu agarrei miniaturas de casinhas holandesas, feitas de louça, e voltei para casa feliz.

Parabéns a Carambeí, pela disposição de tempo, verbas e espaço para que seja cultivada a história. Vale a pena esta viagem ao tempo, onde fortalecemos nossas raízes culturais.




Comentários

  1. Que linda postagem Sandra. Acho muito legal quando vejo postagens como essa mostrando o Brasil que a maioria dos brasileiros nao conhecem. Eu mesma nunca havia ouvido falar dessa cidade.
    Muito legal mesmo. Gostei demais.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra, vim conhecer o seu blog também e vi que vc tem muito bom gosto. Já estive na sua cidade uma vez e é muito interessante. Parabéns pelo blog. Um abraço.
    Sarah (Blog: http://oqfazercom.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Sandra querida, que post maravilhoso, fotos incríveis, que me deram muitas saudades do sul!!!
    Amei tudo, e você está radiante!!!
    Obrigada por compartilhar
    Beijosssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra, o livro lançado na Festa do Centenário (segundo da coleção imigrantes) tem um capítulo somente sobre arquitetura. Vc pode encontrá-lo na secretaria do parque. Parabéns pelas fotos e pelo trabalho. Estamos a disposição para o que se fizer necessário. Atenciosamente,
    Tarás Antônio
    Ass. Comunicação Parque Histórico de Carambeí

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha