Pular para o conteúdo principal

Antigos moldes de sapatos de madeira.

Será que alguém lembra de quando ia ao sapateiro e via pratelerias abarrotadas de moldes de sapatos?
Acompanhei minha mãe ao sapateiro várias vezes e me recordo das prateleiras cedendo de tanto peso, cheias de moldes de tudo quanto é tamanho. A das criancinhas era  minha preferida, queria levar para minhas bonecas, seriam pés extras, caso precisasse. Era como o sapateiro, mesmo sabendo que não usaria mais, guardava.
Mas não eram os moldes que ele guardava. Era a história de seu ofício. Das madeiras tão reconhecidas por ele.
E não é que dias atrás fui a uma "sapateira" aqui em Curitiba e lá havia uma estante carregada de moldes?!
Ela havia alugado de um sapateiro aposentado com a condição de que não mexesse na tal estante. Voltei várias vezes, por motivos sem importância, até que ela cedeu e me vendeu um par 43. Ela, mesmo sob o peso da culpa, sucumbiu aos minhas propostas, e ainda mais sabendo do valor que tinha para o tal sapateiro. Moldes de ouro. Ainda volto tá e trago uma caixa cheia. Depois conto para vocês.

Aqui,, os estimados moldes, estão até com gordura do couro dos sapatos para os quais serviram.

A amiga Désirée Oberst pintou um pé para mim, em homenagem a Frida Kahlo, e como pagamento dei o outro pé para ela. Neste caso é "pé por pé" e não "olho por olho...". 


Ainda não busquei, mas estou louca para vê-lo pessoalmente.

Olha a lagartixa atrás da borboleta.

E em cima, uma surpresa. O macaquinho da Frida embaixo da tampa. Adoro as pinturas alegres dela, e a Désirée deu um toque muito bacana.

E, passeando, encontra-se imagens muito legais desses obejtos.

answerbag.com

bettesmovieblog.blogspot.com

elo7

flickr.com

jesuslab.blogspot.com

ribbonsrosesandmore.com

zocalo.ca




Comentários

  1. o meu avô materno era sapateiro e eu tenho um molde desses que ele fez para fazer os primeiros sapatinhos para a minha mãe :)
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Sandra, acabei de ler seu blog inteirinho!! Vou testar a dupla seladora + cera de carnaúba em um móvel que deixarei natural. Obrigadíssimo pelas dicas! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, obrigada pela sua visita e pelo seu carinho. Eu adorei seu blog e também estarei sempre por aqui. Já linkei seu blog ao meu.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola Sandra,

    Estou procurando um molde desse para fazer modelos/protótipos de tênis. Onde encontro para vender?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha