Bem vindos!

Resgatar a história de um móvel é manter nossas raízes. Renovar uma peça, da qual você está cansada, é dar uma nova chance ao que também tem história. Por mais que você pinte e renove, ela sempre terá seu desenho original, indicando uma época. Isso é respeito à nossa cultura e respeito ao meio ambiente.

Sandra Guadagnin

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Antigos moldes de sapatos de madeira.

Será que alguém lembra de quando ia ao sapateiro e via pratelerias abarrotadas de moldes de sapatos?
Acompanhei minha mãe ao sapateiro várias vezes e me recordo das prateleiras cedendo de tanto peso, cheias de moldes de tudo quanto é tamanho. A das criancinhas era  minha preferida, queria levar para minhas bonecas, seriam pés extras, caso precisasse. Era como o sapateiro, mesmo sabendo que não usaria mais, guardava.
Mas não eram os moldes que ele guardava. Era a história de seu ofício. Das madeiras tão reconhecidas por ele.
E não é que dias atrás fui a uma "sapateira" aqui em Curitiba e lá havia uma estante carregada de moldes?!
Ela havia alugado de um sapateiro aposentado com a condição de que não mexesse na tal estante. Voltei várias vezes, por motivos sem importância, até que ela cedeu e me vendeu um par 43. Ela, mesmo sob o peso da culpa, sucumbiu aos minhas propostas, e ainda mais sabendo do valor que tinha para o tal sapateiro. Moldes de ouro. Ainda volto tá e trago uma caixa cheia. Depois conto para vocês.

Aqui,, os estimados moldes, estão até com gordura do couro dos sapatos para os quais serviram.

A amiga Désirée Oberst pintou um pé para mim, em homenagem a Frida Kahlo, e como pagamento dei o outro pé para ela. Neste caso é "pé por pé" e não "olho por olho...". 


Ainda não busquei, mas estou louca para vê-lo pessoalmente.

Olha a lagartixa atrás da borboleta.

E em cima, uma surpresa. O macaquinho da Frida embaixo da tampa. Adoro as pinturas alegres dela, e a Désirée deu um toque muito bacana.

E, passeando, encontra-se imagens muito legais desses obejtos.

answerbag.com

bettesmovieblog.blogspot.com

elo7

flickr.com

jesuslab.blogspot.com

ribbonsrosesandmore.com

zocalo.ca




5 comentários:

  1. o meu avô materno era sapateiro e eu tenho um molde desses que ele fez para fazer os primeiros sapatinhos para a minha mãe :)
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Sandra, acabei de ler seu blog inteirinho!! Vou testar a dupla seladora + cera de carnaúba em um móvel que deixarei natural. Obrigadíssimo pelas dicas! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, obrigada pela sua visita e pelo seu carinho. Eu adorei seu blog e também estarei sempre por aqui. Já linkei seu blog ao meu.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola Sandra,

    Estou procurando um molde desse para fazer modelos/protótipos de tênis. Onde encontro para vender?

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.