Bem vindos!

Resgatar a história de um móvel é manter nossas raízes. Renovar uma peça, da qual você está cansada, é dar uma nova chance ao que também tem história. Por mais que você pinte e renove, ela sempre terá seu desenho original, indicando uma época. Isso é respeito à nossa cultura e respeito ao meio ambiente.

Sandra Guadagnin

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Encaixes rabo de andorinha

De um tempo em que se conhecia todas as possibilidades e limites da madeira, o jeito certo de cortar e encaixar. Pena que esta arte está se acabando, nesta era de ferragens monta-rápido e MDF. Claro que a madeira está excasssa, por isso restauro. Porém, deveriam eternizar os marceneiros e carpinteiros que conhecessem realmente as madeiras, pelo menos para manter o acervo que ainda resta por aí.
Por sorte conheço, alguns, que estão há décadas trabalhando em marcenarias, aprenderam com seus pais, que sabiam o jeito certo de curvar a madeira e faziam cadeiras maravilhosas. As vezes corro ao socorro deles para resolver algum "caso especial" ou me ajudar a reconhecer uma madeira, e é impressionante, pois a peça pode estar com camadas de tinta que o velho e bom marceneiro identifica só pelo peso, ao segurá-la em suas mãos. E sinto a emoção deles ao rever um tempo em que se tinha madeira em abundância, onde podiam escolher à dedo as tábuas mais indicadas para tal serviço. Montagem sem parafusos, cavilhas milimetricamente dispostas, encaixe macho e fêmea. Bons tempos. Mas não é fácil, tem que se praticar muito para conseguir bons resultados, e isso era para quem tinha grandes encomendas de móveis no passado. Espero que a cada dia, tenhamos mais adeptos de antiguidades, pois nossa história está aí, nas árvores que estão sendo extintas, nas técnicas que vão se perdendo e levando consigo um conhecimento que, não sendo praticado, se perderá no tempo. Preservemos os livros então.



acquahobby


artsandcrafts

artsandcrafts

marcenariakandler

marceneiros-e-bricoleiros
moveistotal

revistacasaejardim








Um comentário:

  1. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-585766103-rabo-de-andorinha-gabarito-acompanha-fresa-usar-c-tupia-_JM

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.