Pular para o conteúdo principal

Dia da Troca aqui em casa.


























A cada seis meses reúno amigas para uma Feira de Troca. É muito divertido e ecológico. Você convida vizinhas, amigas, parentes, etc.. Daí a conversa anda e a vizinha tráz a irmã, a tia, que chama a cunhada e a filha.
No começo todo mundo fica meio retraído, muitas não sabem como negociar, mas aos poucos vão ficando confiantes e saem dalí com um grande aprendizado: "NADA SE PERDE, TUDO SE RECICLA".
Levam para casa a jaqueta antiga, já com planos para customizá-la. A outra gosta da cortininha xadrez. Uma louça que anda meio em desuso. Gaiola, leque, chinelo, toalhas, rádio toca-fitas (já disse que vale de tudo), até aquele sutiã meia taça maravilhoso (que você comprou por impulso e não serviu), dezenas de livros, gibis, flores, afff, vale de tudo. Até celular já trocaram, e olha que era ótimo.

Improviso um "provador", com um bom espelho e banquetas (sabe como é, as vezes alguém tem que dar opinião, afinal, você está trocando aquele ferro de passar-roupas que te acompanha há 20 anos por aquela calça boca de sino). E as mais animadas, ousam até um desfile rápido pela varanda, com direito a aplausos e assobios.
Sempre peço a todas que tragam cabides de casa, e etiquetem seus objetos, para facilitar a escolha e identificação.

As crianças entram logo na onda (esse público infantil é nossa esperança). Eles se divertem e aprendem rápido como impor valores a seus objetos e podem ajudar na organização.
Meus filhos fizeram o cartaz de boas vindas e adoram a idéia.
Pois trocam brinquedos e gibis aos montes.
A participação masculina (pelo menos nas nossas feirinhas) ainda é meio restrita, geralmente fazemos no domingo a tarde e é o tempo que se tem para tirar uma soneca no sofá, assistir futebol ou lavar o carro (venenooo). Talvez seja uma iniciativa feminina mesmo, essas reuniões são para falar, rir muito e trocar experiências.
Pois é, a intenção é trocar de tudo neste dia, principalmente AMIZADE e COMPANHEIRISMO, sem contar no espírito de DOAÇÃO, sempre estimulado, se você não troca alguns de seus objetos, podemos juntá-los a outros e doar para uma família carente do bairro ou para alguma ONG, isso em comum acordo.
A última Feirinha, juntamos doações para a ONG RECRIANÇA.
Ficamos felizes, e espero em breve rever minhas "comadres de troca".

























Comentários

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha