Pular para o conteúdo principal

Antigas polias de madeira da década de 50

Como tudo que é de madeira me atrai, estou com uns planos diferentes, fazer com que o restauro se estenda para além dos móveis. 
Restaurei algumas polias, bem antigas, pertenciam à uma fazenda no interior do Paraná, onde funcionava uma "atafona" - segundo alguns dicionários, é uma casa de moagem de farinha, podia ser por tração manual, animal ou, uma roda d'água fazia girar os mecanismos. 
Pesquisando, encontrei belas imagens relacionadas ao tema do post. Para quem gosta de história, uma pequena viagem ao tempo.













Abaixo, polias de madeira que restaurei. A intenção é fazer delas tampos de mesa, banquetas ou pendurá-las na parede, no ambiente da churrasqueira em sua casa. Todas devidamente tratadas contra cupins e outros insetos espertinhos que destroem essas raridades. Lixadas e envernizadas. Podendo, assim, ficarem expostas à relativa umidade e sol.

  Polia maciça.
Consegue imaginar quantas voltas essa polia deu em mais de 40 anos de uso?
Daria algumas voltas ao mundo.


 A mais bonita, em minha opinião. A maior, com 71cm de diâmetro.
Perfeita para uma mesa, com um tampo de vidro apoiado em cima.


Polia vazada. 
Esta, em cerne de Pinheiro, extremamente duro, e cedro - parte avermelhada. Parafusos grandes deram e dão conta de segurar as meias-luas centrais.  


Polias numeradas, para serem usadas em banquetas de bar.

Pensa aí em uma maneira diferente de reusá-las. Afinal, tantos anos de trabalho merecem um destino digno, concordam?


Abraço e seja sempre bem vindo ;)

Sandra






Comentários

  1. oi Sandra, estou encantada com estas polias, queria, pelo menos uma, pra mim. kkk
    bjk

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra,
    achados maravilhosos. Ótima a história associada à restauração e um resultado primoroso.
    Lembranças de Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra . Belíssimo trabalho. As polias ficaram lindas . Abraços .

    ResponderExcluir
  4. Qual é o preco das polias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz! Para ver valores, acesse http://www.bauvintage.com.br/loja/madeira-em-forma

      Grata,
      Sandra

      Excluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha