Pular para o conteúdo principal

A novela da mesa

Meio ano. Foi o tempo que a cliente esperou pela restauração desta mesa. Por vários motivos o trabalho foi interrompido - doença, mudança, fim de ano, problemas técnicos e por aí vai. Para começar essa história, gostaria de dizer que o trabalho do Hiroshi, meu "aprendiz" - que também me ensina muito, foi de extrema importância, nunca vi alguém tão empenhado.


A certa altura o trabalho parecia render. Mesa lixada e deu-se continuidade no acabamento. Fizemos duas pequenas amostras para que a cliente optasse por uma. A primeira foi em Verniz PU e a segunda em Verniz Marítimo Poliulack, ambos da Sayerlack
Aprovada a segunda opção, pintou-se a base, com pistola. Ficou linda. Em seguida, Hiroshi pintou os tampos menores, do centro da mesa, que também ficaram ótimos. 





Seguindo para os tampos maiores, veio a surpresa:


Aqui, um teste com o Verniz PU, também da Sayerlack, mas o problema persistia.

Chegamos a conclusão de que, no passado, alguém usou algum tipo de óleo ou cera na superfície, somente nos tampos maiores, visto que ficavam sempre expostos, enquanto que os outros menores ficavam guardados sob a mesa.
Tirei fotos, fiz relatórios e enviei para a cliente. Ela nos autorizou a fazer o acabamento que achássemos conveniente. Em princípio, ela queria um acabamento mais resistente. 
Entrei em contato com a Sayerlack, fui muito bem orientada. Porém, não tinha jeito, o acabamento não ficaria bom nessas condições. Hiroshi lixou toda a mesa novamente - paciência oriental!
Precisávamos encontrar um caminho. 
Procurei o colega Amauri, do blog Restauro Moleiro buscando soluções para o "caso da mesa". Amauri é extremamente atencioso e experiente em restauração. Orientou-me a experimentar o seguinte produto:


Como vêem, o resultado não foi bom, não por culpa do produto, mas a questão é que o óleo (ou gordura) continuava ali, mesmo tendo lixado tudo novamente. Neste teste, passamos duas demãos de Isolare, da Montana Química, respeitando o tempo de secagem. A foto foi tirada antes que a segunda demão secasse bem, visto que que o problema persistiria, pois era o segundo teste com o produto em questão.
Não convencidos e, por orientação do vendedor da  loja Quimilack, daqui de Curitiba, experimentamos lavar a madeira com o Destake Desengordurante Multiuso, vendido na loja.

Notem como a "tinta" da madeira se solta. Lavamos um tampo, para ver como seria a reação. Por orientação do fabricante, reaplicamos mais uma vez e enxaguamos com água em abundância.

Após 7 dias de secagem, fizemos novo teste, aplicando Isolare com o Verniz Marítimo e a benditas "ilhas de óleo" repeliram novamente a pintura. 


Então, partimos para a opção na qual sei que não falha: a tradicional seladora combinada com Thinner. Você deve se perguntar porque não demos logo este acabamento. Porém, partimos da preferência da cliente por um material mais resistente. Se a mesa toda tivesse aceitado o acabamento com verniz logo no início, tudo estaria resolvido. 

Esse acabamento não é tão durável quanto o verniz, mas é de uma beleza única, delicada e deixa a madeira muito mais natural que qualquer outro acabamento. 

Lógico que este acabamento não seria lindo assim sem a queridinha do blog: a Cera de Carnaúba Machado - e olha que não ganho nada por divulgar aqui. 

Mas não basta só aplicar a cera, você tem de lustrá-la exaustivamente, com escova dura e com flanela, intercalando as aplicações. 


A cliente gostou. Perdoou o tempo da demora (depois que pedi perdão de joelhos). Lembrando que esta mesa tem 2 metros, aberta, e é 100% em madeira maciça. Maravilhosa!

Ah, como é de costume...



Mas, afinal, o que é um produto PU e um produto Nitrocelulose?

O produto Nitrocelulose (NC) é mono componente, seca ao ar e tem resistências físico químicas limitadas. 
Já o PU é bicomponente (a parte A é o verniz e a parte B é o catalisador) sua resistência físico química é superior ao NC.

Para esclarecer mais dúvidas, vá até até este link, da Sayerlack.

 
Abraços e até mais

Sandra



Comentários

  1. Uma novela...mas de final feliz. Parabéns pelo trabalho, ficou lindíssima a mesa! bj

    ResponderExcluir
  2. Trabalho que 'pede' muita paciência e amor, e percebe-se que você(s) tem além do necessário. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Que trabalho mais louco Sandra. Felizmente acabou tudo bem e a cliente ficou satisfeita .
    Gostei muito do resultado ,e espero que dure ,apesar da seladora .Mais uma vez ,meus parabéns .

    ResponderExcluir
  4. Ficou show !!! Muito linda essa cor da madeira e esse brilho ! Parabéns pelo capricho de sempre ! Bjs !

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra,
    que trabalheira, mas valeu a pena pelo resultado que ficou ótimo.
    Como já havia comentado tenho um caso parecido com o seu: Uma
    escrivaninha de 1911 - em Cedro Rosa - que foi utilizada em uma oficina mecânica
    recebeu graxa, óleo e só Deus sabe mais o quê. Ela está em repouso, esses produtos
    entranharam na madeira e se exteriorizam. A cada mês faço uma limpeza para retirada
    desses resíduos. Não desisto, ela é uma maravilha. O tampo não poderá ser reaproveitado (apodreceu) mais já o refiz espero que em breve possa terminar este trabalho.
    Parabéns, a mesa ficou maravilhosa.
    Lembranças de Osvaldo Ururahy.

    ResponderExcluir
  6. Sandra, como sempre você arrasou. Parabéns.
    Outro dia fiz esta técnica (seladora+ thinner) combinando com "dip dye" numa cômoda e gostaria de pedir sua autorização expressa para mencioná-las no meu blog, divulgando os links de suas postagens. bjk

    ResponderExcluir
  7. Amei, e cansei só de ver...kkk ganhei uma mesa rústica de churrasco e estou com um dilema , faço sei se faço ou mando fazer a reforma...estou tratando o banco que veio com cupim, sempre passo aqui para ver suas dicas , obrigada!

    Belo trabalho o seu! bjss

    ResponderExcluir
  8. Sandra, simplesmente parabéns! Você é profissional de primeira linha! Competente e sempre disposta a auxiliar os outros e transmitir suas tecnicas e conhecimentos. É por isso que faço questão de seguir seu blog, e sempre que possível deixar minha rasgação de seda. Acompanho seu trabalho já há algum tempo e percebi que você saiu do "hobby" para o profissional. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandra!!! Sem palavras para descrever o que sentia ao ler os post. Uma coisa é certa, a persistência no empenho de fazer o melhor faz parte da vida de um profissional e profissionalismo você tem de sobra adicionando ao amor ao que faz. Linda a peça e como sempre, aprendo muito. Um lindo domingo para você, bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Sandra! Valeu à pena esperar, depois de tanto trabalho o resultado ficou fantástico. Parabéns amiga!
    No blog Art & Casa está acontecendo o novo mosaico da Mostra Arte em Foco com o tema: Reciclagem, passa lá para participar. Estou te esperando!

    http://www.studioartecasa.com.br/2014/05/mostra-arte-em-foco-reciclagem.html

    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  11. BOM DIA FIORELLINO
    MAIS UM MILAGRE DE SANTA SANDRA.
    A PROTETORA DO MOVEIS FEIOSOS RS

    BACI

    ResponderExcluir
  12. Nossa, quanto trabalho! A busca da perfeicao, na maioria das vezes e' um processo ardup e exaustivo, mas contemplar essa ultima foto moatra como tudo isso valeu a pena.

    ResponderExcluir
  13. Participe do mosaico da copa lá no blog Art & Casa. Mostra Arte em Foco - Você na Copa.
    Estou te esperando!

    http://www.studioartecasa.com.br/2014/06/mostra-arte-em-foco-voce-na-copa.html

    Bom fim de semana.
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  14. Sandra, ótima restaurações, as vezes temos que esperar para que o resultado apareça, esse tipo de arte não pode ter prazo.

    Móveis Planejados

    Abs

    ResponderExcluir
  15. Excelente postagem, isso ajuda muito antes da compra, deixo aqui o link de nossa categoria de Mesa de Jantar caso alguém queira comprar alguma mesa, temos mesa de jantar 4 lugares, mesa de jantar 6 lugares e também uma mesa de jantar 8 lugares, confira mais em nosso site, parabéns pelo artigo, irei acompanhar mais postagens aqui!

    Também deixo abaixo, o link para o meu site pessoal, caso queira fazer alguma parceria, obrigado desde de já!

    Portal de Jogos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha