Pular para o conteúdo principal

Oração



 
A cruz dobrável...
 
O vão onde, provavelmente, ficava a gavetinha para as doações - observe a pequena abertura sobre a prateleirinha, usada para colocar moedas e notas. Originalmente, ela teria um vidro colado para que a imagem do santo ficasse protegida.
E agora? Qual acabamento dar a essa preciosa peça, tão delicada. Pensei em restaurar, deixando a Imbuia natural. Mas por dentro ficaria muito escura. Resolvi que pintaria, por fora e por dentro, valorizando os detalhes. 
 
 
Comecei desmontando tudo...
 


Nunca pensei em esconder a cicatriz que uma chama de vela deixou em uma das portinhas...

Para limpar as enferrujadas dobradiças e parafusos, deixei de molho em suco de limão... 


Tudo lixado. Dobradiças parafusadas. Faixa de madeira nova na porta que estava lascada, faltando pedaço, o que deixava grande vão entre as portinhas quando fechadas...

A cruz foi lixada com muito cuidado, é o símbolo mais importante dessa peça...
 
E comecei o trabalho de pintura...

A douração foi feita com cera (veja o produto AQUI). Com uma escova de dentes, em movimentos circulares, espalhei a cera sobre a parte externa do oratório, cuidando para não derrubar nada na parte de dentro, pois seria pintada de branco. Depois da cera espalhada, cobrindo toda a madeira, passei betume em cera (veja o produto AQUI). Esse betume em cera seca rapidamente e segura a cera dourada, porém, para garantir melhor fixação, passei 3 demãos de verniz spray (veja este produto AQUI). 
 
Pronta a parte externa, comecei a pintura na parte interna. Uma mão de tinta látex PVA branca e lixa 150. Depois mais 4 demãos de esmalte sintético a base d'água (veja o produto AQUI). Com bastante paciência, fui pintando os cantinhos da Imbuia, até que ficasse imaculada.
 
 

Nossa Senhora da Conceição, imagem que acompanha minha sogra por quase sua vida inteira e o rosário ao lado era da 1ª comunhão dela, que aconteceu há sessenta anos e pouco.

Para ilustar a utilidade do vão sob a prateleirinha, está um livro muito antigo, que foi de minha "oma" (avó, em holandês). Ela acompanhava as missas com ele, na Holanda,  isso há mais de 80 anos.

A prateleirinha, antes fixa, agora sai facilmente para dar lugar à uma imagem mais alta. 

Aqui, o detalhe da canaleta da prateleira.

Detalhe da "tramelinha" usada para segurar a cruz em pé. Antes era amarrada por uma cordinha. O rosário acima, ganhei de minha tia. Trouxe de Roma. Feito de pétalas de rosas desidratadas.



Desejo a todos uma excelente semana.

Abraços
 
Sandra


Comentários

  1. ficou muito lindo Sandra!!!

    Bju

    só não contou onde encontrou a peça rsrs

    Bju!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sandra!!!
    Nossa fiquei arrepiada e emocionada de ver tamanha beleza e preciosidade. Seu trabalho ficou impecável e dá proa ver que colocou muito amor na restauração desta peça tão linda. Não que vc não faça os outros trabalhos com amor, mas essa tenho certeza foi um dos mais especiais né Sandra!!
    Parabéns e que Jesus e Nossa Senhora continuem te abençoando e iluminando seus passos.
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
  3. Nosssssa q lindaaaaa q ficou *_*
    Parabens pelo seu trabalho, qto amor, qto cuidado
    Ficou perfeito mesmo =) hehe
    beijosss

    http://meudoceamadocantinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uma peça de grande simbolismo e restaurada com muito amor.Nunca tinha visto um oratório assim,com uma cruz dobrável.Talvez ele tivesse sido feito assim para facilitar no transporte? talvez fosse um oratório que nas festas reliosas,permanecesse em casas diferentes...
    Lindo,lindo,lindo!

    ResponderExcluir
  5. Sandra!

    Tenho paixão por Oratórios!
    A pouco fiz um dedicado a São Benedito.
    Menina, a sua restauração ficou perfeita!
    Manteve a originalidade da peça e ainda deu-lhe um toque iluminado por conta da cor branca em seu interior.
    Nossa Senhora da Conceição...
    Padroeira de Campinas/SP, minha cidade!
    Rogai por nós!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  6. Lindo lindo parabéns pela descoberta e pelo ótimo trabalho beijos tenha uma ótima semana Eliane lima

    ResponderExcluir
  7. Sandra...

    Você é uma QUERIDA, mesmo !!!!...fiquei tão feliz de vc prestigiar meu blog, Que Alegria imensa ver o link ficou lindo....Eu não tenho uma logo do meu blog, ando sem tempo para dedicação a ele e, tb tem muitas coisas que nem sei fazer, o blog está precisando de um UP...qq hora vou sentar com tempo e tentar modificá-lo.

    Sandra seu trabalho ficou espetacular, Parabéns, querida tenho um carinho tão grande por vc, que não sei te explicar, admiro tudo o que vc faz, vc me inspira em todos os meus trabalhos, qdo vejo algo para restaurar já penso..??/
    Como a Sandra faria ...??? e aí as ideias surgem...E sempre um prazer enorme passar pelo seu blog e ver tanta criatividade e carinho, que vc dedica aos trabalhos que executa...

    Fica com DEUS minha querida, ótima semana...
    Bjos a toda familia.

    ResponderExcluir
  8. Lindo, lindo, lindo Sandra. A mesma paz que você sentiu em colocar a imagem, senti enquanto lia e via tão belas imagens. Parabéns!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  9. Sandra como vc é generosa. Uma pessoa capaz de fazer uma restauração em peças que pra maioria das pessoas é "lixo" vc transforma em poesia, com amor, dedicação e carinho coloca um pouco de vc ou muito em todas suas peças restauradas. Meus parabéns! E especialmente por se dispor em ajudar uma alma precisada como eu, rssss...

    Tens uma grande fã aqui, viu.

    Beijos da Josy.

    ResponderExcluir
  10. Que excelente trabalho tu fizestes... é mesmo uma bela peça, cheia de detalhes... parabéns!
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra, que trabalho mais lindo, adorei, sem falar na benção que é ter um cantinho lindo desses para fazer as orações né?!
    Parabéns pelo belíssimo trabalho viu!
    Bjs e boa quinta...
    Cris...

    ResponderExcluir
  12. Oiii!! menina como você é talentosa e carinhosa com suas peças!! gosto demais de apreciar seus trabalho viu?!!
    beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  13. Sandra querida, seu post me emocionou, estou com lágrimas nos olhos.
    Sua restauração e pintura ficaram perfeitas, como tudo que você faz!
    A Nossa Senho ra da Conceição é minha protetora, e muito me emocionei com esta belíssima imagem.
    Beijosssssssss e muita inspiração pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  14. Ficou linda, essa arte barroca mereceu o seu talento,parabéns!bjs

    ResponderExcluir
  15. Fico admirada com sua dedicação e empenho. O oratório ficou perfeito com sua intervenção. Gosto de seus textos também. Enquanto vai contando vai descrevendo detalhes e imaginando o que teria acontecido com esta ou aquela peça. É muito bom quase sentir como executa seu trabalho com carinho profissional.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot

    ResponderExcluir
  16. Sandraaa que restauração perfeita!!
    parabéns, seu trabalho sempre surpreendente!

    Beijos
    Dam
    www.espacocriativoella.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que aventura! Com trilha sonora e tudo, foi muuuito legal! Na primeira foto fiquei tão curiosa e foi muito divertido ir acompanhandos os passos que levaram a tão linda restauração! É seu ou de algum cliente?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Sandra,
    procurando Blogs de Restauradores de Mobiliários encontrei o seu. Gostei muito de seus trabalhos, principalmente suas ideias em relação aos troncos de árvores. Achei interessante, pelo menos assim me transmitiu, a segurança com que decides o que as peças necessitam. Iniciei a cerca de ano e meio nesse segmento (devo frisar que nunca trabalhei com Marcenaria ou outro do mesmo segmento; nem mesmo fiz qualquer curso para iniciar-me). Paralelamente às Restaurações faço incursões na Marchetaria. Tenho muito a aprender. Vou me tornar seu seguidor para acompanhar seus trabalhos mais de perto. Pois, além deles me agradarem e, se permitir, aprender um pouco mais com você.
    Parabéns e lembranças de
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  19. Oi, Sandra !!Simplesmente maravilhoso !! Fui lendo a historia e acompanhando as fotos como num filme !! Eu não sou de muita oracão, já fui mais há um tempo atras... Mas deu vontade de orar em frente a esta capelinha !! Ficou divino, cada detalhe, o douramento !! Que artista você é !!! Parabens !!

    ResponderExcluir
  20. Olá, Sandra que trabalho divino!!! Parabéns! Sandra, será que você poderia me dizer os materiais que você usou (desde a limpeza até a parte final) neste trabalho maravilhoso? Eu tenho umas peças de imbuia que estão precisando de um carinho , como o que você fez. Se puder me ajudar ficarei eternamente grata.Obrigada e Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha