Pular para o conteúdo principal

O que fazer com uma caixa de bacalhau?

Antes da última Páscoa, passando por uma rua próxima a um hipermercado, me deparei com uma caixa de bacalhau da Noruega. Estava sem a tampa, porém, em perfeito estado. 
Feito! Coloquei entre os filhos, no banco de trás do carro (ainda bem que o cheiro estava quase zerado).
E agora, o que fazer com esse achado? Base para ganchos de cabide? Mesinha? Estante? Decidi fazer um armário. Mais fácil e rápido.
Assim era quando a achei. Mas tinham manchas de gordura no fundo, então na esperança de conter esse inconveniente, passei várias demãos de verniz acrílico, acreditem, não adiantou nada. Na verdade não queria mexer com outra tinta a não ser a base d'água.

Por dentro, pintei de azul e passei verniz acrílico novamente. Fiz prateleiras novas, pintei-as com esmalte branco à base d'água também.
Achei as prateleiras sem graça apenas no branco e colei fitas de tecido xadrez.

E pendurei em um canto de minha cozinha. Juntei umas tralhas antigas, xícaras (deu para notar que sou viciada em café instantâneo, né?! (e de brinde é beeem melhor) e bules que ganhei de presente.
Quando olho para essas xícaras, lembro do Amauri, do blog Restauro Moleiro, que também tem a sua predileta. 
Me inspirei em mostrar esse trabalho depois que vi a mesa linda que a Veronica lá do Além da Rua fez. Ela usou uma técnica para envelhecer as escritas da caixa. 
Ficou fofa demais essa mesa. Amei o amarelo dentro.
E tem essa outra mesa, feita pela Daniela Arend

Olha essa, que virou cristaleira. Quanto capricho. Com prateleiras e portas em vidro...
Abaixo, mais uma ideia de armário, desta vez para temperos. Com lateral cortada em ângulo, ficou ótima.

Mas dá para incrementar e muito essas caixas.Veja o que o Renato Larini, da Espaço Zebra, faz com os seus achados 





Gente, fiquei caidinha por esse banco maravilhoso. Quanta criatividade. E olha que essas caixas são encontradas pelas ruas ou depósitos de comércios de importados, principalmente em época de Páscoa.

Se você curte esses reaproveitamentos de caixas em geral, dê uma olhada no que o Le Petit Monster faz com caixas de vinho, que são encontradas em depósitos. 

Vejam também o que fiz com caixas de ferramentas de importação e com gavetas velhas e caixas de frutas
Então, olho nas ruas e boa memória para guardar algumas ideias.

 
Abraços

Sandra




Comentários

  1. Oi,
    Todas as ideias são ótimas, gostaria de saber como faz pra colocar as prateleiras....rs
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra, respondo a sua pergunta título: manda aqui pra casa!! Rsrsrsrs... Amante do azul como sou, vou dizer que ficou verdadeiramente linda!!! E a decoração? Apaixonante, cada peça!!! amo esse espeço!! Frio por aí? Aqui, bastante, bjs

    ResponderExcluir
  3. Sandra querida, ameiiiiiiiiii o uso que você deu para seu caixote, assim como as cores que utilizou, as prateleiras fofas, tudo lindo demais!!!
    Adorei todos os caixotes que você postou!
    Obrigadaaaaaaa por mostrar meu caixote, por seu carinho e sua amizade. Não imagina como fiquei feliz ao me ver aqui! :)
    Gosto muito de ti, Sandra! Além de ser uma simpatia de pessoa, é puro talento e simplicidade! ♥
    Espero um dia te conhecer pessoalmente!
    Beijosssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  4. Adorei todas as idéias também! A da prateleira com portas de vidro é a minha favorita!
    Obrigada por compartilhar!!!bjus

    ResponderExcluir
  5. Ficou maravilhosa! Ah, se eu tivesse uma... Adorei todas as inspirações. Dá um pulinho lá no blog e veja o que eu aprontei com um madeirite,rsrsrs.
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  6. Amei as ideias :D Amo essas restaurações, volta e meia acho alguma coisa na rua e trago para casa rsrs

    ;*

    http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sandra querida!!
    Apaixonei por estes trabalhos nas caixas de bacalhau!!!!!Gostei que você deixou original onde esta escrito bacalhau!!Amei as cores que usou!!!Você é incrível!!!Mil parabéns!!
    bjosssssss

    ResponderExcluir
  8. Sandra, como ficou linda sua arteirice. Parabéns!!!!
    Olha, também gostaria muito de saber como se coloca prateleiras assim. Não se vê marcas de pregos nas laterais e parece tão firme.
    Beijos. Feliz fds, viu?

    Isabel Ramalho

    baudaarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandra!

    Ficou muito legal a sua caixa/prateleira!
    E o bacana é que você manteve sua aparência natural!
    Não descaraterizou-a, deixando justamente à vista, o que é o charme da peça.
    Parabéns e um beijo à Mima e aos seus três dogs!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  10. Engraçaso,

    Eu não li o comentário da Cacau, e não é que ela pensou igual?
    Pois é, amiga, há certas características que devem ser mantidas numa peça.
    Fico triste e ao mesmo tempo desolada quando vejo certos " pecados" cometidos em nome da repaginação.
    Ainda bem que você é sensível o bastante!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  11. Sandra parabéns ,o armário ficou ótimo.Obrigado por lembrar da minha caneca predileta .Tenho várias ,de diversos lugares do mundo ,mas aquela é a melhor para meu cafezinho.Abração

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandra,
    Que lindo que ficou!
    Sabe que já tinha visto uma das imagens de mesa de centro e não tinha reparado que era um reaproveitamento! Talvez porque eu nem soubesse que bacalhau vem assim em caixas, lindas por sinal!
    Adorei conhecer o seu blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Sempre lindos teus trabalhos Sandra! Faz tempo que não passo por aqui, mas adoro ver suas artes!
    Olha se encontro uma caixa dessas faço igual a da cristaleira de vidro!
    Ameeeeeeeei!
    Obrigada pela visita e carinho
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  14. amei suas ideia tb gosto de reciclar gostaria de saber como fez para tirar o cheiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha