Bem vindos!

Resgatar a história de um móvel é manter nossas raízes. Renovar uma peça, da qual você está cansada, é dar uma nova chance ao que também tem história. Por mais que você pinte e renove, ela sempre terá seu desenho original, indicando uma época. Isso é respeito à nossa cultura e respeito ao meio ambiente.

Sandra Guadagnin

domingo, 28 de julho de 2013

Gabinete de máquina de costura Singer - restaurado

Um móvel lindo, dos anos 60. Estava com partes queimadas e as lâminas soltando. Estava tão feinho que não tinha ideia de como consertá-lo. Então, um dia, abrindo e fechando a portinha e tampo superior, me veio a ideia de fazer um barzinho. 

Pelo peso, senti que havia muita madeira maciça nesta peça. Por dentro, o "recheio" (esse sistema de montagem de móveis chama-se "sarrafeado") era todo em madeira maciça de Cedro, maravilhosa e em perfeito estado. 

Aqui, o antes e depois da parte de trás. Todas as ripas estavam descolando, foi um trabalhão juntá-las novamente. Os pés são em madeira Marfim, extremamente dura. 

A parte interna ficou com a lâmina original em Imbuia. Colei-a muito bem e coloquei travessas para suportar a base onde as garrafas ficarão. As ferragens (puxador e dobradiças) ficaram originais.
A intenção era deixar o móvel com cara de gasto. Para isso pintei-o com esmalte sintético preto fosco. Depois de seco, lixei com lixa 240, até desbotar bem. Então passei cera de carnaúba e lustrei. 
Só faltava a máquina de costura. Até os suportes em ferro estavam perfeitos. observe uma tampa que se abre acima, que servia para erguer a máquina e então apoiá-la novamente nesta tampa abaixada. 

A portinha estava horrorosa. Com partes queimadas e lâmina ressecada pelo calor do fogo. Tive de cortar uma boa parte dela, mas deixei o desenho arredondado embaixo. 

Esta imagem mostra porque amo tanto a restauração de móveis. A madeira fica linda quando recebe o acabamento de um verniz ou seladora. O acabamento que dei na madeira natural foi com verniz Stain. As bordas são encabeçadas em Imbuia. Um móvel desta qualidade não é mais encontrado com frequência. Feito com três nobres madeiras brasileiras.
O trabalho foi bem tradicional, não tenho grandes máquinas e nem espaço para isso. Mas foi do jeito que gosto de fazer, com calma e muito carinho. Levou um bom tempo, mas não me desespero, enquanto não fica como quero, fico procurando soluções.






Notem que um pé tem cicatrizes da queimadura. Fiz questão de deixar aparente. Afinal, 50 anos de história merecem marcas.

Quero agradecer as imagens enviadas pela leitora Fátima Soares, que me ajudou na história desse móvel lindo, onde muita costureira já passou horas e alimentou sonhos. Fátima ganhou a máquina de sua avó e quer restaurá-la. Mas nesta peça está quase tudo perfeito, será um trabalho mais original, visto que sua máquina funciona muito bem.




A próxima imagem é do blog Dcoração. Não tenho informações sobre a procedência deste móvel, mas gostei do acabamento que fizeram na peça, deixando toda a madeira a vista. Ficou chique!



Espero que tenham gostado de mais esse trabalho. Com certeza muitos de vocês fariam diferente. Também pensei em outros acabamentos, mas quando vi a madeira linda que havia por baixo das velhas e ressecadas lâminas, não resisti e "mostrei tudo".

 
Abraços e ótima semana a todos.

Sandra





13 comentários:

  1. Hola¡¡ no te conocía....me quedo por aqui que hay muchisimo que mirar y todo me gusta y me interesa

    Un beso

    ResponderExcluir
  2. Lindo,amo coisa antiga!
    Seguindo
    decorehouse

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde querida, vim te convidar para participar do primeiro sorteio do meu blog em parceria com a amiga Dinha Ponto Cruz, conto com vc!
    http://pontocruzdasamsara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Querida adorei o seu cantinho, tudo especial, e essa restauração esta maravilhosa. E você amiga esta de parabéns. Já virei seguidora.
    beijos Luci

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, parabéns pelo Blog e já estou te seguindo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Adoro o teu blog!!

    http://sweetcherryblogger.blogspot.com.es/2013/09/nenufar.html

    ResponderExcluir
  7. Sandra, tudo bem?
    não entendi direito o que você fez na porta...
    poderia "matar" minha ignorância?!?
    obrigado e parabéns,
    Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauro, a parte debaixo da porta estava parcialmente queimada, o que fiz foi recortar alguns centímetros, para nivelar a madeira novamente.
      Seja sempre bem vindo. Abraço

      Excluir
  8. Que grandes reciclagens, ficou como novo o movel. Isso é que é saber restaurar.
    Parabens agora vou ver masi um pouco do teu blog.
    Pinta

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.