Pular para o conteúdo principal

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução.


Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem, na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e tem mais de 40 anos. É que agora a amiga comprou um fogão a lenha novinho, como ela queria, com flores nas portas.


 Essa foto é de Carambeí - PR (veja aqui). Olha o charme da caixa de lenha verde.

 E quem foi que disse que cozinha moderna não pode ter fogão a lenha? Olha esse preto, da Metalúrgica Maestro, que maravilhoso.







Vai fingir que não deu água boca?!


Esse fogão ficou em minha mente desde que o vi no blog Na casa da Bio. Achei a ideia  fantástica.


Tadinho desse, todo judiado. Mesmo assim, ainda é útil.




Essa imagem é bem antiga pelos blogs, mas vale a pena ver de novo. Observem o estado de ferrugem do fogão, mesmo assim está lindo.

Combina com gente chique...

e com gente simples - amei essa foto. Perfeita!


Olha essa miniatura, que fofa! Para quem gosta e não tem espaço para um grande.

Você, que mora em regiões mais quentes, provavelmente não consegue se imaginar perto de um fogão a lenha. Mas, para nós, daqui do sul, não há nada melhor.

Agora, escolha o seu: 

  





Tem pouco espaço em casa?


Esse amarelo está uma covardia, não acham? Maravilhoso!


Bem, vamos ver se neste inverno conseguirei acender meu fogão. Já coloquei um recipiente com etanol dentro dele, deu resultado, esquenta bem, o problema é o cheirinho que fica no ar.

Para quem é de Curitiba e região, vale dar uma espiada na Casa do Fogão a Lenha, lá eles tem várias marcas de fogões e acessórios para modelos novos e antigos.


Abraços calorosos 

Sandra 

Comentários

  1. Sandra, quero um desses pequeninhos, pra ferver um quentão, sapecar uns pinhões, esquentar a casa... q delícia!!!

    Beijokinhas,

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  2. oi, fogão a lenha é tudo de bom eu tenho e adoro.bjs
    Marta

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, eu moro no RJ mas mesmo assim acho lindo esses fogões a lenha e queria ter um também, eu sempre achei eles um charme. Que bom que vc conseguiu o seu, parabéns, e ele é lindo. Uma BJK

    ResponderExcluir
  4. Os fogões a lenha da minha vida eram todos daquele de cimento queimado. Lembro dos dois da minha avó, um na roça e outro na cidade, sempre um aconchego no lar e nas refeições.
    Eu queria um fogão nesse modelo que você tem, porém à gás (acho que nem existe). Acho lindo também. Ótima aquisição.
    Tenha uma excelente semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol este posto e antigo, mas tem sim estes fogões a gás viu, aqui no Rio grande encontramos em muitas coisas loja, vc pode comprar vc online na Taqi.

      Excluir
  5. Que delícia ter desse fogão a lenha em casa! Passei minha infância toda no oeste paranaense onde as geadas chegavam sem dó nem piedade. Tínhamos um fogão igual ao da imagem do fogão com flores. O seu fogão é lindo e além de aquecer vai também embelezar sua cozinha. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra bom dia!!!
    Nossa aqui no Sul de Minas tb tá um frio de doer, fiquei apaixonada nos fogões e fiquei muito tentada a ter um tb...rsrsrsrs...seria uma beleza mesmo!!
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Muito bom o calorzinho dele! beijos,chica e bom aquecimento aí!

    ResponderExcluir
  8. oi Sandra, fiquei encantada com os fogões à lenha que vi. Quando li o título do post, imaginei um fogão à lenha como os da minha região, feitos de tijolos. Aqui faz muito calor, mas fiquei com vontade de ter um.
    bjjk

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ,é um presente maravilhoso .Só uma pessoa realmente amiga dá uma preciosidade dessas a alguém.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandra
    Menina do céu, sabe que o sonho do meu marido é ter um ....
    Como um bom mineiro ama fogão a lenha e sonha demais que eu asse um bolo de fubá em um....
    Vou mostrar pra ele..rsrsr
    Não sabia que tinha tanta variedade assim...lindos demais.

    bjs e uma linda semana
    Paty

    ResponderExcluir
  11. Sandra queridaaaaaaaa, que lindo seu fogão, parabéns!!!
    Nossa, sou apaixonada por eles!
    Ameiiiiiii as imagens!
    Beijosssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  12. Lindos Sandra, tem pra todo gosto ... Desde o mais rústico até o mais delicado.

    ResponderExcluir
  13. Sandra, fogão à lenha é tudo de bom. Você vai se divertir. Se puder, dê uma olhadinha no meu:
    http://tempoguaranaderolha.blogspot.com.br/2013/05/pacoca-de-pinhao.html
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Estive no fim de semana passado em Tiradentes/MG. O almoço foi feito em fogão a lenha daqueles construídos com tijolos e pedra, bem rústico. Uma delícia a comida. Esses são muito mais bonitos.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot

    ResponderExcluir
  15. olá !!!!!!!! mulher abençoada...

    seguir-te é um prazer !
    que espaço, mimos lindos e criativos.
    Espero ser aprovada, para estar sempre neste espaço lindo.
    que sua semana seja de muitas bençãos e sucessos.
    beijokas.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Sandra... Equipe Maestro do Brasil da os parabéns pelo desenvolvimento do BLOG - Fogão a Lenha é tudo de bom... Sucesso Sempre.

    abraço
    Maestro do Brasil Industria Metalúrgica LTDA

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. por favor, você restaura fogões antigos? Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Oi Sandra, estou procurando um fogão antigo, marca A Favorita, do Rio Grande do Sul. Tens ou sabes alguem que possa ter? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Acho que na sexta imagem de cima para baixo é o fogão do Castelinho Caracol em Canela/RS. É um dos meus locais preferidos de visitar, ainda mais gostando do mobiliário antigo. A casa em si é uma perdição para quem curte essa atmosfera… Em tempo, seu trabalho é o máximo, também restauro de forma amadora os móveis antigos da minha família para compor minha casa…

    ResponderExcluir
  21. Sandra queria ganhar um tbém pq um novo não sai barato, vi um por 2400,00 por enquanto vou ficando com o meu de tijolos mesmo...adoro tudo no seu blog!!!

    ResponderExcluir
  22. Adorei o blog. Também estou pesquisando para comprar o meu, pois aqui em Curitiba, só um fogão a lenha mesmo pra aquecer, rsrsrs. Tem uns que tem o formato a lenha, mas funcionam a gás, são da marca Clarice de Santa Catarina, segue o site http://vendaseletro.com/ e tem também uns que são aquecedor, mas tem a chapa e também funcionam a gás, são da Venax, http://www.balcaodeeletros.com.br/?p=produtos&g=76. Pessoal não estou fazendo propaganda não, só repassando o resultado de minhas pesquisas e tbém pra Dani não desanimar pq não existem fogões com valores mais acessíveis e ainda com venda pela internet. Bjo com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças ao seu comentário , eu consegui ter um fogão a gas com design a lenha. Comprei pela internet, meu marido usa muito ele. Só não deu certo os pinhôes que tentei assar na chapa dele, queimou tudo kkkkkk

      Excluir
  23. Oi Sandra, fazia tempo que não visitava teu blog, minha mãe tinha um fogão a lenha, mas uma pena, mandou desmanchar, ele era daqueles vermelhos de cimento, a cozinha ainda é a mesma, onde eu moro, ela já faleceu. Bjs

    ResponderExcluir
  24. Tenho vontade de ter um fogão deste mais na minha região é difícil achar e quando acha pra comprar é muito caro

    ResponderExcluir
  25. Estou apaixonada por todos os modelos 😍 a minha infância toda convive com um fogão a lenha mas era de barro depois fizeram para minha mãe um de cimento . Ainda vou comprar o meu se Deus quiser 🙏 Eu trabalhei com 2 patroas diferentes que eram gaúcha e eu amava consinhar nesses fogões. São maravilhosos 😊

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha