Pular para o conteúdo principal

Criado Frufru

Fui à Campo Mourão, visitar meus pais e, como sempre, saímos eu a minha mãe para garimpar móveis pelas lojas de usados. Achamos pouca coisa e tudo muito caro. Caí de amores por este criadinho, todo em Pinheiro. Estava apenas com um pedacinho da gaveta quebrado e beeem carinho. Fomos para casa e pensei, pensei e voltei com uma contra proposta. Negócio fechado. Acabei comprando mais um móvel que depois mostro aqui.

Deu um trabalhão terrível remover o verniz que tinha. Estava ali há mais ou menos uns 50 anos. É uma peça antiga, não tem parafusos.


A lixa 60 não fez nem cócegas. Então usei o removedor Tira Tinta, da Byocleaner, que é antialérgico.

Aí o trabalho rendeu mais.


      
Aqui, o verniz removido em quase todo o móvel. Depois veio muita lixa 100.

  
E muita tinta amarela. Foram semanas trabalhando nesta peça. Faço vários trabalhos as mesmo tempo e vou intercalando.


Procurei um puxador legal para ele. Até achei. Mas era mais caro que o móvel. Então fica assim e seu futuro dono pode personalizá-lo com um belo puxador ou com algum adesivo.
O amarelo foi preparado em casa, com muito corante e base látex PVA branca. Para proteger, muita cera.
Ficou com cara de desenho animado, não ficou?

 
That's all folks!

 
Desejo um fim de semana ensolarado para todos.

 
Abraços
Sandra







Comentários

  1. Sandra queridaaaaaaaaaa, amei demais esta peça!!! Minha musa restauradora, amo tudo que você faz!
    Parabéns!!!
    Sandra, que 2013 seja maravilhoso, repleto de bênçãos, paz, saúde e muito sucesso!!!
    Beijossssssssss
    Vero♥

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo Sandra, amei essa cor, pena mesmo que os móveis usados estão ficando cada vez mais caros, mas valem o investimento!
    Bjos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, menina que capricho, ficou muito delicado o seu trabalho, coloca o puxador,vai valorizar muito mais a peça, e cobra o preço do puxador menina, eu acho que um puxador de metal vai ficar um luxo. Um BJ no seu coração e boa sorte com as vendas.

    ResponderExcluir
  4. Sandra,

    Ficou linda! Valeu a mão de obra que teve com essa peça!
    Me lembra pistache essa cor, aliás, amo essa tonalidade!

    Tenha um ótimo finde!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra, que delícia de peça, e essa cor? apaixonante! Também preparo as cores em casa. Tenho sempre a base branca e corantes de todas as cores e ainda misturo as sobras coloridas para obter novas cores. Deus dá a criatividade, vamos usá-la a nosso favor, né? Um lindo fim de semana. bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra, é a Vi, sem duvida ficou lindo..mas que trabalheira deu!
    Lixar desanima, as vezes até quero fazer algumas coisa mas fico pensando em lixar e vou adiando.
    Que 2013 seja um ano cheio de realizações.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  7. Ah, fala sério: fixar é pros fracos.. rs.. até com a orbital enche o saco. Eu ainda não consegui este removedor que vc usa! Preciso encontrá-lo!

    Beijokinhas e ótimo fim de semana!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sandraaa, ficou lindo! adoro e ficou com cara de #queropramim rsrsrs... há se a gente morasse perto!Sandra vim te contar uma coisa muito boa...encontrei aqui onde moro uma moça que gosta assim como nós de moveis antigos e tb procura nos entulhos joias que ninguém quer mais...imagina nossa alegria qd descobrimos que temos o mesmo gosto?

    esse ano vamos trabalhar juntas, depois te conto mais!

    minha linda, vim te desejar um feliz 2013 cheio de boas coisas e realizações e muita paz!

    bjus!!!

    ResponderExcluir
  9. Sandra, um 2013 de tudo maravilhoso pra vc!
    Amei o criado, ficaria uma graça aqui na minha sala pra colocar o telefone e alguma coisa mais. Pena estar tão longe. Já está à venda? Por quantos milhões? Hehehehe. Eu gosto demais de tudo que vc reforma e recria. Se estivesse mais perto lhe daria o criado-mudo que está aqui clamando por uma nova chance de vida e que já não combina mais com nada em minha casa. Não tenho sua aptidão e qdo vc fala em "semanas"trabalhando num móvel, eu me desespero,rsrsrs.
    Bjinhos, Deus lhe abençôe sempre e ao seu trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Ahhh...alegre e novinho em folha. Você tem um olhar muito bom para identificar o potencial de cada peça que compra e renova.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ahh...alegre e novinho em folha. Admiro o seu olhar para encontrar estas peças com potencial para serem renovadas.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. nossa SANDRA ,FICOU FOI LINDO DEMAIS!!!!!!!!!
    MEU MARIDO TÊM UMA MARCENARIA ONDE FAZ MÓVEIS E TAMBÉM REFORMA ,ELE USA É UMA LIXADEIRA PORTÁTIL QUE É UMA MÃO NA RODA ,ESTA SEMANA ESTAMOS REFORMANDO UM ARMÁRIO DE ROUPAS QUE FICAVA NO QUARTO DO MEU FILHO,É MADEIRA PURA PINTADO COM PATINA ELE ENTÃO TROUXE AS LIXADEIRAS ,NOSSA É RAPIDINHO , UMA PARA LIXAS MAIS FINAS E OUTRA PARA LIXAS MAIS GROSSAS ,OU AS DUAS É SÓ TROCAR AS LIXAS NÃO PERGUNTEI RSRSRS EU USEI A MAIS LEVE ELE A MAIS PESADA OU MAIS POTENTE ,SE VOCÊ NÃO TIVER UMA PESQUISE SOBRE ELAS NA NET ,ACHO QUE FACILITARIA MUITO SEU TRABALHO ,OUTRO QUE ANDO USANDO É O COMPRESSOR PARA PINTAR É ÓTIMO TAMBÉM BJSS

    O ARMÁRIO VOU TRANSFORMA-LO EM UM ARMÁRIO DE LOUÇAS PARA MINHA COZINHA RSRSRS

    ResponderExcluir
  13. Vc tem um olhar apurado hein menina?
    Encontra cada coisa maravilhosa, ficou perfeito demais.

    ResponderExcluir
  14. A peça ficou linda .Parabéns .Ma acho que está na hora de você comprar uma lixadeira .Vai ver que otimiza bastante o tempo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Adorei o design e a cor que vc usou pra pintar esse movelzinho pra lá de gracioso ! Parabéns , vc é uma artista e tanto !

    ResponderExcluir
  16. Estou apaixonada pelo blog. Adoro artesanato e estou me apaixonando por restauração, mas como moro em apartamento no RJ não dá p/fazer grandes movimentos. bjs Parabéns pelo trabalho, estou amando.

    ResponderExcluir
  17. Sandra
    Ficou mesmo com cara de desenho animado...kkk adorei o tom de amarelo.
    Que trabalho! Mas vc. relata e mostra com tanto orgulho que a peça dá gosto de ver mesmo...

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  18. linda peça,e arrasou na escolha da cor
    parabéns!!
    bjos
    fran barbieri

    ResponderExcluir
  19. Ficou muito bem, sempre fui uma pessoa muito curiosa quando se trata de modificação de objetos e criação de novos.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Sandra, garimpando aqui em Santos achei umas cadeiras chipandelle entalhadas com assento em couro e apoio de braço, pelo modelo deve ter mais de 80 anos, alguém pintou o assento com spray o que
    faço para retirar esta tinta e tentar deixar o couro o mais perto do original possível? A parte de madeira fizeram uma patna horrível, vou lixar e tentar chegar na madeira e depois encerar com cera de carnaúba, se vc quiser ver a peça me da um ok que coloco as fotos para vc ver, obrigado e parabéns pelo trabalho.
    Luiz Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz, o couro é envernizado ou é rústico? A pátina você remove com removedor, como algum dessas postagens http://madeiraemforma.blogspot.com.br/2011/12/experimentando-novos-produtos.html e http://madeiraemforma.blogspot.com.br/2011/07/como-remover-tinta-da-madeira.html

      Agradeço sua visita, aguardo seu e-mail com fotos das cadeiras
      madeiraemforma2006@hotmail.com

      Abraço

      Excluir
  21. olá. boa noite. vou passar para voces uma tecnica para remover tinta e verniz de madeira, parece até mentira , mas eu fiz em toda minha cristaleira e ficou completamente limpa como quando foi feita. O segredinhos é dissolver soda caústica na agua e mergulhar a peça...usar uma escovinha de aço mais macia que sai toda a tinta ou cera, mas atenção deve ser usado com luvas e não tocar na solução com mãos descobertas,pois pode ferir a pele. outra recomendação e só mergulhar madeira. Para clarear a madeira compre clarideck, que é um clareador funciona. bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha