Pular para o conteúdo principal

Meu trabalho e apoio do Sebrae.

Semana Global do Empreededorismo 

Em Curitiba está acontecendo um ciclo de atividades no Espaço do Conhecimento do Sebrae - PR. Além de consultorias, várias palestras e workshops estão programados (veja aqui)

Saí do Sebrae satisfeita com o que ouvi. O consultor me passou várias possibilidades, desde simples até mais ousadas. Agora é só direcionar. O resultado as vezes demora e nos perguntamos se estamos no caminho certo. Mas com a palavra de quem entende, a gente segue em frente. 

Fui convidada pelo jornalista João Pedro Schonarth, do Jornal Gazeta do Povo, a falar sobre meu trabalho de restauração de móveis de época e minhas expectativas em relação ao Sebrae

Clique na imagem e veja a entrevista na página do jornal:

E, voltando ao trabalho...
Restauração de uma mesinha pés palito.
Estava na fila de espera por cara nova fazia muito tempo. Toda "capenga", com os suportes dos pés quebrados e danificados por cupins. Os pés e o tampo são em Imbuia maciça. Pelo modelo, deve ter brilhado em alguma sala lá por 1950. E agora, tratado contra cupins e de roupa nova, vai compor a decoração de alguma casa que tenha de tudo um pouco, pois quem curte móveis assim sabe muito bem misturar estilos. 


O processo...

O tampo é pesado. Estava com furinhos de pregos, pois alguém, num passado distante, resolveu reforça-lhe a estrutura "à força". Ficaram as marcas na história dessa peça linda. 
Tampei os buraquinhos com pó fino de Imbuia misturado com seladora. Demora alguns dias para secar e muitas vezes é necessário repetir o processo, pois a seladora seca e encolhe. Passo e repasso quantas vezes achar que é preciso, até que fique no nível da madeira novamente. Só é difícil acertar o tom, pois a seladora escurece o pó. Depois dei este acabamento aqui.
Os pés...

01 - Consegui despregá-los do tampo, porém, estavam colados no encaixe;
02 - Pus de molho em um balde d'água por 2 dias e consegui descolá-los;

03 - Com a cola mole, raspei tudo calmamente com um estilete;
04 - Ficaram limpos. Não pode passar lixa de jeito nenhum, pois isso diminui a bitola do encaixe e não fixará a cola novamente. 

Por fim, a mesinha novamente. Com direito a passeio na praça!





Abraços e até mais

Sandra



Comentários

  1. Parabéns, Sandra! Sou sua fã. Adro tudo o que vc faz.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Sandra,

    Você está no caminho certo, pois o SEBRAE orienta corretamente as pessoas que pretendem investir no mercado.
    E falando nisso, que chique você ser entrevistada, hein? Por uma boa causa, sem dúvida!
    Amei a mesinha com pés palito! A restauração ficou perfeita!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Adorei seu blog,muito bom mesmo, se encaixa perfeitamente no perfil que estou procurando para fazer parte do meu Portal.
    Se quiser fazer parte do "Portal de Blogs Teia" é só me fazer uma visitinha,espero que aceite.
    Até mais

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte em tudo!!! Seus trabalhos são maravilhosos!BJ

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra, legal sua participação, torço muito por ti, um beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá Sandra! Parabéns pela entrevista, li tudo e aprendi. A mesinha ficou maravilhosa e com certeza há um cantinho esperando por ela!. Que Deus abençoe seus sonhos e projetos. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Admiro muito seu trabalho. Parabéns, Sandra! Beijo, Helka

    ResponderExcluir
  8. Oi Sandra tudo bem ?
    Gostei muito da mesinha com pés palito.E achei muito interessante o assunto do Sebrae.Estou pensando em recorrer a esse pessoal para melhorar meu trabalho .Antes de trabalhar em restauro, tive uma empresa de propaganda e promoção ,mas tive de parar depois de dois anos seguidos de prejuízo devido a mudanças economicas .A partir diso o que era hobby virou profissão e agora quero legalizar meu trabalho,pois estou atuando como informal ,e isso às vezes atrapalha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. oi Sandra

    Parabéns pelo trabalho lindo e muito sucesso pra vc, acredito que essa busca de informação vai te ajudar muito!!!

    bjo grande

    ResponderExcluir
  10. Lindaaaa Sandra!
    Menina dos cabelos lindos de boneca!
    Ameiii essa mesinha!
    Menina que trabalhão que dá!
    E vc caprichosa que só, deixou linda de novo!
    Parabéns Sandrinha!

    ResponderExcluir
  11. Conhecer gente chique é coisa de outro mundo, né? hehehe!! Parabéns pela inciativa de profissionalizar seu trabalho! Portas abrirão mais facilmente, pode crer!

    A mesinha ficou linda!! Nem sempre a peça precisa uma modificação, apenas uma boa limpeza e cuidados, ou até, a remoção da tinta pra deixar a madeira exposta, como ela é! Linda mesinha!!

    Beijokinhas e ótimo feriado!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ah, da grade, tô com pena do seu vizinho.. kkkkk!! Espero q vc consiga convencê-lo a arrancar.. rs!

    Beijokinhas!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. oi Sandra, adorei a mesinha, sou alucinada por pé palito. Juro que pensei que ao final ela ganharia uma cor. (rs)
    bjk

    ResponderExcluir
  14. Ola minha querida,que felicidade te ver num projeto destes,sou sua fã ,amo seus móveis e suas peças;dia destes achei uma mesa palito em forma de gota no lixo,na minha rua,fiquei enlouquecida e claro que resgatei,...restaurei e hoje está no quarto de hóspedes como mesa de canto cheia de porta retratos da familia.
    Um beijo grande e apareça lá no meu blog,vou amar recebe-la
    Beijos
    Juliana
    anjosdaju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. QUEDO PRECIOSA.
    ME ENCANTAN LOS RECICLADOS.
    TENGO MUCHAS COSAS TERMINADAS,Y MUCHAS ESPERANDO.
    SALUDITOS

    ResponderExcluir
  16. Sou fã de reciclagem,e adorei todos teus trabalhos:as vassouras,os baldes,os trabalhos em madeira,tudo com muito bom-gosto e muito bem executado.Fiquei muito feliz com tua visitinha.Parabéns e meu grande abraço.SU.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha