Pular para o conteúdo principal

Restauração de armário antigo.

Comprei este armário de banheiro em uma demolidora daqui de Curitiba. Pelo pedaço de etiqueta que restava atrás, concluo que seja da década de 50. 
Estava em um canto escuro e com mil tralhas em volta. Respirei fundo e me embrenhei pela bagunça. Agarrei com as duas mãos. Estava assustador. Acredito que o usavam em um banheiro, pois a parte debaixo estava se desfazendo. Cupins não tinha, somente a umidade é que danificou sua base.
O duro foi a negociação com a vendedora (não ganhei desconto, mas pelo menos me entregaram em casa).



Lavei e guardei. Depois de 2 anos olhei para ele novamente e decidi que chegara sua vez de ganhar vida nova. Desmontei a portinha e a colei novamente. Então lixei com lixa 100 e pintei de verde claro. lixei novamente, para aparecer a cor da madeira.

Antigamente era espelho, agora é vidro. Refiz parte do fundo que faltava e não pintei a madeira. Achei bonito o contraste da "cicatriz" com o original.

Pus ganchos reforçados atrás, para pendurá-lo na parede e mais dois ganchos na frente para servir de cabide. É uma peça grande e pesada, feita de madeira de Pinheiro e o fundo em Cedro, vai ficar linda onde quer que seja colocada.


Abraços e ótimo fim de semana a todos.




Comentários

  1. Gostei muito, Sandra!! Que delícia, hem? Estou tomando muito gosto em transformar e logo poderei mostrar minhas peças, me aguarde... Beijão e ótimo fim de semana. E Parabéns pelo armário, ficou 10!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra,
    Você é uma corajosa mesmo.
    Eu não teria esa disposição, amiga,

    Beijokas
    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  3. É uma peça simples ,mas que você conseguiu tornar mais atraente .
    parabéns, ficou ótimo
    Conseguiu falar com o Pedro da Byo Cleanner ?
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Ai Sandra, só seus olhos mágicos para ver o potencial mesmo!
    Ficou uma graça.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra, ficou show como todas as suas peças!
    Parabéns!
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Ahh o armário já era lindinho e você renovou com muito bom gosto como todas as suas intervenções. Faz um tempo que não venho por aqui e sempre que volto fico encantada com seus trabalhos e mais motivada a trabalhar. Você me inspira!
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sandra obrigada pelo carinho, um elogio vindo de vc é muito bom pois vc é uma mestra, amo teus trabalho e tuas histórias, e agora c/a ajuda do marido, tenho certeza q/virão muito mais trabalhos lindos.
    Como sempre vc nos surpreende c/esssa maravilha, ficou lindo, paabens e q/Deus te inspire sempre.
    Tenha um fim de semana cheio de paz.
    Bjs,
    Rai

    ResponderExcluir
  8. Adorei o resultado final!
    Ficou lindo...quanto capricho!
    Parabéns pelo talento!
    Bjs
    Fats

    ResponderExcluir
  9. O que é issooooo, que lindo ficou... se olhar bem para ele diríamos que não tinha mais jeito não é? Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandra, esse modelo de armario é muito lindo, adorei o estilo dele é com a restauração, ficou mais lindo ainda.
    Parabéns como sempre!

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  11. uauu ficou divinamente perfeito!!!

    eu restaurei (ops o restaurador) um armario de cozinha anos 50/60 de minha mamis... mas ao finalizar não gostei rsrsrsr
    queria vc aqui pertinho ai sim eu tenho certeza que ia ficar do jeitinho q eu esperava rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Olá Sandra muito prazer!!

    Conheci seu blog através do blog de minha irmã Fenanda Sartori
    AMEEEI seu trabalho, fiquei encantada com tudo que você faz...
    É um blog muito inspirador....
    Parabéns!!! Voltarei sempre!
    Beijos
    Marcia

    ResponderExcluir
  13. Oi Sandra!Ficou ótimo, nem parece o mesmo.Acho legal que você tem usado bastante cores.Show!Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Sandra !

    Ficou lindo seu armário, e as formas arrendondadas também deram um charme muito especial a peça, gostei também da ideia de substituir o espelho pelo vidro, enfim gostei de tudo como sempre, e admiro o seu trabalho que considero uma verdadeira arte.
    BJ gde!
    Sua Super fã!
    Ana Martins
    http://vidacacarecosereciclagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Sandra que peça estilosa, gostei muito, e adorei sua visita, seu trabalho é bárbaro parabéns bjs

    ResponderExcluir
  16. Ficou perfeito ...adorei!!
    Gostei muito do seu blog...voltarei!!!
    Venha me conhecer tbm..qd puder!! Será um prazer recebê-la por lá..
    Te espero, Sheyla ..bjs

    http://www.daybydaysheyladoumit.com/
    *Se puder seguir ou curtir minha pagina no face...agradecerei!!!

    https://www.facebook.com/BlogDaSheylaDoumit?ref=hl

    ResponderExcluir
  17. Sandra adorei encontrar seu blog! Já estou seguindo!!!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  18. OI Sandra, que lindo este móvel!!!
    bjs
    Tem sorteio lá no blog!!!
    Cimara

    ResponderExcluir
  19. Olá Sandra mais uma linda transformação. Beijos e ótimo fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  20. Adorei, ficou ótimo! Sou fã do seu trabalho...
    Querida, passa lá no blog. Está rolando a nova Mostra Arte em Foco. Participe!
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  21. Oi Sandra, maias um lindo trabalho, adorei o mosdelo desse aramrinho a cor tbm ficou muito boa... Bjs
    Boa semana !!!!

    ResponderExcluir
  22. Olá Sandra,
    Ainda bem que vc me achou porque eu adorei conhecer seu blog. Fiquei muito contente com seu elogio sobre meu banco florido, pois sou uma perfeita iniciante auto didata e sem pretensões. Tudo o que faço é para mim própria.
    Parei neste post pois tenho um armarinho muito parecido com este, até com essasprateleirinhas redondas na lateral. Como sou arquiteta de profissão e visito muitos apartamentos detonados, encontrei este armário numa cozinha que servia também de banheiro, imagine. O mais engraçado é que ainda não mexi nele, porque não tenhoainda onde o colocar, mas já comprei a tinta: verde menta,parecida a cor do seu.
    E é isso, estou lhe seguindo pelo bloglovin, e vc vai me ver muito por aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá Sandra,
    Ainda bem que vc me achou porque eu adorei conhecer seu blog. Fiquei muito contente com seu elogio sobre meu banco florido, pois sou uma perfeita iniciante auto didata e sem pretensões. Tudo o que faço é para mim própria e para me distrair.
    Parei neste post pois tenho um armarinho muito parecido com este, até com essas prateleirinhas redondas na lateral. Como sou arquiteta de profissão e visito muitos apartamentos detonados, encontrei este armário numa cozinha que servia também de banheiro, imagine. O mais engraçado é que ainda não mexi nele, porque não tenho onde o colocar depois de pronto, mas já comprei a tinta: verde menta,parecida a cor do seu.
    E é isso, estou lhe seguindo pelo bloglovin, e vc vai me ver muito por aqui. Só comentei aqui, mas já me deliciei com muitos outros posts. Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha