Pular para o conteúdo principal

Gavetas de máquina de costura antiga


Uma amiga ligou dizendo que queria me dar uma antiga máquina de costura que fora de sua tia. Fui buscar meu presente e acabei ficando com a base em ferro e com as quatro gavetinhas, pois o resto estava muito danificado. Gosto muito dessas gavetinhas, são tão delicadas com os detalhes na frente. 
Pensei em muitas formas de aproveitá-las, mas não queria dividir as irmãs-gavetas, que sempre estiveram juntas. E para ter certeza que nunca se separariam, preguei-as e colei-as umas às outras. Formando uma estantezinha de parede. 

Estou apaixonada por esta criação. Sei que é simples, mas fiquei feliz de ter juntado as peças, numa brincadeira de encaixes, e ter valorizado as gavetinhas cheias de histórias, que guardaram botões, carretéis de madeira, fios enrolados e agulhas perdidas. Os pequenos puxadores agora seguram colares.


Como limpei as gavetinhas:

Olha, sinceramente, não estou ganhando nada para fazer propaganda do produto que indicarei a seguir. Como já disse em outra postagem aqui, estou experimentando novas soluções e fico lisonjeada de poder dar minha opinião a respeito. 

Quem faz restauração de peças em madeira sabe como é complicado limpar detalhes entalhados. Tentei alguns produtos químicos líquidos que tinha aqui e não gostei do resultado, então fui para o Thinner Ecológico. É bem líquido, passei com pincel, esperei uns minutos e lavei as gavetinhas em água corrente. Apliquei novamente e lavei de novo, com escova dura. Não tem cheiro forte e age rápido. Veja a evolução do trabalho:

Acredito que havia ali restos de verniz, cera, óleo e muita sujeira, pois a máquina estava encostada há anos. 

Nem precisou muita força, pois as camadas estavam soltas.

Observem a diferença na limpeza. Nem parecem as mesmas peças.

Gostei tanto do resultado e estou dividindo aqui, com vocês. Caso resolvem experimentar este processo de limpeza, sugiro que se certifiquem qual tipo de madeira querem limpar, pois não são todos os móveis que suportam água. Você pode ir limpando com um pano úmido ao invés de jogar água. Só lavei estas gavetinhas porque vi que eram de madeira boa. 

Deixei os vãos onde a fechadura travava as gavetinhas (que luxo, até chave tinha). A cor é Turquesa, apesar de ter ficado mais azul na foto. 

Nas frentes das gavetas fiz o acabamento como nesta postagem. Deu um trabalhão, mas mereceu todo o esforço.



E quando enjoar de usá-la na horizontal, vire-a:



Espero que tenham gostado das dicas. Para saber onde tem revenda do Thinner Ecológico perto de você, consulte o site do fabricante Byo Cleaner. Lembrando que este Thinner tem várias outras utilidades, como: dissolver resíduos de tintas, vernizes e colas de acessórios e equipamentos  de pintura e de superfícies em geral. E é especial para trinchas e pincéis de pelo e cerdas sintéticas.

Abraços e ótimo fim de semana a todos.

Sandra

Estou na 1ª Mostra Arte em Foco, no blog Art Mari Rodrigues - Antes & Depois



Comentários

  1. Que excelente ideia amei,bjs tenha um lindo fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra tudo bem ?
    Gostei muito das gavetinhas renovadas .Ficaram ótimas ,parabéns .

    ResponderExcluir
  3. Olá Sandra.Simples,talvez...Mas não menos bonito.Bjs

    ResponderExcluir
  4. adorei, o tom ta lindo!!
    bom fds, beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, minha mãe (como quase todas as mães de minha época) tinha uma muito parecida... Adorava o cheiro da máquina, da madeira, lembro bem disso... Voltei um pouco no tempo com sua postagem, acho que seu trabalho ficou encantador! Gostei muito! Final de semana maravilhoso prá ti.

    ResponderExcluir
  6. Normalmente já fico apaixonada por tudo que tu faz. Mas essa criação...aiaiaia... Morri de amores.
    Sabe que também nutro uma paixão por essas mesas de costura e por suas pequenas gavetas. Acho que lembra a infância. E sinceramente eram muito práticas. Hoje nunca sei bem onde costurar e as escrivaninhas são ruins, essas tinham aquele tampo que servia pra tudo. Amo!!!
    Ainda cato uma lá pra casa.
    Parabéns pelo trabalho, beijocas!!!

    ResponderExcluir
  7. Só pra variar mais uma linda transformação e pelo jeito não sou só eu que ama o azul, tenho que comprar uma latinha pra mim, rsrs. Sandra se fosse eu que me desfizesse de uma antiguidade dessas e depois visse a transformação iria querer de volta. Um lindo e azul final de semana pra ti. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Sandra amei o resultado. Sabe adoro moveis restaurado, tenho vontade de tentar (não profissionalmente....rsrs) apenas para ver se consigo, até resgatei uma cadeira do lixo, mas devido a renite não consigo lixá-la faz tres anos que ela mora aqui em casa, sem recuperação... agora com esse thiner acho que posso tentar. Sabe quando a coisa é mais uma questão de honra...rsrs

    Parabéns pelo resultado das gavetas, já estou louca para ver onde vc vai colocar o pé da maquina.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Que lindo que ficou Sandra!!
    Adorei!
    Adorei a cor também!!
    E esse produto é bom mesmo né?! Deixou revelar toda a beleza da madeira!!
    Acho lindo esses entalhes na madeira!
    Minha vó tem uma máquina antiga mas só tem uma gavetinha assim, espero que ela seja minha um dia hehe!

    beijoo e ótimo find!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandra. ADOREI a dica do thiner ecológico. Sou muito alérgica a cheiro de solventes. Portanto, vou experimentar esse e ver minha tolerância. De qualquer forma, este é bem mais interessante. Obrigada pela dica. E quanto às gavetas: ficaram lindas. AMEI.

    ResponderExcluir
  11. Ai, amei!
    É incrivel como vc tem o dom de tranformar as coisas e deixar tudo lindo e agora, com dupla função.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandra!! Super charmosa a estante de gavetas. E o pé da máquina, imagino o que vais fazer. Dicas preciosas sobre o thiner, obrigada por compartilhar. Um linda semana para vc. bjs

    ResponderExcluir
  13. Ficou uma graça além de sercvir de inspiração para outros trabalhos.Bjs Catharina Campos do babuchydecor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sandra ai como não amar essa sua criação, tá tão linda sua estante.Eu contínuo não deixando passar nada se acho que tem potencial adoto.Tenho esperado para dar mãos a obra, pois tanto minha casa como a da minha irmã estão em reforma.Um beijão uma semana abençoada para você, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  15. Oi Sandrinha, gostei da dica do thinner Ecologico , vou comprar. Suas gavetinhas ficaram lindas, um otimo reaproveitamento. Tenha uma boa semana !!!

    ResponderExcluir
  16. Sandra querida, ficou lindooooooooooooooooooooo seu movel "novo". Gente, to apaixonada, pela cor, peça delicadeza do trabalho, pela forma como você montou.
    Parabéns!!!
    Obrigada por todas as dicas, estão anotadas!
    Beijosssssssssssss e uma semana abençoada pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  17. Achei a ideia da estantezinha com as gavetas da máquina,excelente. E pensar que me desfiz das minhas, nem pensei em reciclar. Esse thiner vou experimentar, correndo, pois estou precisando limpar umas peças difíceis e não tendo cheiro forte, melhor ainda. bjss e boa semana.

    ResponderExcluir
  18. oi Sandra, Amei seu Trabalho.
    o conjunto da cor com a madeira, ficou maravilhoso!
    Babei quando vi as gavetinhas. a sua criatividade em usá-las como estante, ficou Show.
    Também gosto de preservar a história dos objetos.

    Bom Trabalho pra você e muito Sucesso.
    Beijo ( Adri )

    www.mariafaz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. oi amiga,adoro quando visita meu cantinho,ja tinha visto essas gavetas,passei aqui esses dias e vi essa belezinha,beijos

    ResponderExcluir
  20. Nossa, quanta recordação ao ver essas gavetinhas de máquina antiga.
    Sua prateleira ficou muito funcional! de um lado ou de outro ficou aproveitável.
    Obrigada pela dica do material ecológico. Não posso nem sentir o cheiro de esmalte sintético, thinner ou água ráz.
    Amei sua produção.
    Zizi!

    ResponderExcluir
  21. Ficou mto lindo! Suas restaurações são espetaculares e de mto bom gosto.É mto legal vc compartilhar a forma de como vc fez o trabalho,ainda mais dando dicas de materiais,mto legal sua atitude,bjs!

    ResponderExcluir
  22. Sandra, em primeiro lugar gostaria de agradecer sua visita e comentário no meu blog. Muito gentil, obrigada. Daí vim passear no seu blog e me deparei com estas lindas gavetinhas! Idéia genial a sua. Teu trabalho é show! Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Sandra,ótima dica essa do thiner ecológico,nem sabia que existia!
    Amei o trabalho,lindo!!!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  24. Sandra, adorei a dica.
    Vou pesquisar bem pq todo inventimento tera que ser duradouro, vou ver se consigo ir na Casa Cor para ver.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Que coisa mais delicada essas gavetinhas amiga, adorei...pena que hoje em dia as máquinas não vem nem com a base, perderam totalmente o charme.
    Adorei a cor que você escolheu.

    bjuss

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  26. Sandra querida, mais uma vez você nos surpreende com uma lindeza. Amo seus trabalhos, são delicados, coloridos e cheios de vida. E a dica do thiner ecológico é tudo de bom. Parabéns , bjus, Rose.

    ResponderExcluir
  27. Sandra, obrigada pelas lindas palavras... fiquei lisongeada! <3
    Ah se eu estou fera na reciclagem você também tem uma grande parte disso...
    Suas dicas são valiosas!

    beijooo

    ResponderExcluir
  28. Sandra obrigada pela visitinha. Menina claro q/tem q/ficar apaixonada, ficou maravilhoso, parabens.
    Desejo-te uma semana cheia de luz.
    Bjs,
    Rai

    ResponderExcluir
  29. Sandra, você faz mágica, menina! Cada vez que venho aqui saio inspirada, adorei esse acabamento com a seladora ,me ajudou muito, quero reformar uma cômoda antiga, mas não quero mudar a cor da madeira só realçar era o que eu procurava, bjos

    ResponderExcluir
  30. Há tempos devendo uma visitinha, vim agradecer o seu carinho...Chego e fico encantada, pois sou apaixonada por gavetinhas! Quanto trabalho e paciência foram necessários para descobrir a beleza que o tempo já tinha escondido...Amei!
    Bjnhos, Ana

    ResponderExcluir
  31. Eu amei a idéia, super charmoso e útil!
    Beijokinhas

    ResponderExcluir
  32. Oi Sandra...
    Querida que postagem mais gostosa. Sabe que minha mãe tem uma máquina antiga em perfeitas condições. Ela sempre cuidou com o maior carinho. Dia 08/05 fez um ano que ela faleceu, e agora com esta sua postagem passou um filme na minha cabeça. Me fez lembrar que eu quando criança minha mãe me deixava costurar, uma vez quebrei a agulha tentando costurar um palito de churrasco. A máquina ainda está na casa do meu pai, e é linda. Adorei o carinho com que vc restaurou as irmãs gavetas, tendo o cuidado em até deixá-las juntas, amei o resultado. Ficou muito lindo, como tudo que vc faz. Parabéns pelo belíssimo trabalho. Seu blog é uma delícia de visitar.
    Beijinhos, um forte abraço.
    Monalisa...*

    ResponderExcluir
  33. Oi querida amiga! Quanta coisa maravilhosa vc nos traz!
    Primeiro este trabalho lindo que fez com estas gavetas, ficou lindo mesmo esta cor turquesa (adoro) parabens pela escolha.
    E sua dica é uma preciosidade
    Menina estou amando este que me indicou da Byo Cleaner Tira Tinta, e já virei fã desta marca pois é ecologica. E a dica do Thinner é excelente.
    Obrigada por compartilhar conosco tanta sabedoria em artes!
    E obrigada pelo carinho da visita. Recebi o abraço!
    E deixo outro!
    Boa semana
    Canela

    ResponderExcluir
  34. Sandra adorei, que fashion ficou em turquesa.
    Quando postar a cristaleira te aviso sim.Bjs

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Sandra,
    fiquei feliz com tua visita lá no blog e obrigada pelas palavras tão carinhosas, elas fazem com que eu me empenhe mais para compartilhar com vocês coisas interessantes e belas.
    E por falar em compartilhar esse post que restaurou essas gavetas é muito bom pois elucida bastante sobre os procedimentos quanto a madeira, o que tenho sempre dúvidas. E essas preciosidades têm que ser conservadas com certeza. Adorei!
    E quando tiver vontade,volte, o portão está sempre aberto para os amigos.
    bjão e um ótimo dia,
    Mari

    ResponderExcluir
  36. Sandra amei seus comentários e o palpite e hiper bem vindo sempre.Admiro seu trabalho e não existe algo que me de mais prazer que resgatar um móvel.Aquela cozinha e da minha irmã mas decoramos juntas,agradeço sua visita, passe lá sempre tenho tds aquelas peças para retaurar mais vou esperar o terminar a reforma.Bjs e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  37. Comentar? Sem comentários ! MARAVILHOSO Sandra! Bjs

    ResponderExcluir
  38. Sandra, eu também me apaixonei pelo teu trabalho! Ficou primoroso! Conseguiste fazer algo novo, muito bem resolvido esteticamente,em que ainda se consegue perceber a história das gavetas mas com uma nova função e prontas para uma nova história!!! Ficou muito linda a estante! Sem contar que conseguiste manter as irmãs gavetas juntas e isso é muito significativo a meu ver!Ficou colorido mas ainda existe a cor original e aqueles ornamentos das gavetas! Parabéns! Beijos, Sandra

    ResponderExcluir
  39. Amiga...saudades de ti, estou passando para te dar um beijo e xeretar mais um pouco seus lindos trabalhos.

    bjkass

    ResponderExcluir
  40. Sandra, amei, ficou lindaaaa.
    Parabéns pela criação.
    Não conhecia esse thinner ecológico, prazer...rsrs...
    Vou ver se acho algum primo dele por aqui.

    Besitos

    ResponderExcluir
  41. Sandra,
    A sua criatividade não tem limites. A gente olha cada trabalho de reutilização seu e pensa ''como é que não tive essa ideia antes''. Amei essa vida nova que você deu as gavetas, acabamento incrível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  42. Oi Sandra !! adorei a dica,vou procurar...e, ADORO suas postagens!!!!

    ResponderExcluir
  43. Sandraaaaa! Estava aqui pensando quanto tempo não vinha aqui e descobri que no meu blogrol não estava o seu blog. Pode isso? Já atualizei, agora vou ver quando vc postar. Menina o que é isso? Vc é demais mesmo!!! Parabéns!!! Ficou lindo, lindo, lindo. Estou cheia de coisas que peguei nos lixos da vida. Sempre lembro de vc, KKKKKKK E o armário paneleiro que vc passou remédio de cupim? Já fizeste a restauração nele? Me diz quero saber! Vou fazer a restauração em uma comoda estilo década de 60 e venho te falar quando ficar pronta. Grande BjO!

    ResponderExcluir
  44. JESUS ME ABANA , AMEI ESSE PROJETO SANDRA !A COR É LINDA, PERFEITA, E O LANCE DA COMBINAÇÃO RELAMENTE FICOU DEMAIS , PARABÉNS AMIGA VC. SEMPRE SURPREENDE !
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  45. OI Sandra ,que ideia bacana,adorei sua transformação,utilizado o que se tem e reaproveitando,adoro isso ,parabéns,adorei o seu blog também,bj!

    ResponderExcluir
  46. Guria, adorei o resultado!!! O Dom Moleiro já tinha comentado sobre produtos dessa marca e parecem ser ótimos mesmo!!!

    Estou às voltas com a casa e tanta coisa pra fazer q fico até tonta! Mas tá ficando legal.. hehehe! Qualquer dia posto atualizações das paredes internas! A cada momento aparece uma ideia nova, um material diferente.. rs! E a gente se coça, vai à loucura.. rs!

    Beijinhos menina e um inverno bem quentinho pra ti!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Oi Sandra aqui estou eu encantada com seus trabalhos. Vou olhar tudo tim-tim por tim-tim. Obrigada pela dica do thinner, vou começar a mexer na esquadria de madeira que achei e adorei essa dica.
    bjs.

    ResponderExcluir
  48. Sandra, adorei essa ideia que vc teve de fazer a estante com as gavetas desencontradas. Acho que nunca teria pensado nisso... Bjs.Maitê Rodrigues - www.ateliedamaite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Tenho sempre que vir aqui. Para aplaudir, me encantar e sonhar com as suas intervenções. Uma graça as gavetinhas.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Oi Sandra,que idéia maravilhosa.Fiquei encantada ao ler que até chavinhas elas tinham.Há muito tempo procuro essas chavinhas e ainda não consegui encontrá-las.Você ainda as teriam? Beijos Regina

    ResponderExcluir
  51. Oi Sandra como está? Vim fazer uma visitinha... adoro ver suas restaurações e aprender muuuiiiiito com você, um bjo no coração.

    ResponderExcluir
  52. Parabéns!!! Ameiiii!
    Tenho quatro gavetinhas dessas, vou copiar a ideia.
    Deus te abençoe e continue te dando muitas ideias...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha