Pular para o conteúdo principal

Sou Sandra...


Armarinhos de caixa de ferramenta:
De madeira boa, a caixa estava inteira. Serrei-a ao meio e junto  fiz dois armarinhos porta-temperos.
No primeiro, usei também retalhos de estrado de cama. Pintei de verdinho antigo e gastei os cantinhos. É gratificante transformar em algo útil o que ficaria entulhando nossa cidade. 

(A cachaça da garrafa verde ganhei de uma amiga. Excelente por sinal. rsrsss...)

Os cantinhos gastos valorizam a madeira de Pinheiro de um antigo estrado de cama.

E no segundo armarinho, com a outra metade da caixa, usei fundo de caixa de frutas, prateleiras de lateral de cama e frente em ripa de estrado. 

 Deixei as aberturas para pega, conforme original da caixa. Pintei de azul e passei cera.

O estêncil alegrou a peça. Minha mãe se encantou e levou embora este armarinho (será que aprovação de mãe conta? rsrsss...)


Floreira de máquina de lavar-roupas de madeira:

Coincidentemente achei esta máquina na mesma rua da caixa de ferramentas acima, só que que dias diferentes.
Estava passando bem cedo e vi esta peça virada, em uma esquina, logo parei para examinar. Giro aqui e ali e resolvo carregar o achado. Era pesada. Parei para "calcular" os movimentos que teria de fazer para erguê-la no porta-malas do carro. Era muito cedo e a rua estava deserta. De repente ouvi passos em minha direção. Um rapaz, não muito bem encarado se aproximava. Geleeeei! E como a região era meio suspeita... será que seria de se esperar o pior? Ele se aproximou e perguntou: "ôo dona, senhora qué ajuda aí?". Claro que disse que sim e na hora erguemos a máquina. Agradeci e fomos embora faceiros, cada um para um lado da rua. Alma boa ele tinha, e eu toda cheia de medos. 

Meus pais vieram me visitar, e como adoram mexer com terra, já levei os dois no papo e me ajudaram um monte. Eu e mãe serramos a máquina ao meio (foi um trabalho difícil, visto que a madeira é muito dura). Parafusei a tampa da máquina, pus rodízios e a viramos de ponta cabeça.  Comprei terra preparada, misturamos com areia e mãe plantou tudo de novo. Ela fica tão feliz de fazer isso, levanta e sem tomar café já vai lá mexer. Acho que fazemos uma troca: ela se realiza mexendo nas plantas e eu por tê-la por perto. 

E com a base da máquina, fizemos outra floreira. Tinha um cano de ferro bem grosso no centro da peça, que segurava as pás da máquina. Resolvemos deixá-lo, estávamos cansadas de serrar a madeira.  Mãe plantou os cactus e filho teve ideia de encaixar o guarda-sol no cano de ferro. Ficou divertido. Sempre quis um suporte para o guarda-sol. Resolvido. Minhas plantinhas de vaso e terra novos e uma sombrinha para ler.

Lá atrás está o pai, plantando mudinhas de alface, salsinha, beterraba e cebolinha. Ele é perfeccionista no que faz. Mas se tiram-no da terra, ele já quer voltar para casa.

Aí mãe resolveu mexer em todos os meus vasos. Devo ter mais de 100, espalhados pelo quintal e jardim. Com essa história de reformar a casa um dia, acabei plantando tudo em vasos e continuarão assim até que a reforma venha e se defina o espaço certo para as coisas.
Tinha pintado uns vasos (Dona Verônica Kramer, por que você não mora aqui em Curitiba para fazer esse trabalho para mim?!). Não gostei!  Poderiam ter ficado muuuuito melhores se tivesse mais dom para pintura delicada assim.



Este balde ganhei de uma amiga, estava com um furinho, fiz mais furos e plantei esta espécie de babosa que acho linda.

Tenho orgulho de ser "catadora" e dar um bom destino para meus achados. Isso é contagiante. Família apoia essas iniciativas. Aliás, minha mãe desde sempre foi catadora. Catar é dizer não ao desperdício. Catar não é juntar aqui e jogar ali. A palavra "catar"é muito mais que um verbo. E só põe em prática esse verbo, quem tem consciência da vida.


Parabéns aos catadores!

Estou na 1ª Mostra Arte em Foco no blog Art Mari Rodrigues - Antes & Depois




Comentários

  1. Adorei seu post! Tambem acho que as coisas devem ser re-utilizadas ao inves de desperdicadas. Tanta coisa boa que vai jogada fora, e os nossos recursos naturais vao sendo dilapidados. E olha que coisas lindas que voce faz com tudo isso! Parabens!

    ResponderExcluir
  2. SANDRA MENIANA QUANTAS COISAS BACANAS.
    NÃO SABIA QUE EXISTIAM MAQUINA DE LAVAR ROUPAS DE MADEIRA.
    COMO DIZ O DITADO QUEM Vè CARA NÃO Vè CORAÇÃO.
    ISSO NO BOM E NO MAL SENTIDO.
    PORQUE AS VEZES UM COM CARA DE GENTE BOA PODE SER UMA PESSOA PESSOA.
    FIQUE BOBA COM A TRANSFORMAÇÃO DOS CAIXOTES.

    BACI

    ResponderExcluir
  3. Vc esteve só aprontando coisa linda por ai, derreti nestes porta coisas, ameiiiii!
    Os vasos são lindos, originais, o guarda sol é fantastico, linda ideia!
    Bjs doces!

    ResponderExcluir
  4. Sandra também sou catadora (hoje chamam de agente ambiental para ficar mais fino...) desde criancinha! Desde que criança que me lembro de minha mãe usando caixotes para fazer armários aqui em casa!
    Ameiiiii de paixão suas idéias com os caixotes, o bom gosto na escolha das cores, das letras, da reutilização do estrado da cama!
    E essa máquina de lavar? Santo Deus! Que luxo! ficou a coisa mais mimosa do mundo!
    Ameiii tudo Sandra! Vou compartilhar no facebook para que mais pessoas admirem essa maravilha!
    Obrigada querida catadora, vamos catando e transformando o mundo !
    Beijooooo
    Parabens

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente amei! Fiquei encantada com as peças e naquilo que elas se transformaram! Ter o dom de ver as possibilidades não é pra qualquer um! beijo grande querida! :)

    ResponderExcluir
  6. Sandra!!
    Já estava com saudades de ver tanta coisa bonita! Parabéns, tens o dom de transformar o lixo de uns no luxo de outros!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Sandra vc me tirou o fôlego. Menina do céu, vc é mais do artista, do que mágica, vc é surreal. Como consegue visualizar o belo no lixo? Você tem de ter um programa na tv rural, a audiência ia bombar. Nem tenho palavras para escrever mais nada. bjss e boa tarde.

    ResponderExcluir
  8. Meu orgulho!!!!
    Uma pessoa que tem o dom de ver além dos objetos é uma pessoa abençoada, vc é!
    Tudo ficou lindo, os vasos estão maravilhosos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Amei esses armarinhos, Sandra. Haja criatividade para tantas criações lindas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá querida, há quanto tempo não falamos?
    Adoro seus achados, suas catanças, suas reformas.
    Tudo tão lindo e bem cuidado.
    Que bom ter mãe pertinho, né? e pai também!
    Agora...bom mesmo é o nome da cachaça kkkkkkkk!
    Deve ser deliciosa, como o nome, bem diferente.
    Bom perceber que continuas a mesma, com bom gosto e disposição.
    Beijos amiga, tenha um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Sandra,
    de cara, gostaria de dizer, q seu blog é inspirador. No entanto, fico animada p fazer minhas "artes".
    Sobre o post, ficaram lindas as cxs e adorei as plantinhas na máquina de lavar, q charme!
    Bjos.
    lùcia K. Semoto Garcia.
    Rio Negro - MS.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Sandra, estava com saudades!! Ser catadora é ser consciente, e isso eu somos e gostamos, não nos envergonhamos, não é mesmo?. Seus armarinhos ficaram graciosos, cor e decoração (sua peças são fofas). Menina, que achado foi esse... a máquina de madeira!!! Só não vou ficar com "inveja" porque ganhei uma da minha sogra que se não trouxesse ia para o lixo. Ainda não mexi nela, mas já tenho a muda do coqueirinho que vai adorná-la. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  13. Adorei as suas transformações!!! É tão bom ver que conseguimos reaproveitar o que iria para o lixo. Seus vasos ficaram lindos!! parabéns pelo trabalho!

    bjos

    ResponderExcluir
  14. ah Sandra eu adoro vim aqui pois estou sempre apredendo com você,voc~e faz maravilhas com seus achados e como sou uma catadora mas sem apoio,pois marido detesta rsrsrs eeu nem ligo rsrsrs eu nunca tinha visto esta maquina de lavar de madeira você é criativa demais,parabéns estao lindos tudo bjss

    ResponderExcluir
  15. Menina, vc tem sorte e tem o dedo bom pra conseguir essas coisas passíveis de reaproveitamento...
    Estou com uma mina de ouro em mãos e estava torcendo pra você aparecer...
    Uma amiga reformou a casa, e trocou: janelas, armários, muita coisa. Estamos restaurando e fazendo várias peças, porta chaves, quadros, nos que tem espelhos, aplicamos estêncil e estamos conservando as ferragens, dobradiças, puxadores.
    Temos 2 calceiros que vamos transformar em porta colares, ou porta echarpe, o que vc acha, dá certo? rs
    Sou aprendiz e vc é minha inspiração. Estava com saudade.
    Bom fim de semana, beijo.

    ResponderExcluir
  16. Fiquei tão ansiosa pra falar dos meus achados que esqueci de dizer que este verde do armarinho é divino...e a máquina de lavar ? Gente , é tudo!
    Parabéns pelas ideias de transformação.
    Beijo, de novo.

    ResponderExcluir
  17. Sandra.!!!!!!!!!!

    Graças a Deus eu tb sou CATADORA, aliás acho que sempre fui,pois não consigo jogar nada que tenha utilidade, me orgulho muito disso,e saber que outras pessoas pensam como nos ,que somos catadores me deixa muito feliz.

    Sandra, vc como sempre consegue surpreender cada vez mais, com suas criações inovadoras e, maravilhosas ....Parabéns Minha Querida.
    Adoro ver qdo tem postagem sua...

    Bjos.

    ResponderExcluir
  18. Olá Sandra, tudo bem?

    Menina, você não pára nunca não? Quanta produção, quanta coisa bonita. Eu fico aqui so babando, pois eu não consigo organizar meu tempo para os meus projetos.
    Tudo está muito bonito, mas os armarinhos ficaram excelentes.

    ResponderExcluir
  19. Quanta coisa linda ,adorei os armarinhos ,parabéns pela criatividade e o reaproveitamento e a transformação de coisas que iriam parar no lixo ou até em rios ,beijos

    ResponderExcluir
  20. OI Sandra!!!
    Nossa quanta coisa linda menina! Que lindo ficou o armarinho azul!
    E as suculentas ficaram um charme!
    Olha amiga, te falei que achei o Byo Cleaner né?
    Então amanhã vou te citar no blog, venha ver...
    Vou iniciar minha janela (finalmente)
    Beijos minha querida
    Canela

    ResponderExcluir
  21. Sandra querida, somos catadoras com muito orgulho, né não?
    Sandraaaaaaaaaaaaaaaa do céu, pirei com seus armarinhos! E eu te pergunto: por que não moras perto de mim???
    Você faz cada coisa linda, fico babando aqui!
    Amo os móveis que montas, as cores que usas, é tudo perfeito!
    Menina, ganhei 50 pallets outro dia, vc. acredita?
    Quanto aos vasinhos, amei seus trabalhos, acho que você pinta muito bem!
    Parabéns por tudo, e obrigada por nos presentear com tantas maravilhas!!!
    Bjossssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  22. Sandra que post lindo, teus trabalhos maravilhosos, parabéns por tudo isso memina adorei cada relato. Ah! também sou catadora separo lixo, e reciclo o que me agrada. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  23. Noossa que exemplo! Que arraso, sua mãe tem toda a razão, irresistiveis que ficaram, parabéns, Sandra! bjinhos.

    ResponderExcluir
  24. amiga querida que saudades!!!!
    Quanta coisa linda por aqui...como sempre!!!
    Eu também sou catadora com muito orgulho!!!
    Estou sumida porque estou com visitas, logo tudo volta ao normal.

    bjus

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  25. Muito bom poder ter em casa essas mimosuras "catadas" e transformadas.
    Bem melhor que esses móveis que hoje estão por aí, nas grandes lojas e que não resistem nem a uma lixa de unhas!
    Continuemos catando, transformando e reciclando para fazer a diferença no nosso querido Brasil tão judiado...

    ResponderExcluir
  26. Falou e disse Sandra! é isso aí tbm sou uma catadora consciente isso me faz feliz bjs estava com saudades!

    ResponderExcluir
  27. Sandra querida, saudades de vc.....parabens p/tds os catadores, q/bom q/as pessoas estão se concientizando da necessidade de reciclar.
    Parabens pelos trabalhos, como sempre lindos e c/seu charme.
    Tenha um fim de semana cheio de paz.
    Bjs,
    Rai

    ResponderExcluir
  28. Passando rapinho para te desejar um final de semana de paz e luz!
    Bjoks mil

    ResponderExcluir
  29. Agora eu entendi o porquê do sumiço! Estavas trabalhando bem quietinha, né? Lindos teus trabalhos! Ótimas ideias! Bjinho!

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Bom demais ser catadora hem? Adoro ler seu blog, me faz uma bem danado e me serve de inspiração! Beijos e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  32. Olá ! Amei tudo. Adoro seu blog e espero sedenta por novos posts. Deus ilumine seus caminhos e que nunca lhe falte inspiração.
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  33. Lindoooss!!! Nossa amei seu trabalho, eu também faço as minhas artes com caixotes mas, tenho que aprender muito.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  34. Sandra, que lindo os trabalhos, você realmente é uma catadora que transforma tudo em lindos objetos, decoradores e de bom uso!

    Amo demais!
    Parabéns e que bom que toda a família gosta e ajuda... acho bem bacana isso...
    Esses dias encontrei uma moldura de espelho que já vou restaurar para fazer um porta retrato grande... não vejo a hora de coloca-lo na parede com lindas fotos... :D


    Beijos e Boa Semana
    espacocriativoella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Obrigada pelo carinho amiga, que bom que gostou da matéria na revista...eu também me sinto orgulhosa de ter perto de mim uma pessoa talentosa como você.

    bjus

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  36. aiaiai, estou precisando urgente de prateleiras e onde vou vejo post de prateleiras isso é um convite para que eu saia a caça de caixotes para fazer as minhas hehe, agora vc disse que nao sabe pintar vasos? ficaram liiindos sandra, maravilhosos mesmo, mas me diz a plantinha nao morre se pintarmos os vasos? se nao entao vou pintar alguns aqui em casa pois estão ficando feios!, amei as prateleiras, os vasos e aquela antiga maquina que virou floreira tudo lindo!

    bjus amada.

    ResponderExcluir
  37. OIEE!!! TD BEM??? QUE BOM QUE GOSTOU EU AMEI AS IMAGENS ESSE TEXTO FALA BEM LÁ NO FUNDO DO CORAÇÃO,FAZ A GENTE RENASCER, TBM ADOREI ESSE BARRIL TÓ LOUCA POR UM PRA FAZER ARTE KKK BRIGADIM VIU!!! BJS VC É SEMPRE BEMVINDA. ATE!!!!

    ResponderExcluir
  38. Oi Sandra!!! obrigada pelo recado, poxa não tive a ideia de usar a geladeira para nada o cheiro estava tão horrível que só pensei em mandá-la para a reciclagem, que pena :( fiquei triste agora daria uma boa lixeira comunitária até mesmo para o lixo que vai para a reciclagem, fiquei triste agora :(
    De qq forma adorei a dica e o blog beijos 1000
    Maíra

    ResponderExcluir
  39. Sandra,
    To sem palavras para o trabalho que voce fez nas caixas, simplesmente incrivél, até chamei marido para ver esse post comigo. Adorei tanto as suas transformações que vou compartilhar seu post lá no face, alias suas restaurações são 'the best'.
    Ah...também sou catadora.
    Bjs e tudo de bom

    ResponderExcluir
  40. Você acaba de me dar uma ideia para as caixas que estamos catando para a Freguesia: de uma caixa posso fazer duas!
    Bom fim de semana,
    Jo

    ResponderExcluir
  41. Oi Sandra!
    Também tanho saudades das tuas visitas!!
    Mas nem posso reclamar porque também ando sem tempo pra visitar hehe
    O dia tinha que ter umas 40 horas pra dar tempo de fazer tudo né?!
    Adoro as coisas que você recicla... principalmente as cores!!
    Adorei os vasos ficaram lindos!
    A máquina de lavar então?! Noossa que linda que ficou no jardim...
    Eu tenho uma banheira que foi da minha mãe, ela é de latão e quero plantar umas suculentas nela e sempre deixo pra outro dia...
    Mas quando eu fizer eu mostro!
    Beijo beijoo e adorei a sua visita!

    ResponderExcluir
  42. Oi Sandra,
    Eu tb estou tentando fazer uma mágica com caixas como sapateiras para o quarto da minha filha...porémmmmm...eu não tenho habilidade alguma.
    Acho o máximo o que voce faz.
    Parabéns.
    Bjus

    ResponderExcluir
  43. Minha linda, gostaria de ser sua vizinha também, para conhecer de perto essa pessoa maravilhosa que é vc e tomarmos chá numa mesa feita por vc e arrumada por mim.Estou falando sério quanto ao programa de tv. Mande um email para a tv rural e exponha suas ideias, com certeza, vão te chamar para uma entrevista. A tv futura, também tem programas relacionados a assuntos rurais e reciclagem. Vá em frente, depois me conte. Sucesso e bjss.

    ResponderExcluir
  44. Ai amiga você é a catadora mais linda e charmosa do mundo!!!
    E que coisas mais lindas estas suas transformações!! um verdadeiro LUXO!!! deixa que sou tua fã de carteirinha!! quando eu crescer quero ser Sandra!!
    bejuu no coração!!
    Daniela

    ResponderExcluir
  45. Sandra querida,como sempre tudo que você faz fica lindo, meus parabéns.
    E estou com você, eu também sou catadora, concordo que nem tudo deveria ser descartado, afinal é mesmo um desperdício. Brasileiro que vai pro estados Unidos, quando chega lá monta uma casa só com coisas do lixo e quando vem pro Brasil fica tirando onda. Nós sabemos que o que não serve para nós, pode servir para o outro,né? E neste mundo capitalista que vivemos, o consumismo nos é enfiando goela abaixo e consequentemente vivemos num compra e joga fora sem fim. Bom, quero agradecer sua honrosa visita aqui na nossa casinha. Um abençoado fim de semana. Bjus, Rose.

    ResponderExcluir
  46. Oi Sandrinha!
    Sabe que olho sua foto no perfil e seu caelo parece muito d euma boneca de louça que eu tinha? linda linda lindaaa!!!
    Sandra um lindo final de semana para vc e sua familia!
    Beijo queridona!!!!

    ResponderExcluir
  47. Que massa :D Sou estagiária de Serviço Social numa cooperativa de catadores ;D Acredite, acho até livro no lixo que eles jogam fora... O que mais gostei das suas peças foi a floreira onde você colocou o protetor de sol e as caqueiras lindas pintadas! Minha vó adora trazer coisa da rua, pintar e reaproveitar... hehe
    Ah, já tinha visto essa campanha do catador!
    Amiga, tô seguindo aqui já!
    Te convido a conhecer meu blog:
    http://livrosebatons.blogspot.com.br/

    Beijão

    ResponderExcluir
  48. AMIGA VC. SABE Q. MEU ENCENTIVO E DESDE O PRIMEIRO CATADO ....FICOU LINDO TUDO O QUE VC. RECICLA FICA MARAVILHOSO IDEIAS FANTASTICAS....HA SUA COLEÇAO DE LATAS VAI AUMENTAR HIIII LINDA .....VAI AMAR....EU RECICLO PANOS FUXICOSSS VC. MADEIRA ACREDITO Q. ESTAMOS AJUDANDO O PLANETA DE ALGUMA FORMA NE....SUSTENTABILIDADE CHIC....ENTAO MAOS AO RESTAURO....PARABENSSS

    ResponderExcluir
  49. Maravilhoso amei tudo!!!! vc e sua família são demais.....bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha