Pular para o conteúdo principal

Paraíso é aqui!



Postagem para ser lida com muita calma! 




Sempre que penso em visitar meus pais, que vivem em uma cidade do interior do Paraná, me vem à mente um lugar muito especial. E, antecipadamente, faço um pedido a eles, que me levem a uma chácara de um casal de amigos. Cujo lugar, denomino “pedacinho do paraíso”. 
Para quem gosta de história, é um local perfeito para passar horas conversando, tomar um belo café com bolo de fubá, ouvindo o som d’água de algumas fontes naturais aos arredores da casa e as dezenas de passarinhos que cantam, disputando entre si quem comemora melhor a liberdade.

A melhor definição para este refúgio, é a frase do casal de proprietários, escrita em uma placa, na fachada da casa:

“... Extensão de nós.
Esta CASA que nos abriga e conforta foi feita para viver!
Tudo aqui é verdadeiro e o olhar do amor flui através das paredes!
Extrapola a imaginação e alcança a natureza.
Há um sopro divino em cada canto! Por isso gostamos tanto dela!”


Não há como definir onde começa e termina um ambiente. Conseguiram que tudo fosse contínuo. Uma linha delimitada apenas pela percepção de quem tem sensibilidade para captar o que esta morada é.

Ali, tudo é reaproveitado. Tudo tem destino certo. Tudo é premeditado e impensado. Tudo acontece, simplesmente. A vida chega e se aconchega tão encaixada pelos cantos da casa e da mata que não tira nada do lugar. Não é preciso pedir licença para estar ali. Basta estar. Como na frase da dona da casa, escrita noutra placa:

“Ta fácil! Tá claro! Tá bom! Olhei à minha volta e  adicionei mais humor à vida.”

Uma casa alternativa, onde cada elemento tem sua função. Seja iluminar, ventilar, dar privacidade, brincar ou chamar o sol, através de seus gradis de ferro nas janelas.

Os duendes e anões brincam de estátua, enganando os olhos curiosos de quem chega.
O casal de argila, admira-se da bela vista que tem, equilibrando-se sobre pedras e tijolos. Atrás, a árvore escorre para fora do pneu, onde outrora lhe serviu de berço, e sutilmente procura libertar suas raízes.

Dezenas de galos e galinhas garnizés pulam dos galhos para a charrete e desta para o chão, à caça de pequenos insetos. Passam os dias assim, livres, sem incomodar a nada nem ninguém.

A cozinha é quem nos recebe. Tudo conta história. Alguns móveis resgatados das ruas,  outros se exibiam em lojas de usados, e alguns mais foram doações de amigos, que, sabendo do gosto do casal, davam o destino certo para o que não lhes servia mais.

 Tudo tem função. Tudo é prático. Nesta cozinha, somente algumas paredes existem, o restante fica aberto, protegido apenas por portões de ferro trabalhados, em forma de tulipas.

No bar, as banquetas são antigas e vieram de um "boteco" da região. Receberam tinta verde e vermelha. 

No lado oposto ao bar, a bela cristaleira expõe as louças do casamento da mãe da dona da casa.

Os chapéus e a tarrafa dividem o cabideiro. O baú guarda revistas de decoração.

A carranca, jorrando água, chama pelo "barulho" da paz.

A tela de flores pintada pela artista Elvira Shein, sobre a qual citei no último post.

A lareira antiga, alemã, adquirida em uma loja de usados. As venezianas da casa da família, que fora desmanchada, agora é um belo biombo, com detalhes em ferro.

A vitrola onde o casal ouve seus vinis. A mesa e a poltrona, originais da década de 50.

Novamente a poltrona rosa, acompanhada de seu par verde.

Uma visão dos ambientes, que são integrados, e a mistura de estampas no sofá cama, sempre à postos para convidados que, seduzidos pelo local, resolvam estender a noite ao redor da lareira, acompanhados de um bom vinho e assuntos de outrora.   

A cozinha interna, para os dias de muito frio. Novamente as banquetas de "boteco". Ao lado, um pedaço de beiral de uma antiga casa, recebeu, pelas mãos da artista Elvira Schein, lindos pássaros azuis.

Aqui, ninguém se sente isolado. Tudo e aberto e iluminado.

Mais detalhes originais. Como a luminária da primeira casa que o casal viveu.

A varanda do segundo piso, com sua visão de todo o verde dos arredores.

Condomínio dos passarinhos.

O mais recente anexo: um charmoso lavabo.

A floreira de ferro, outrora enferrujada, agora se destaca pelo vermelho encarnado. A família de cofres de porquinhos, enfileirados pelo porte.

A bicicleta que não sai do lugar mas nos leva para longe.

O banco amarelo, feito de troncos de árvores que cairam sozinhas. A estante de aço fica na chuva e no sol. 

É preciso um bom tempo para apreciar os detalhes deste local. Caminhar junto da dona da casa, aprender um pouco sobre botânica e, principalmente, sobre nós mesmas. Mulher inteligente, fala pausadamente e tem uma gargalhada sincera e gostosa de se ouvir. Quem gosta das mesmas coisas tem assunto para infinitas tardes. 

As velhas galochas não desistem, agora servindo de simpáticos vasos.

Um porco desgarrado resolveu abandonar a família da economia e seguiu outro destino.

A cadeira amarela, feita de pallets juntados da rua.

As cadeiras de ferro, doadas por uma amiga, ficam em volta da mesa feita de tijolos e cerâmicas recicladas. Outro duende, já desbotado pelo tempo, mantém os olhinhos negros fixos. 



O orquidário onde a proprietária passa horas cuidando de suas dezenas de espécies.

O estrado de ferro e madeira da antiga cama Patente agora é tutor para um trepadeira.

O galpão guarda utensílios e ferramentas usados na estância, e não deixa de ser bonito.

O outro lado. Para quem já deu a volta pela mata, ouvindo o som de algumas das 13 fontes naturais existentes ali. Tomou café com bolo de fubá. Ouviu histórias sobre as peças que habitam esta bela casa. Enfim, um entardecer esplêndido, em ótima companhia. Um lugar onde tudo surpreende, pela simplicidade nas soluções, pela sustentabilidade, pelas atitudes positivas e pelo respeito ao meio ambiente.

Somos o reflexo do que pensamos! 


Abraços. 

Sandra


Comentários

  1. Só existe uma frase para este post: "É pura poesia aos olhos de quem lê", para quem faz leitura silenciosa, é claro. Amei cada detalhe.

    ResponderExcluir
  2. Espetacular! Excelente segunda-feira! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse lugar é o céu! Lindo e aconchegante. Enquanto olhava tinha a impressão de estar dentro disso tudo. Tenha uma ótima semana.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Menina!Isso que é lugar para se viver,realmente é o "cantinho do paraíso",amei cada cantinho.Parabéns,é muito bom ter pessoas e lugares assim para se visitar.Bjs e uma ótima semana,Val.

    ResponderExcluir
  5. Uau!!!! Que lugar !!! Muito lindo !!!! Adorei este post!!!

    ResponderExcluir
  6. Que lugar lindo...aconchegante,
    gostoso não me cansaria,de passear
    pela casa e quintal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Um sonho! Amo tudo isso realmente é o paraiso! bjs!

    ResponderExcluir
  8. Imagino como se faz para sair desse paraíso! Fotografia nota 10. Agora entendi o seu (bendito) sumiço (rsrsrs)!!!!!
    Uma abençoada semana para você. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra querida, fiquei maravilhada com esse lugar, um pedacinho do céu, mesmo, e que casa mais linda, a decoração muito inspiradora, reparei até no forno pintado, quanta bossa e bom gosto, perfeito esse lugar, um paraiso mesmo, bjinhos, obrigada por compartilhar tanta beleza, me fez muito bem passar por aqui, boa semana, amiga!

      Excluir
  9. Nossa td isso nos deixa livre leve e solto. muita natureza e td muito encantador lindo lugar e as fotas maravilhosa amei bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  10. Sandra que lugar cheio de imaginação!! Uma arquitetura no mínimo interessante, mas que dá pra sentir o coração dos donos. Cheio de amor na criação e cuidados. Adorei!!
    Quero aproveitar e fazer um convite pro sorteio de Carnaval que tá rolando no meu blog. Sem falsa modéstia, acho que vale a inscrição!! Dá uma espiadinha lá? Adorarei ter vc como seguidora, já sou sua!!
    bj e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Um lugar assim e realmente um palácio com direito a uma Rainha do lar,passa amor em cada canto, viajei pra lá no seu post, maravilhoso !Obrigada por dividir, me trouxe felicidade só de ver as fotos, um semana linda e abençoada para vc!

    ResponderExcluir
  12. MENINA QUE LUGAR MARAVILHOSO...OBRIGADA POR DIVIDIR CONOSCO ....SUA AMIGA É UMA ABENÇOADA MESMO.O MEU CANTINHO LA EM PONTA NEGRA(MARICÁ-RJ), É GOSTOSINHO TBM...PRETENDO O DIA QUE FOR MORAR LA DEFINITIVAMENTE QUE ELE FIQUE ASSIM...ACOLHEDOR, SIMPLES,COM ALGUMAS GALINHAS (QUE NAO COMAM MINHAS QUERIDAS PLANTINHAS,KKKKKKKKKK),ADOREI AQUELA FRASE DELA...VOU FAZER UMA ASSIM PRA MIM...SABE A QUE FIZ ASSIM QUE MINHA CASA FICOU PRONTA???? " QUANDO SONHAMOS SÓ É APENAS UM SONHO, MAS QUANDO SONHAMOS JUNTOS, VIRA REALIDADE"...ELA FICA NA FRENTE LA DE CASA.....
    UM GRANDE BEIJO QUERIDA...OBRIGADA PELO LINDO PASSEIO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Derretiiii
    Que lugar lindo, decoração retro linda, aconchegante, colorida, arrasou no post, amei!
    Bjs doces

    ResponderExcluir
  14. Sem palavras, para descrever a grandiosidade desse lugar. É realmente um paraíso, onde o verde se mistura às pessoas e à casa e a atmosfera é de paz e encantamento. Obrigada por compartilhar as imagens lindas e imagino o que vc sente nesse lugar maravilhoso. bjins e boa tarde.

    ResponderExcluir
  15. Olá Sandra!
    Que lugar maravilhoso!
    Dá vontade de sentar em cada cantinho só pra contemplar os detalhes.
    Parabéns ao casal pelo bom gosto!
    Estás linda nessa nova foto do teu perfil...rsrsrs
    Beijos!
    Elisa

    ResponderExcluir
  16. Vc voltou com estilo, né Sandra?! Que beleza de lugar, que cuidado, que história! Adoraria conhecer esta casa e estas pessoas!! AMEI!

    Beijos e ótima semana!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Quanta coisa linda!!!
    Meu Deus! stou encantada...não me canso de apreciar estas imagens maravilhosas
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Sandra! Estou aqui meio boba com tanta beleza e bom gosto.
    parabéns aos seus amigos, e parabéns a voce pela bela postagem.
    Meu blog está com problemas, não avisa os amigos sobre novas postagens.
    Portanto, dá uma passadinha lá vez ou outra, certo querida?
    Novamente digo que suas fotos estão perfeitas, apesar que não é dificil fazer lindas fotos em um local tão abençoado.
    Tenha um lindo dia minha amiga, beijos.

    ResponderExcluir
  19. Olá Sandra

    Quem está vivo siempre aparece, e aquí estou eu.
    Fiquei encantada com esta maravilha. É uma pousada?

    Bj000000000.....................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  20. Que lindo Sandra! Difícil relacionar aqui, quais os detalhes que mais me encantaram. O porco desgarrado, a bicicleta que não anda mas vai longe...nossa! Não sei o que é mais encantador, se o sítio ou o teu texto. Adoro como escreves, é uma poesia! Um dia, quem sabe, o Recanto em Maquiné ficará assim... Bjinho!

    ResponderExcluir
  21. Realmente esse lugar é um paraíso!!!
    Meu Deus amiga...me leva da próxima vez por favor!!!!
    Obrigada por compartilhar essas maravilhas com a gente.

    bjus

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  22. Oi Sandra
    Maravilhosos!!! Adoraria morar num lugazr assim, realmente é um paraíso. Entre tantas coisas lindas recuperadas nem sei dizer do que gostei mais...Adorei as galinhas criadas soltas...Fico muito feliz quando vejo bichinhos felizes e livres...
    Parabéns pelo post, foi incrível esse passeio!!!
    Um abração!!!

    ResponderExcluir
  23. Sandra, q/lugar lindo e a paz q/transmite, fiquei encantada, parabéns p/o casal, q/cuidado, q/dedicação.Viver num lugar destes deve ser maravilhoso.
    Bjs,
    Rai

    ResponderExcluir
  24. Sandra, que lindo o post!!
    Adorei a casa, sua história, os detalhes, o carinho e o cuidado dos donos com a morada deles!

    bjos e bom retorno!!

    ResponderExcluir
  25. que delicia ler cada detalhe dessa casa maravilhosa, amei cada detalhe, cada movel cada espaço e cada pintura o jardim esta quase uma mata nativa lindo de viver , eu amaria poder viver num lugar assim simples e cheio de vida e historia pra contar, tb adoraria conhecer a dona dessa casa ainda mais que ela fáz café com bolo de fubá!

    Sandra querida, amei o post, maravilhoso, uum passeio e tanto mesmo que virtual.

    bjinhus querida, muitas saudades.

    ResponderExcluir
  26. Ain de fofura de lugar, super aconchegante!
    Não sei o que mais gostei hahahah, porque gostei de tudo!

    Indiquei vc para participar da Restrospectiva Coletiva, passa no meu blog.
    Bjosss Dam

    ResponderExcluir
  27. Oi Sandrinha, Nossa que casa é essa, é um misto de loja com antiquario, qt coisa para ser vista e apreciada, adorei as fotos e a decoração. Amei o jardim, muita aria verde e belos cantinhos aconchegantes...Flor vc recebeu meu e-mail com as fotos dos numeros ? bjs
    Boa Semana !!!

    ResponderExcluir
  28. Este lugar é um paraíso mesmo!Obrigada pela visita e pelo carinho!A amizade não tem preço!Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Sandra que demais, realmente um paraíso. E a gente as vezes encontra amigas reclamando por ter o que limpar e fazer nuns apertamentos de 80m2 no máximo, rs. Como pode tão enorme, tudo organizado e melhor com liberdade de viver realmente.

    ResponderExcluir
  30. Mostrei esse link para a Sandra Ferreira do Magia Artesanattos e ela ficou encantada. Disse que deu aquela emoção pois lembrou de quando era pequena...
    Que lugar mais lindo!

    Ali não existe stress!rsrsrs

    ResponderExcluir
  31. Aí com certeza é o paraíso.
    Que casa linda, cheia de móveis e objetos com história, com carinho e cuidado em cada detalhe. Uma casa cheia de amor.
    Obrigada por nos presentear com esse lindo post. Agradeça também aos donos da casa por permitirem a apresentação desse paraíso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Sandra

    Bom dia ;)

    Nossa que postagem maravilhoso, que casa linda, parabéns.

    Aproveitando passei pra convidar vc a visitar meu blog pra ver as novidades e aproveitando se inscrever no 2° sorteio de aniversário do blog, aproveite e boa sorte. click na foto do lado direito do blog.


    http://capimsantoartesanato.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Nem precisa falar nada Sandra o post já diz tudo, M A R A V I L H O S O! Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  34. Oi Sandra parece que vc adivinhou, essa tarde fiz um mobile com eles amanhã tiro fotos e coloco no blog.

    Obrigada pela visita, não esquece de se inscrever no sorteio, bjs

    ResponderExcluir
  35. Sandra..q casa é esse hein!!! MARAVILHA!!! perfeito... sem palavras!!! Não é a toa que vc quer sempre fazer uma visitinha qdo vai p a casa de seus pais... claro, ne...


    Ja postei a minha cadeira de calcinha coo tinha te comentado.
    Bj

    ResponderExcluir
  36. Oi Sandra, bom dia linda flor!!!!
    Primeiramente venho agradecer o carinho que comentou sobre minhas coisinhas no blog da amada Ana Maria "Jeito de Casa", muito obrigada pelas palavras de carinho.
    Estou tentada a fazer um blog para mim, mas maridão tem que ajudar, o tempo é escasso, rsrsrs.
    Coloquei seu blog em meus favoritos,sempre que der estarei por aqui.Amei...
    Bjins doces.
    Marcinha Rocha
    marcinha.rochinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Oi Sandra,
    Que maravilha de casa!!
    Cheio de vida, beleza, história, criatividade, bom gosto....tudo!!
    Impossível ir num cantinho desse e não querer voltar. Acredita que eu ouvir o canto dos pássaros?...rsrsr.

    ResponderExcluir
  38. Oi Sandra, vim agradecer e retribuir sua visita ao blog.

    Que chácara linda esta, é um pedacinho do paraíso!
    Nasci no campo, talvez por isto goste tanto de mato, barro e água.


    Beijos e desejo uma linda semana


    Audeni

    ResponderExcluir
  39. oi minha flor, que lugar maravilhoooooso.
    amei a natureza , bom gosto en cada cantinho da casa, cores maravilhosas,plantas que eu adoro , meu deus que lindo lugar cheio de energias positivas , que deus ilumine os donos do paraiso e voce por compartir com todas as amigas blogueiras!!!!
    beijos com perfume de fresias e lavandas****************
    regina iara

    ResponderExcluir
  40. Sandra
    Parabéns pela postagem!
    Eu amei cada palavra, cada descrição...
    O lugar é lindo, onde cada detalhe nos mostra o grande amor que existe neste paraíso e que te inspirou divinamente.
    Um grande abraço e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  41. oi Sandra
    que lugar fabuloso, já me imaginei sentada nesta salinha escutando os discos de vinil com a dona da casa,e "sorseggiando" um ótimo chianti.
    flor finalmente saiu a mesinha que te falei.
    gran bacione

    ResponderExcluir
  42. Sandra eu estou apaixonada por essa casa, por cada detalhe. meus olhos se iluminavam a cada foto e cada palavra.amei.já estou te seguindo.bjs

    ResponderExcluir
  43. Sandraaa, cadê vc menina? esta de férias né, com toda certesa, espero seu voltar, estou com saudades!

    bjus!

    ResponderExcluir
  44. Sem palavras...Estou economizando ar pois fiquei embasbacada!Lindo demais tudinho!Ótima semana!

    ResponderExcluir
  45. Nossa, colirio para os olhos. Quantas fotos lindas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  46. Olá, Sandra! Adorei seu recadinho! Menina, que lugar delicioso, heim? Um verdadeiro paraíso seus pais vivem. Adorei a 1ª foto com as galinhas...rsrs...bjs: Carol Carneiro

    ResponderExcluir
  47. Um paraíso, para quem gosta de madeira, como nós. E para fugir desse calor ao qual Curitiba não está acostumada!

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde Sandrinha, fiquei muito feliz em receber sua visita em meu Blog, venha sempre! Minha preciosa, isso aqui é uma Morada dos sonhos, lindooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo demais seu blog, já estou te seguindo e você esta na minha lista de blog favoritos!!! bjsss e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  49. Meu Deus!!! Obrigada por eu ter criado o meu blog e assim poder chegar a pessoas e terras mais distantes! Sou uma sonhadora, uma apaixonada pelas pessoas e pela vida! Seu post É LINDO!!! MUITO OBRIGADA por essa viagem maravilhosa! Por fvr mande meu abraço forte para este casal MARAVILHOSO!!! Que Deus os encha de muita saúde e felicidade. O lugar é um sonho! Os móveis, os objetos, as flores....É PRECISO SABER VIVER!!! Grande BjO Sandra! Vera Moraes - AQUI TEM DE TUDO - www.veramoraes.com.br

    ResponderExcluir
  50. Sandra, sem dúvida esse lugar é um pedacinho do paraíso, até microondas azul eles têm! Um lugar encantador, dá vontade de chegar, e ficar.

    ps.: não tem azulejos em minha cozinha, aquelas "bolas" na parede são adesivos. O bom é que quando me cansar eu posso retirar facilmente :)

    ResponderExcluir
  51. Sandra querida, fiquei tão maravilhada com este post, que estou sem palavras!!!
    Fiquei olhando cada detalhe, encantada!!!
    Que lugar maravilhoso, os donos devem ser pessoas incríveis!
    Amei os dizeres das placas!
    Te agradeço por nos mostrar tantas coisas lindas, me fez um bem danado!
    Bjossssssssssssss e um lindo final de semana pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  52. Nooossaaaa, que lugar iluminado!! Parabéns aos proprietários desse paraíso. Simplesmente MARAVILHOSO!! Que privilégio desses seus amigos. obrigada Sandra por partilhares tanta beleza. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  53. Sandra, você disse: "Postagem para ser lida com muita calma", mas eu acho que é para ser lida com a alma. Linda, linda! Bjs

    ResponderExcluir
  54. Oi Sandra , que lugar MARAVILHOSO, amei cada detalhe, olhei várias vezes a mesma foto para ter certeza que não tinha perdido nadinha
    AMEI, simplismente lindo! obigada por compartilhar conosco!
    Beijos
    Maíra

    ResponderExcluir
  55. oi sandroca,que lindas que ficaram as fotos. será que sua mãe ja viu?? Adoro esse lugar!! muito bom !!Eos moradores são muito especiais!! beijuuuus

    ResponderExcluir
  56. Sandra ....
    É o paraíso, sem palavras.....dispensa comentários..!!!!


    Bjo minha querida....

    ResponderExcluir
  57. Que passeio mais divertido deve ser essa visita! Quantos detalhes, quanta coisa prá ser observada... adorei!!!! A dona da casa deve ser muito legal!

    Bjs

    ResponderExcluir
  58. Sandra! adorei visitar este espaço.´Poesia, aconchego e muitas emoçoes boas e calmas.Gratidão.felicidades pra ti e teus familiares queridos, aos amigos e demais ao teu redor.Abração.Uma fã, Lilian

    ResponderExcluir
  59. que lugar lindo nunca mais sairia dai tudo em harmonia me deu uma paz olhas esse pos hoje

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha