Pular para o conteúdo principal

Soldado resgatado

Durante uma escavação em nosso quintal, encontramos muito bem enterrado, um soldadinho de ferro. Pedia por resgate há anos. Ali, solitário. Fora o único sobrevivente da catástrofe que os antigos moradores tinham transformado este espaço. 
Pobre soldado, já se dava por vencido. Apenas um fio de esperança havia em seu coraçãozinho enferrujado. Mas, o tilintar do fio de uma enxada, soando em seu peito de herói, o fez renascer. 
Seu resgate foi emocionante, meus filhos protestando em volta, dizendo que não valeria a pena socorrê-lo. Mas, além do ferro carcomido pelo tempo, consegui ver dois olhinhos. Fora levado com emergência para minha bancada de trabalho e o resto da história você pode ver a seguir...

Imediatamente ao vê-lo, retornei a minha infância, para a velha casa de madeira, com suas venezianas verde-coloniais, que vários soldadinhos, à postos, seguravam abertas nos dias de vento. 
E recorrendo as técnicas aprendidas nas aulas de restauro, investi meu tempo na recuperação desta pequena pecinha carregada de história:
01 - O soldadinho em seu estado original;
02 - Três dias mergulhado em suco de limão puro;


03 - Aqui, já limpo por uma escovinha de aço. E eu estava certa sobre seus olhinhos, e o elmo está perfeito;
04 - Duas mãos de Primer e está pronto para receber a cor final: tinta spray amarela.




Pensei em usá-lo para pendurar a toalha de rosto no banheiro, acho que seria um trabalho leve e agradável para um guerreiro sofrido. Procurei uma base em madeira para fixá-lo...

05 - Escolhi uma frente de gaveta em MDF, que achei por aí;
06 - Lixando esta peça, descobri um caminho de cupins;
07 - Mas aqui eles não tem vez: dá-lhe Jimo Cupim nesses pestinhas;
08 - Espalhei o Jimo com pincel em toda a peça e fechei em um saquinho de mercado por 20 dias. Nem a alminha deles sai ilesa.

Depois do tempo certo, continuei a missão. Tampei o caminho com massa F12 branca e lixei, ficou a marquinha, mas o que é esse detalhe perto da guerra enfrentada pelo nosso herói, não é?! O acabamento da tinta spray não ficou grande coisa, pois como o soldado é articulável, a tinta vai sendo gasta onde há movimento. Mas cuidarei para que ele tenha uma história mais bonita desta vez.

O objetivo de mostrar este pequeno trabalho é fazer com que vocês não desistam facilmente de seus planos de restaurar algum objeto. E veja que solução maravilhosa e acessível temos: suco de limão puro. Quer algo mais banal? E é milagroso. Experimentem também em velhos puxadores, dobradiças e ferragens de ferro e latão, e depois me contem o resultado. 


E aproveitando, mostro a seguir um trabalho feito por minha sogra, que além de costurar muito bem ainda faz crochê e tricô.

Em um brechó, próximo de casa, comprei uma blusinha de crochê, tinha alças de quadrados e era curtinha, para mostrar a barriga. Amei a peça e a vendedora me deu um olhadinha, deve ter pensado "Essa aí não tem espelho em casa." Mas nem me passou pela cabeça usá-la como blusa, mas sim aproveitá-la em uma almofada. E ficou linda, os pontos e as cores são divinos. Olha que investi só R$5,00, uma bagatela por algo originalíssimo. 
E fica aí outra dica para vocês, se aventurem por brechós pelas suas cidades, e procurem esses de bairros mesmo, pois é ali que os tesouros se escondem.

Pessoal, ando feito louca, tentando fazer de tudo um pouco, o tempo voa, filhos de férias, projetos de interiores e sonhos. Fico alguns dias sem nem ver os e-mails, pois não adianta vir correndo, e hoje, que tinha folga a internet resolveu se dar folga também, quase o dia todo.

Abraços e espero a opinião de vocês sobre meus trabalhinhos acima.





Comentários

  1. Sandra, cada dia que te leio, te admiro mais!! Impressionante o q três limões e a tua boa vontade e teu olhar foram capazes de fazer por aquele que um dia segurou bravamente uma portinha de madeira maior e mais forte para que a luz entrasse pela casa! Fiquei encantada mesmo,
    Bj

    ResponderExcluir
  2. E o soldadinho volta ativa, ficou 10.
    A almofada, sem comentários, além do precinho mara a reutilização 100% diferente, amei.
    Correria sempre né, mas graças a Deus.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Guria tô apaixonada.Que soldadinho fofo!!!E agora bateu um remorso de ter doado uma blusinha assim...hehehehe. Mas foi antes de virar blogueira e conhecer pessoas maravilhosas como tu. Um beijo no coração!

    ResponderExcluir
  4. Sandra, eu não sei o que tenho no sangue ou de quem herdei isso, mas eu não posso ver uma peça desse tipo, ou outra parecida (na rua, na estrada, em terrenos baldios), que eu já pego para tratá-la. Depois vejo como dar utilidade para ela, rs...rs. Tenho tirado a oxidação com (pasmem!) Coca-Cola. Deixo a peça mergulhada durante a noite e no dia seguinte tem-se a impressão de ter sido até lixada. Muitas vezes, contudo, a peça fica meio "carcomida". Essa do suco de limão é sensacional. Ficou perfeito o soldadinho.
    Vivendo e aprendendo. Gostei muito da postagem.
    Beijo no seu coração.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  5. bom dia Sandra
    hoje finalmente mostrei as cadeira que fiz.
    querida obrigado pelas dicas.
    foram muito preciosas para mim.
    eu não usava o rolinho, mas só o pincel.
    comprei e estou adorando.
    não sou ainda muito pratica não ...mas com o tempo.
    na loja de material que fui achei uma coisa que foi um verdadeiro achado, è um pincel,mas no lugar dos cabelos tem uma esponja.
    estou usando ele e estou amando.
    depois posto a dica no blog.
    e quanto ao brecho eu não preciso de incentivo não rsrs
    aqui pertinho da minha casa tem dois e eu passo lá toda semana.
    é já comprei muitas coisas por lá.
    adorei seu soldado amarelo e suia blusinha que virou almofada.
    eu ficou curiosa..essas coisas que você faz são para você ou você vende ???
    um ótimo inicio de semana


    bacione

    ResponderExcluir
  6. NOSSA, TAMBEM VOLTEI A MINHA INFANCIA AGORA, MINHA MAE TINHA DESSES EM CASA NAS JANELAS..SAUDADES ..BJOS E UM FELIZ NATAL PRA VC E TODA A FAMILIA

    ResponderExcluir
  7. Lindas idéias,Sandra! Dá prá sentir o carinho com que vc trata cada etapa do trabalho...E o resultado, maravilhoso!
    Grata pela carinhosa visita, lá no meu cantinho...Amei!
    Bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
  8. Amiga que trabalho lindo e minucioso!!!
    AAA eu vi a cupula que você forrou!! ficou linda boba, ameia chita de otimo gosto!! e obrigada por falar de mim aqui no seu cantinho que admiro muito e me serve de inspiração sempre!!!
    Este final de ano foi assim super puxado pra mim, cuidar da casa, das crianças e das encomendas não foi facil, mas eu venci!!! rss e estou muito feliz com isso!!
    Mas eu não poderia deixar que esse ano passe sem vir aqui agradecer a você pelo carinho que me deu neste ano!! gostei muito de conhecer você e aprender coisas novas!! sinto você como uma amiga querida, se a gente não morasse tão... tão distante eu iria tomar um café ou chimarrão ai na sua casinha!!!
    Fique com Deus e mais uma vez obrigada!!!
    DAniela

    ResponderExcluir
  9. Amei a sua narrativa sobre o heróico soldadinho de ferro tenterrado ainda com vida no quintal de sua casa. Você me fez viajar com você até o quintal e durante todo o socorro ao veterano de guerra estive ali, a seu lado, torcendo por ele.Sandra você me encanta com tanta poesia que vê em todos os detalhes da vida.
    Beijos e um ótimo Natal e um ano novo cheio de realizações, para você sua família e especialmente para sua sogra dona Ivone
    Com carinho
    Jerlei e Vanessa Saad

    ResponderExcluir
  10. Sandra, que lindo o soldadinho!!
    Lembra muito a casa da minha vó!! Tinha em todas as janelas!!
    Legal saber que suco de limão tira todas as cracas!!!
    Adorei ele assim amarelinho!
    E a almofadinha, que coisa linda!!
    Eu queria aprender a fazer crochê... mas o ano passou e eu não aprendi...
    Fica pra 2012 rs
    Estou fazendo um post pra mostrar meu armarinho,
    quando estiver pronto te aviso!
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra ficou um mimo seu soldadinho, que bom que resolveu restaurá-lo, valeu a pena...ficou lindo!!
    E essa almofada menina que coisa fofa, eu sou muito suspeita pra falar ... mas eu amo croche e acho um luxo, estou com algumas prontas, falta fazer o forro e enchê-las, mas com essa correria de final de ano já viu néh...vai ficar pro próximo ano.
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
  12. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    SANDRA

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA, TOQUE DE CANELA ,STAR WARS,

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  13. Realmente ficou uma graça! Parabéns.
    Bjo
    Maíra

    ResponderExcluir
  14. Sandra parabéns, seu soldado ficou novo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Nossa, na casa de meu pai, ainda tem esses soldadinhos segurando as janelas! Alguns até sem força já.. rs aposentados....
    Gostei do seu espaço, voltarei mais vezes.
    Feliz Natal pra vc e sua família!
    Bjos Bruh! =**

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Sandra ,que bom que vc veio me visitar,adorei seu blog é 1000,nossa sabe estes soldadinhos tem na casa de minha mãe é para segurar as janelas abertas pro vento não bater ,depois de restaurado ficou lindo ,me identifiquei muito com vc ,também gosto de restaurar moveis velhos,mas é só um passa tempo gostoso nada profissional.Conheço sim barba de pau é aquela que coloquei no presépio,na igreja também montamos a árvore domingo ,já é tradição.vou parar por aqui senão vou escrever um jornal rsrs,vou segui-la .Beijos e tenha um òtimo Natal e um feliz ano novo,obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  17. Nossa...achei muito legal seu Blog...adoro estas coisas!
    Eu já morei em uma casa com esses soldadinhos nas janelas e me recordei!
    Já reformei mesa que achei no caminhão de lixo, coisas recicláveis, carrinhos de mão, e agora estou terminando um banco...vou colocar no Blog amanhã! Passa lá em casa e dá uma olhada nas minhas pequenas artes!
    Agora vou continuar passeando por aqui e te seguir...adorei!
    Bjs e boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  18. Oi Sandra, Foi uma delicia ler sua narrativa sobre o soldado resgatado", quanta paciência amiga e que determinação .... Adorei seu comentario lá no blog, foi um prazer ter te conhecido e participado do sortei que vc fez.
    Que seu Natal e Ano Novo sejam repletos de felicidade e prosperidade. Muito Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia minha lindona!
    Está chegando o Natal...
    Queremos armar uma árvore em nossos corações e colocarmos, no lugar de presentes, os nomes de nossos amigos... os de longe e os de perto, os antigos e os recentes, os que vemos todos os dias e os que não, os que recordamos e os que esquecemos, os das horas difíceis e os das alegres, os que sem querer ferimos e os que feriram, os que conhecemos profundamente e os que superficialmente, nossos amigos humildes e os importantes, aqueles que nos ensinaram e os que aprenderam. Queremos uma árvore de raízes profundas para que os nomes nunca sejam arrancados de nossos corações. Uma árvore de folhas largas para que os nomes vindos possam se juntar aos existentes. Uma árvore de sombra agradável para que nossa amizade seja um momento de repouso na luta pela vida. Que o espírito do Natal faça de cada lágrima um sorriso, da amargura a sabedoria e de cada coração uma casa aberta para receber a todos. FELIZ NATAL!
    Bjokas...da Bia!

    ResponderExcluir
  20. Oi!!!! Passando pra desejar um Feliz Natal e um 2012 sensacional.
    Bjs,
    Claudia Melo

    ResponderExcluir
  21. que bom que o soldadinho encontrou uma amiga de verdade, e ela deu de presente a ele o que mais de proveitoso poderia existir, (O uso), ele deve ter ficado muito feliz por voltar a servir.

    minha amiga , estou aqui lixando, pintando,lixando... ja fiz isso em duas delas falta a terceira quero lixar e pintar hoje ainda, as outras duas estão esperando a lixa 100 para serem desgastadinhas e na base delas vou fazer uma decoupage com flores e depois dar aquele acabamento que vc me indicou com o vernis em aerosol.

    bjinhus amada, boa tarde pra vc!

    ResponderExcluir
  22. Desejo a você e aos seus familiares Feliz Natal e Próspero Ano Novo, que Deus proporcione muito amor, saúde, paz e felicidades.
    Estes são os meus sinceros votos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Adoramos o seu blog,é maravilhoso e semre estamos por aqui conferindo todas as novidades.
    Desejamos a vc e todos os seus um feliz Natal e um ano novo repleto de saude e muito sucesso.
    Super beijos da Glorinha.
    Para melhor posicionar o seu blog,clicamos no google +1
    http://sobrincosvendas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Sandraaaaa!!!! Amei esta postagem! Fiquei emocionada!! Uma, porque o texto tá divino! Outra, porque a minha casa,que é de madeira, tá cercada por esses soldadinhos que vieram da antiga casa dos meus pais, que tb era de madeira e foi demolida para dar lugar a de material onde eles moram hoje. Que legal, adorei! Outra coisa, queria fazer uma consulta contigo. Peguei o quarto da minha vó (cama e 2 criados mudos) e tem partes que está com muito cupim. Sei que por e-mail é difícil, terias que ver pessoalmente, mas achas que posso recuperá-los? Pensei em fotografar para te mandar, tu daria uma olhada pra mim? Desculpa o abuso, mas sempre foi meu sonho ter este quarto da vó, mas talvez eu tenha demorado muito para pegá-lo. Ah, adorei a solução do suco de limão! Bom começo de semana! Bjinho!

    ResponderExcluir
  25. Estou encantada com teu blog e com tuas dicas. Sabia da fama do limão para uma boa limpeza ecológica, mas não sabia que era um antiferrugem natural.
    Nunca fiz um curso de restauração, mas adoraria ter esse conhecimento que você tem e, principalmente, compartilhar esse conhecimento. Amei!!!
    Um abração!!!

    ResponderExcluir
  26. Sandra, sei que você é muito ocupada, mas quando der, faz uma postagem da sua cozinha atual, sei que vc mudou, numa conversa que tivemos no face. Adoro suas postagens

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha