Bem vindos!

Resgatar a história de um móvel é manter nossas raízes. Renovar uma peça, da qual você está cansada, é dar uma nova chance ao que também tem história. Por mais que você pinte e renove, ela sempre terá seu desenho original, indicando uma época. Isso é respeito à nossa cultura e respeito ao meio ambiente.

Sandra Guadagnin

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Experimentando novos produtos.

Por indicação do amigo e restaurador Amauri, do blog Restaurações Dom Moleiro, de São Paulo, estou experimentando produtos ecológicos da marca Byo Cleaner. Ainda não tive tempo de testar com calma toda a linha, mas quero fazê-lo com carinho, afinal, são produtos atóxicos e finalmente temos acesso a soluções menos poluentes.

Comecei usando o Tira Tinta, achei o resultado ótimo, além de ter um cheirinho leve e não ser perigoso como os existentes no mercado. 


01 - Aqui temos o produto Tira Tinta e as peças nas quais fiz o teste: uma travessa e um pé em Imbuia, que estou preparando para uma base de banqueta. Veja a cola antiga, praticamente soldada à madeira.

02 e 03 -  O pé e a travessa, já com o Tira Tinta. Observe a textura do gel, é fácil de espalhar, demora de 10 a 15 minutos para reagir, então é só remover com uma espátula (no meu caso usei uma faquinha lisa).   Foi necessário aplicar o produto mais de uma vez, pois haviam dois tipos de cola: de contato (famosa cola de sapateiro) e cola à base de PVA (exemplo: Cascorez);
04 - Depois de raspar, dei uma leve lixada com lixa 100 e fiquei satisfeita com o resultado. O restante do gel saí com o pó da madeira, não ficando emplastrado como os outros removedores.
Agora vem o teste que o amigo Amauri fez e que ficou na minha cabeça (desculpe, Amauri, mas minha curiosidade me dá coceiras): 
05 - Com certo receio, passei o Tira Tinta no meu braço e fiquei próxima a uma torneira, ao sinal de  qualquer ardência na pele, já lavaria com água. Fiquei observando para ver o efeito. Na embalagem diz para NÃO usar este produto sem as devidas proteções, como luvas e máscara, mas já me queimei acidentalmente com removedores que normalmente usava, portanto, se me causasse alguma alergia na região afetada, não seria novidade. 
Como sou ansiosa, fui guardando as ferramentas enquanto o produto "respousava" sobre minha pele. E cerca de 10 minutos depois, o gel não havia sequer avermelhado o local. 
06 -  Note que passei uma boa quantidade do gel;
07 -  E após lavar o local testado, confirmei que realmente não me dá alergia alguma.
Observação: Fiz o teste em minha pele por pura curiosidade. Não faria sensacionalismo de algo que não fosse real. Portanto, cada usuário é único e esta regra não deve ser seguida por todos. 
Minha opinião pessoal sobre o Tira Tinta: achei que cumpre o que está proposto na embalagem. É um produto indicado para pessoas que tenham alergia à produtos normalmente oferecidos no mercado (que têm como base solventes fortes e perigosos). Continuarei testando a linha Byo Cleaner em outros tipos de acabamentos, e postando os resultados aqui no blog. Defendo a reciclagem como um todo e fico feliz por dividir mais uma ideia com vocês. Recebo vários e-mails de pessoas que desejam restaurar algum móvel que tenham em casa ou que tenham resgatado por aí, mas não adianta dar soluções que resolvam o móvel mas que deixem para trás um rastro, por menor que seja, de poluição. 
O que realmente me animou foi o fato de existirem produtos que respeitam o meio ambiente e consequentemente nossa saúde. 

Abraços e até mais
 
Sandra










36 comentários:

  1. Sandra, muito interessante essa sua experiência. O mais importante é a confiabilidade que você transmite porque quando lemos a "bula" dos produtos, todos são ótimos e até "menos alérgicos" (rs..rs)(seria como uma menina "quase grávida").
    Pelas fotos dá para verificar a eficiência do produto e a criatividade de sua explanação.
    Adoro esse seu blog. Tenho aprendido muito aqui.
    Grande abraço.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Sandra, aqui fizemos meio que uma troca, eu desistiria de fazer baile de formatura e poderia escolher um presente mais caro, daí falei que queria um mini refrigerador retrô vermelho Brastemp ou uma câmera fotográfica boa (na verdade eu merecia os dois porque trabalhei demais pra ele esse ano sem ganhar nenhum tostão). Você falou bem a verdade, sempre fui independente, parei de trabalhar pra terminar o estágio e a faculdade, daí minhas economias acabaram e marido acha normal não me dar nada. Eu queria ter uma vida como a minha bisavó teve, marido bom, educado, casa boa, empregada e dinheiro pra gastar com o que tivesse vontade kkk. Vou trabalhar e guardar o dinheiro na poupança e começar a cobrar mais de marido, afinal, homem não dá valor em mulher boazinha.

    Te desejo um Feliz Ano Novo. Que seja maravilhoso o ano todo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Super dica, adorei Sandra, muito importante o fator ecológico, concordo plenamente contigo, bjinhos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra , tudo bem?
    A gente tem mesmo sempre que experimentar coisas novas, nao é mesmo?
    Do jeito que o mercado muda, todo dia tem novidades.
    BJus querida

    Paula Kasas
    Acabamentos e Complementos

    ResponderExcluir
  5. Legal o produto hein... também testarei!!!

    ResponderExcluir
  6. Que bom você ter gostado do produto .Essa linha veio suprir uma necessidade do mercado ,pois existem poucos produtos realmente ecologicos à venda .O Tira Tinta é mais lento ,mas age melhor que os outros que conheço .
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Tenho no celeste uma estrela como minha
    No contar das vagas formulo sempre um desejo
    Acredito em tanta coisa estranha para outros
    Sabem lá o que sinto toco e vejo

    E falo sem que queira a palavra como resposta
    E voo nas maravilhas que minha alma cria
    E vivo na magia que me foi oferecida
    Choro quanto pinto com as cores da alegria

    Que Mundo este onde me colocaste Deus
    Que vertigem esta procura apaixonante e sem descanso
    Sei que as estrelas são teus luzeiros e olhos
    E a minha estrada este…Mar Manso…

    Um mágico novo ano


    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Sandra recentemente usei um removedor de tintas chamado Montana. E o produto quando respinga na pele arde bastante. É muito saber que temos alternativas ecológicas. Acesse esse link e veja como foi http://www.veramoraes.com.br/2011/09/saga-da-reforma-continuacao-janela-e.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandra, estou feliz duplamente.....primeiro pela sua visita e segundo por completar 200 seguidores....é gostoso saber que tem pessoas que admiram nossos trabalhos....Vim dar uma espiadinha por aqui e dorei o que vi.......bjks

    ResponderExcluir
  10. Quanto talento. Parabéns. Que seu 2012 seja muito feliz. Bjka.

    ResponderExcluir
  11. Minha querida Amiga, passei pra te desejar um Ano Novo repleto de muitas alegrias, saude e grandes realizações

    Beijos
    Andréa

    ResponderExcluir
  12. Oiii Sandra, fiquei muito feliz com a sua visita no meu bloguinho,obrigada pelo carinho e por me seguir...amei o seu cantinho e vejo que vou aprender muito por aqui,adoroo restauração de móveis e achei super legal as suas dicas de materiais,virei ti visitar sempre...bjossss

    ResponderExcluir
  13. Oi Sandra, morro de vontade de laquear meus (horríveis) móveis de mogno marfim, será que consigo com esse removedor??? Bjusss...Ah! Adoro seu blog, é tudo de bom!!!!! Lêda

    ResponderExcluir
  14. Sandra,, tuas dicas são ótimas, ate meu marido anda lendo
    Passei p te desejar um ótimo 2012, cheio de alegrias, de luz, de caçamba cheia ... rs
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Sandra estou fazendo o Mosaico de Ano Novo - O QUE VC MAIS GOSTOU DE FAZER EM 2011! Vem participar com a gente - estamos te esperando - bjus - Vera Moraes - AQUI TEM DE TUDO - www.veramoraes.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Sandra.....mais uma vez obrigada pela visita e pelos comentários carinhosos.
    Adoro vir aqui, fico encantada com as tuas transformações, vc é demais mesmo, me encanto c/td q/vc faz.
    FELIZ 2012, muita luz, paz, harmonia e inspirações.
    Bjs
    Rai

    ResponderExcluir
  17. oi Sandra
    que produto maravilhoso, eu comprei um produto para tirar tinta,mas não gostei do resultado,o cheiro era muito forte,e depois eu deixei tempo demais,assim ele secou,e não conseguir tirar direito, emfim um desastre.
    eu estou fazendo uma transformação de uma mesinha,vou pintar la ou de fúcsia ou amarelo.
    flor te desejo um 2012 de muito sucesso.

    baci

    ResponderExcluir
  18. Oi flor! Desejo que seu Natal tenha sido repleto de alegres bênçãos e que seu ano novo seja uma infinita fonte de amor a você e a todos os seus!Com carinho e beijinhos, Rachel :)))

    ResponderExcluir
  19. Posso te chamar de maluca????
    Eu não correria esse risco de jeito nenhum!
    Maaas... :D
    Feliz ano novo pra vc, querida, um 2012 cheios de disposição tbm!

    Bêjo

    ResponderExcluir
  20. "Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre." (Carlos Drummond de Andrade)
    Feliz 2012!!!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  21. Feliz Ano Novo!!

    Que nesse ano possamos sonhar,
    E acreditar, de coração, que podemos realizar cada um de nossos sonhos,
    Que esses sonhos possam ser compartilhados pelo bem,
    E que eles tenham força de transformar velhos inimigos em novos amigos verdadeiros,
    Que nesse ano possamos abraçar,
    E repartir calor e carinho,
    Que isso não seja um ato de um momento,
    Mas a história de uma vida.
    Que nesse ano possamos beijar,
    E com os olhos fechados, tocar o sabor da alma,
    Que tenhamos tempo para sentir toda a beleza da vida,
    E que saibamos senti-la em cada coisa simples,
    Que nesse ano possamos sorrir,
    E contagiar a todos com uma alegria verdadeira,
    Que não sejam necessárias grandes justificativas para nosso sorriso,
    Apenas a brisa do viver,
    Que nesse ano possamos cantar,
    E dizer coisas da vida,
    Que não sejam apenas músicas e letras,
    Mas que sejam canções e sentimentos,
    Que nesse ano possamos agradecer,
    E expressar a Deus e a todos: “Muito Obrigado!”,
    Que nesse “todos” não sejam incluídos apenas os amigos,
    Mas também aqueles que, nos colocando dificuldades, nos deram oportunidades de sermos melhores.
    E assim começamos mais um Ano Novo,
    Um dia que nasce, um primeiro passo, um longo caminho,
    Um desafio, uma oportunidade e um pensamento:
    “Que nesse ano sejamos, Todos, Muito Felizes!”
    Feliz ano todo bjs

    ResponderExcluir
  22. Feliz Ano Novo!!

    Que nesse ano possamos sonhar,
    E acreditar, de coração, que podemos realizar cada um de nossos sonhos,
    Que esses sonhos possam ser compartilhados pelo bem,
    E que eles tenham força de transformar velhos inimigos em novos amigos verdadeiros,
    Que nesse ano possamos abraçar,
    E repartir calor e carinho,
    Que isso não seja um ato de um momento,
    Mas a história de uma vida.
    Que nesse ano possamos beijar,
    E com os olhos fechados, tocar o sabor da alma,
    Que tenhamos tempo para sentir toda a beleza da vida,
    E que saibamos senti-la em cada coisa simples,
    Que nesse ano possamos sorrir,
    E contagiar a todos com uma alegria verdadeira,
    Que não sejam necessárias grandes justificativas para nosso sorriso,
    Apenas a brisa do viver,
    Que nesse ano possamos cantar,
    E dizer coisas da vida,
    Que não sejam apenas músicas e letras,
    Mas que sejam canções e sentimentos,
    Que nesse ano possamos agradecer,
    E expressar a Deus e a todos: “Muito Obrigado!”,
    Que nesse “todos” não sejam incluídos apenas os amigos,
    Mas também aqueles que, nos colocando dificuldades, nos deram oportunidades de sermos melhores.
    E assim começamos mais um Ano Novo,
    Um dia que nasce, um primeiro passo, um longo caminho,
    Um desafio, uma oportunidade e um pensamento:
    “Que nesse ano sejamos, Todos, Muito Felizes!”
    Feliz ano todo bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá Sandra,
    Vim conhecer seu blog e retribuir a sua visita no meu bloguito. Sabe, adorei o texto do inicial do seu blog, bonito e coerente.
    Gostei também dica do ''tira tinta'', esse produto eu não conhecia.
    Agora vou passar sempre por aqui para dar uma espiadinha, to seguindo.
    Um Feliz 2012, cheio de coisas boas e positivas.
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Sandra...um 2012 cheio de realizações! não tinha conhecimento dessa "tira tinta" apreciei a dica e vou ver se encontro pelas bandas de cá...tenho uma alergia horrivel q me deixa vermelha e inchada msm usando máscara. No mais fico por aqui afirmando q sou uma admiradora de "tudo" q vc restaura...parabéns e continua nos presenteando com suas maravilhas...abços afetuosos. Ma.Morais

    ResponderExcluir
  25. Oi Sandra....
    01. adorei o banho de cor no blog;
    02. esse removedor tira qualquer tipo de tinta? Preciso remover tinta de vidro de janela e de portas que foram pintadas com tinta óleo e outros tipos de tinta para madeira que não PVA. Será q sai?
    03. Um ano maravilhoso pra vc e pra sua família! Muito sucesso, amor, alegria, amigos, saúde e tudo mais de bom que vier!

    Feliz 2012!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Excelente post Sandra. O produto parece bom. Vou testar, aliás, vou usar porque você já testou para mim. Obrigada pela dica. Suas informações são sempre valiosas.
    Que 2012 traga muita saúde e paz para você e sua familia. Ahhh, muitas restaurações e graninha extra também.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Olá Sandra, passo raídinho para deixar meu abraço com bastante calor e carinho.
    Minha amiga linda, que seu ano novo seja de muita saúde e alegrias.
    Obrigada por sua amizade, eu adoro!
    beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi Sandra!
    Que coragem!!
    Eu já deixei cair um pingo de um removedor no braço e ardeu muitoooo parecia que ia cair a pele kkk Detalhe: eu estava sem luvas né?!
    Mas esse que você testou parece ser muito bom mesmo!
    Adorei!
    beijoo e feliz 2012 pra você!

    ResponderExcluir
  29. menina agora vc me deixou anciosa quero ver essa cozinha um beijooo
    Monica
    coisasdaminhacasa

    ResponderExcluir
  30. Oi Sandra, vim conhecer o seu blog, amei e já estou te seguindo!
    Valeu a dica do Tira Tinta, já usei pintoff, aquilo queimaaa...rsrsrs...
    http://cantinho-dafabi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Como foi a passagem de ano,Sandra?
    Espero que tenha sido ótima!
    Estou passando apenas para dizer que é muito importante tê-la em meu blog e que espero, de coração, que nossa amizade se fortaleça.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  32. Olá. Parabéns pelo blog.lindo ! gostei ...se puder passa lá no meu artesdigital-web.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Sandra
    Teu blog foi um achado. Estou sempre a procura de blogs que possam servir de inspiração para os meus projetos de raproveitamento de materiais que normalmente iriam para o lixo. Sou educadora ambiental e desenvolvo uma oficina na escola em que trabalho. Uma das coisas que me deixavam chateada era o custo ambiental que poderia ter algumas das restaurações. Antigamente usava aquele produto altamente toxico que remove tintas. Hoje é só na lixa mesmo, mas é demorado. Por isso fiquei muito feliz em saber que você testa produtos ecologicamente corretos, só espero encontrá-los aqui no interior do RS.
    Gostaria de colocar o link do teu blog no meu Ambiente de Luz.
    Um abração!!!

    ResponderExcluir
  34. Hey
    Experimentando novos produtos.
    Many Thanks, I'm very glad to peer your post
    An interesting dialogue is worth comment
    Thank you!

    ResponderExcluir
  35. AMEI! É ESSE MESMO QUE VOU USAR!
    TINHA MEDO POR CAUSA DO FELIPE, MAS COM ESTE PARECE SEGURO.
    AMIGA DEUS ABENÇOE VC.
    BEIJOS
    CANELA

    ResponderExcluir
  36. Olá, tenho uma mesa de madeira e gostaria de saber qual é o melhor produto para dar acabamento. Eu passei o tira tinta, depois lixei e agora queria passar algo que não desse cor mas que proteja da agua, pois é uma mesa de jantar. obrigada. fernanda teixeira

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.