Pular para o conteúdo principal

Saldo do feriado

Olá! Como aqui só chove, a gente tem que inventar o que fazer dentro de casa. 
Organizei meu guarda-roupas, separei um monte para doação. Dobrei tudo m i l i m e t r i c a m e n t e (aiai, se minha mãe visse, iria rever o testamento, de tanto orgulho de mim).  Como a gente junta o que não usa, né?! Não sou nada consumista, compro só quando me apaixono pela peça, e se posso, claro. Caso contrário, vou levando com que tenho. Entre investir tanto em mim, prefiro que vá para o inglês, judô e diversão dos filhos (a gente vai faceiro, de havaianas e sem dívidas para trás). 

Fomos ao shopping, família toda. Só para ir na Livrarias Curitiba. Filhos e marido são viciados em livros e eu em revistas. Filho mais novo adora Calvin e Haroldo, junta mesada para comprar as edições. Come, bebe e dorme com os livros nas mãos. E na proporção que lê, espalha pela casa, em meu quarto, no banheiro, cozinha, sala e no quarto deles então... Temos de fazer mutirão para juntar tudo. Mas com os livros do Calvin ele é extremamente cuidadoso. Todos sempre empilhados sobre o criado. Aí quis fazer uma surpresinha para ele, um porta livros para por na parede ao lado de sua cama.

Ele adorou. Couberam algumas edições, mas tenho outra gaveta igual, farei mais um.
Ficou pesado e os ganchos tem de ser bem reforçados. 

Agora é só esticar o braço para alcançar  mais uma aventura.

E para encerrar o feriado chuvoso, fomos tomar um super café na minha sogra. Ajudei-a a mudar o sofá de lugar e a colocar a capa que ela fez em jeans. Vejam que divina ficou.





























O Sofá é meio antiguinho, mas muito reforçado, além de virar cama. Ela fez a capa em módulos: costas, frente e braços são peças soltas, que são presas por zíperes e botões de pressão. Ela tem muita prática com costura e usou retalhos que juntou por um tempo. Ela não queria que fotografasse sem passar antes, para alisar. Imagine, uma beleza dessas, quem vai notar as dobrinhas?!

Fui buscar a máquina no quarto e vi a manta em crochê que ela fez também. Fiquei encantada.  Ela guarda muita coisa em um baú, tudo dobradinho e com cheirinho bom e até esquece o que tem lá dentro. Ah, corri por a manta no sofá.  Foi feita em triângulo, ficou diferente (mas ela disse que vai desmanchar, não gosta desse modelo, coisa de artista). 

Aí veio o café delicioso, que só ela sabe preparar, pão de milho fresquinho, feito por ela, e muito papo bom. Ela sempre me anima em meus planos. Dá conselhos e ouve. Agradeço esta pessoa em minha vida, contando que minha mãe mora longe, é nela que corro para quase tudo. 

E de volta para casa, lembrei que tenho plantas. Fui vê-las de perto, depois de semanas sem parar para  uma conversinha junto aos vasos. Estavam todas felizes com a chuva, tranquilas como deviam estar em um feriado sem compromissos. 

E, como não podia faltar, mais reciclagem. Até as plantinhas eram  galhinhos que ganhei.

Tudo abandonado. Mas gostei das flores amarelas da árvore da vizinha invadindo tudo.

Os vasos nas paredes, esquecidos.  Como suportam tanto abandono? Deviam me castigar, mas conversam comigo como se eu não devesse um copo d'água para cada um.

Já os cactus, aprendi que esquecê-los é melhor para todos. Crescem sofrendo, sózinhos. E ainda dão flores. Vai ver para chamar a atenção... "óoo, a gente existe!!!"

E no canto onde lixo meus móveis, tem algumas plantas também, entremeadas em fios, móveis velhos, tintas, e até um velho revisteiro de madeira foi parar na parede. Vai juntando pó de madeira e lá vez em quando jogo água de mangueira, deixando todas assustadas e verdes de surpresa.

Era isso! Feriado sem muita adrenalina. rsrsss... Quero ver o de vocês, hem?!

Abraços


Sandra






Comentários

  1. Olha....seu feriado rendeu muito viu!! Amei o porta livros, o sofá da sua sogra ficou tudo de bom mesmo...e suas plantinhas são graciosas. To começando com esse negócio de plantas ...nunca fui muito ligada nisso, mas estou gostando.E...alguém avisa Curitiba que o inverno já acabou, né??!!! Beijus

    ResponderExcluir
  2. Me deliciei com a sua narrativa do feriado.Um programa simples e encantador com pão de milho fresquinho e chuvinha para dar um ar mais acolhedor. Tenho uma gaveta que achei na rua e estou olhando para ela sem saber o que fazer, gostei da idéia do revisteiro, mas ainda estou na dúvida. Gostei também das artes da sua sogra, a capa do sofá bem certinha e a manta linda e colorida. Seu feriado com certeza foi excelente, eu passei o dia costurando, adiantando as coisinhas para o natal, foi tranquilo e gratificante. bjins e boa noite.

    ResponderExcluir
  3. Adoro o Calvin rsrsrs!! Amo as historinhas dele e amei este revisteiro que vc fez. Amei a capa com a manta de crOche, diz pra ela nao desmanchar nao!! Ficou vintage, muito legal!!!! Amei o teu cantinho de flores... Parece de programa de televisão!!! Tudo de lindo!!! Abracao!!

    ResponderExcluir
  4. Sandra, criativa amiga. Se Lavoisier fosse vivo diria: "Com a Sandra, nada se perde. Tudo se transforma".
    Parabéns pela criatividade.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  5. quanta coisa bonita heim amiga...bjos e boa semana

    ResponderExcluir
  6. seu feriado foi muito bom Sandra!

    passeou na sogrinha,no shopping com marido e filhotes, ajudou a sogra na mudança do sofá, tomou café com pão de milho e ainda conversou com as plantinhas, eu li tudo!rsrs

    o meu nem foi tão bom quanto o teu, mas passou e viram outros feriados.

    Amei a pratileirinha que fez para seu filhote colocar suas ediçoes de livros , ficou linda na cor vermelha, eu tb amo cores vibrantes, mas não sei porque só consigo fazer a decoração aqui de casa em tons pasteis, estou tentando mudar um pouco vamos ver se consigo rsrs

    bjus minha querida, uma semana boa e construtiva pra vc!
    obrigada pelo comentário carinhoso lá no blog viu, eu amei.

    bjus amada!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra! Diga para a sua sogra que está tudo lindo de morrer. Amei a capa jeans e a manta. Nossa a capa é solta presa por bot~eos de pressão? Que capricho e que trabalho! Um bj pra vcs duas! Suas filhinhas plantas é de morrer. Moro em apartamento. Um dia realizo meu sonho de morar em uma casa e ter um monte de plantas! BJUSSS!!! AQUI TEM DE TUDO - www.veramoraes.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sandra, guria amei o post...
    Cada pedacinho e cada foto que vc postou.GURIA EU QUERO DOIS PORTA LIVROS !!! Vc mandou muito bem amei, estou precisando muito disso aqui em casa para as crianças. bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Sandra, até que seu feriado foi agitadinho!
    A prateleira para o filho ficou dez! Também gostei muito da capa de sofá da sogra (ela sabe das coisas)e uma voltinha para visitar as velhas amiguinhas no vaso. Pra que mais?
    Ah! sim...o passeio na livraria também. Eu adoro!
    Por aqui só tédio. Não deu para consertar o telhado por causa da chuvarada. Nem fui passear por conta disso.
    Amiga, fiquei toda pimpona quando voce escreveu que ao ler Nina Horta lembrou-se de mim.
    Sei de minhas limitações, estou anos luz dela, mas sou uma grande admiradora dessa mulher.
    Lembrar de mim ao lê-la foi uma linda homenagem à essa sua amiga daqui. Obrigada.
    Beijos querida, tenha uma ótima semana (se possivel com sol).

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandra, que ideia maravilhosa para os livros do filho!! Você me surpreende a cada post.
    Amei a capa do sofa em Jeans, e a manta, uma lindesa só, já pouca gente faz esses trabalhos.

    Penso que um dos produtos para a madeira é verniz tapa poros, o mais diluido. Falta encontrar o outro produto.
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Nada como relaxar junto as plantas...amei a ideia do porta revistas, tenho algumas gavetas aguardando inspiração. Também não sou consumista Sandra,nem vou a shopping enperequetada, vou bemmm a vontade. Para mim esta onda de reaproveitamento, está sendo maravilhosa, muita coisa o nosso Brasil desperdiça. E agora o povo está mais consciente, não tanto ainda, mas já é um bom começo de conscientização. A capa do sofá com esta manta ficou um charme.
    E nada como relaxar em meio as plantas. Gostei das disposição das tuas, e elas parecem bem felizes deste jeito, parece que estão se multiplicando. Vou ai pegar algumas mudas rsrsr.
    Um grande abraço, ó me senti ai dentro da tua casa, foi um belo passeio este teu post.

    ResponderExcluir
  12. Olá Sandra!
    Parabéns a tua sogra pela criatividade.(só costuro furo em meias!rsrsrs)
    Amei tuas plantas e a ideia do porta livros achei show(ontem achei duas gavetas e estou criando coragem pra reforma-las.)
    Depois eu mostro como ficou.rsrsrs
    Beijos!
    Elisa

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sandra!
    Antes de comentar o post, segue o link da postagem sobre o sorteio (antes tarde do que nunca, deculpe): http://casacharmosa.blogspot.com/2011/11/sorteio-madeira-em-forma-e-schandra.html
    Também coloquei o selinho num lugar de destaque lá no blog, pra compensar a falha nossa(rs)...

    Agora, deixe-me parabenizá-la pela família leitora, pela forma linda que você achou de incentivar ainda mais esse maravilhoso hábito, organizar a casa e, de qubra, reciclar(!!!)Adorei!

    Que sogrinha prendada, hein?!?
    A minha é um doce, mas pouco talentosa(rs)...

    Achei super engraçada a forma como descreveu sua "relação" com as plantas(rs)...

    E, respondendo sua pergunta/afirmação: sim, sou de Ortigueira...
    Não vou descrever meu feriado, senão isso vai longe...
    Tenha um ótimo restinho de semana! Bjs, Kakau

    ResponderExcluir
  14. Oi Sandra... Adoro seu blog e acho que estou pegando o " vicio" de recolher peças antigas.
    ontem saí com o marido e encontrei uma cadeira abandonada (queria fazer a moldura do espelho) mas como ela está perfeita (só precisa de outro acento) resolvi restaura-la. Imagine a cara do marido quando gritei: Para... achei a cadeira!!!
    rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Mto criativo a capa de sofá c/ retalhos de jeans...parabéns p/ sua sogra! Qnt as plantinhas enchí os olhos tenho paixão por cactos e suculentas. Abços Afetuosos

    ResponderExcluir
  16. O meu teve adrenalina, e acabei c 6 pontinhos no braço... melhor o seu! hehehe... adorei o porta livros de gaveta! Seu filho deve ter amado!

    Bjs,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Uau, tantas coisas bonitas nessa postagem. O porta livros ficou excelente, e a cor muito bonita. O sofa com a capa nova e a manta de croche arrasou. E essas plantas? Que maravilha, pra mim isso e o paraiso.

    ps.: me desculpe o portugues sem acentos, mas estou no trabalho e o computador daqui nao aceita os acentos do portugues :(

    ResponderExcluir
  18. oi Sandra
    menina amei a capa de sofá da sogra,que família criativa a sua.
    é que lindinho o pota livros do filhote,meu filho tem 4 anos,mas já adora "fingir" de ler.
    acho que è um bom sinal, já que eu e meu marido somos devoradores de livros.
    bacione

    ResponderExcluir
  19. Opa! mais uma gaveta transformada. Linda. Acabei de postar sobre gavetas, falei das suas e indiquei o seu blog. Este seu post esta leve e suave como um feriado deve ser.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Sandra...o seu blog é tudo de bom...parabéns...quantas imagens lindas...é muita criatividade...é uma viagem fantástica...bjs

    ResponderExcluir
  21. Ai flor, que jardim lindo! Adorei o modo de viver de sua familia, dá importancia ao que realmente é importante.Fora as maquiagens, que no fim das contas preciso porque trabalho com elas, também só temos o que necessitamos, evitamos desperdicio e exagero.Também adoro livros, mais... os que tenho são de literatura espirita, poucos de inglês, quando eu ainda fazia e alguma gramatica, agora meu marido tem de tudo um pouco, tipo varios de direito, odontoliga e algumas outras literaturas e ate livro de xadrez rsrs. Parabéns pela familia flor!
    Passei pra te desejar otima sexta e te convidar a ir ao meu bloguinho, tem post novo lá. beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  22. Olá querida!!!

    Temos um blog que divulga sorteios que estão acontecendo na internet e ficamos a vontade em divulgar a sua promoção em nosso cantinho. Se puder, faça-nos uma visita, também estamos cheios de sorteios no ar, pois durante esse mês completamos 1 ano de vida. Participe!!! Você é convidada especial da nossa festa!!!

    www.vitrinedepromocoes.blogspot.com


    Beijos e muito sucesso!!!!!!!!


    Obs: Já estamos te seguindo!!! Parabéns pelo belo blog!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Sandra,
    Passando para um oi...Que coisa mais linda esta colcha de croché. Quanto aos cactos estão lindos! Eu tenho uns aqui, mas ainda preciso pegar o jeito com eles...rsrsr
    bjus

    ResponderExcluir
  24. Vc tem razão, sua sogra É uma artista!...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha