Pular para o conteúdo principal

Floreira

Todo dia passava em frente a uma loja de usados e cobiçava uma prateleirinha de uns 5 andares, em pátina azul lambuzado, a pintura era horrorosa mas o desenho muito fofo, com cara de madeira boa. Mas sempre na corrida e com tempo curto, nunca parava e não podia gastar naqueles dias com "meus luxos"
Mas... um belo (e raro) dia  de sol, eis que vejo em uma esquina uma prateleira parecida com a da loja, só que em pior estado. Ah, parei na hora filho que se encolha no banco detrás.
Sempre carrego uma colcha velha para enrolar possíveis... "luxos" que encontro pelo caminho

Notem a situação da pobrezinha. Toda capenga, com alguns andares destruídos pelo mau uso. De madeira de Cedro, o que restava ainda estava firme. Aí, ficou iluminada como o sol daquele dia.

Para deixá-la assim, lavei e lixei me arrebentei de lixar de tanto cantinho que tinha. Refiz as tabuinhas que faltavam e decidi que pintaria com tinta spray pois com pincel levaria uns 5 anos. Mas antes pintei de branco  látex PVA e lixei de novo com lixa 240.

Olha, não sei se é a cor, mas não cobria nunca. Usei um frasco e não cobriu nem a metade, comprei mais um e fui fazendo com calma, na base da economia pão durismo mesmo, afinal, a intenção não é reciclar? Por que gastaria mais nesse projeto então? Tão cedo não usarei spray em uma peça tão cheia de detalhes, além de ser poluente é caro, paguei quase R$24,00 nos dois, se comparar com a tinta acrílica,  à base d'água que uso, que me custaria no máximo R$5,00 e não desperdiçaria nada. Com spray, a tinta se dissipa pelo ar, perdendo produto.

Mas fala aí, não ficou fofa demais?

Duvido que se a Frida Kahlo estivesse on line hoje ela não daria uma espiadinha na minha prateleirinha.


Olha a casa onde Frida viveu com seu amado, Diego Rivera, foi restaurada e hoje é museu.

Ah, e olhando a moldura amarela, mostro as que pintei...

Achadas pelas esquinas da vida, a moldura cereja foi pintada pela Ana, minha cunhada e terminada por mim, com espelho e tecido colado sobre chapa de ferro, para colar imãs (veja nesta postagem). A amarela (esperando o espelho) e a roxa pintei com tinta Látex PVA. 


Abraços

Sandra






Comentários

  1. Sandra, você é genial. Ficou nova a prateleirinha. Muito interessantes as dicas que você dá. Gostei muito da orientação sobre o uso ta tinta spray X acrílica. Suas postagens são ótimas.
    Beijos.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  2. otimas ideias
    bom domingo, beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Sandra amada de Deus, ficou linda mesmo, parabéns!
    Amo fazer isso mas atualmente não estou muito em forma para este trabalho, apesar de atualmente estou restaurando uma mesa para meu cantinho de trabalho, mas ... devagar...um dia termino-a.
    Deus te abençoe e te ilumine.
    Marcia
    www.luzartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sandra que linda prateleira, ainda mais linda no jardim e com essa amarelo que eu amo. Parabéns Adorei :D
    Ah fiz um blog pra mostrar as coisinhas que eu faço, passa lá. E espero que goste :) Um Abraço

    ResponderExcluir
  5. Uau! se dona Frida estivesse online levantaria suas delicadas sobrancelhas e pensaria:- porque não fiz isso antes?
    Interessante, quando vi as fotos da casa de Frida observei que você tem o mesmo gosto que ela pelas cores fortes e alegres. Tudo tão lindo!
    Essa prateleira está um encanto. Foi um achado e tanto.
    Queria ver a carinha de seu filho quando você resolve parar na rua catando bagulho. Eles detestam essas aventuras, não é?
    Tenha um lindo dia querida, aqui com céu azul e um sol maravilhosos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra, Tudo bem ?!
    Amei a core escolhida , estou querendo pintar aquela mesinha se lembra que foi restaurada nessa cor. Mas meu marido diz que é para manter ao natural pois foi posto uma placa nova de imbuia na parte de cima, está novinha. Valeu aquela dinheirama toda no restauro...Amiga sou apaixonada pela Frida, adorei ver as fotos de sua casa é linda... bjs
    Bom Domingo !!!

    ResponderExcluir
  7. Acho reciclagem tudo de bom, mas o que me desanima é lixar, tenho pânico da poeira.Você consegue transformar peças detonadas em artes lindas e bem acabadas, para mim isso é um ato de coragem. Gostei muito da floreira, o amarelo ficou perfeito. O Ikebana, é uma arte japonesa, que tem como princípio tres elementos, o céu o homem e a terra. O ponto mais alto é o ceu, o do meio é o homem e o mais baixo a terra. Com esses tres elementos formamos qualquer arranjo , com uma mensagem. bjins e bom domingo.

    ResponderExcluir
  8. Sandra!! Amazing!! Quem me dera ter suas habilidades... Transformar Madeira em ouro!!!! Muito linda aquela prateleira.... Ficou divino e achei legal o aprendizado do spray rsrsrsrs... A Frida ia querer esta prateleira com certeza!! Menina, e estas molduras???? Jah imaginei minhas gravuras nela, claro!!! Lindas cores!!!! Sem contar o trabalhado da moldura... Afff... Babei!! Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandra!
    Tô apaixonada pelo teu cantinho,ficou linda a prateleira pintada.Essas cadeiras(espreguiçadeiras,é esse o nome delas,né?) me levou a infância,quando sentava pra ouvir as histórias do meu vô.
    Já reformei as gavetas,que achei na rua.
    Se quiseres ver o resultado,estão nesses links.
    http://recomecarepreciso2010.blogspot.com/2011/11/meu-primeiro-movel-reciclado.html
    E essa,acho que peguei de ti a ideia(não lembro.)
    http://recomecarepreciso2010.blogspot.com/2011/11/tirinhas-gaveta-porta-revistas.html
    Beijos!
    Elisa

    ResponderExcluir
  10. Ola Sandra,seu blog cada dia melhor,amo a reciclagem e aproveito muito sua idéias por aqui.
    Vou postar qualquer hora desta um armario que reciclei a uns anos atras;éra armario de guardar peças numa oficina mecanica que meu pai tinha e veio como "cacareco" em todas as mudanças pela vida afora,até eu ve0lo com outros olhos....e ficou marvilhoso na minha sala de jantar todo restaurado por mim mesma.Me orgulho muito dele ,pois da um toque todo especial.
    Beijos enormes e uma semana maravilhosa.
    Ju
    www.anjosdaju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra.
    Valeu apena o investimento!!!Ficou linda sua floreira.Amei a cor...Bjos

    ResponderExcluir
  12. Poxa que coisa linda. Encontraste um tesouro. Ficou maravilhosa. Parabéns. Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Oi Sandra,
    Ficou muito graciosa, o amarelo deu tanata luz que ela realmente é a estrela do cantinho especial, que vamos combinar???Também é lindo! Dá até vontade de ir até lá e sentar um pouquinho...rs!E além da belezavale ressaltar que passar por aqui, é adquirir sempre um pouquinho mais de cultura,não conhecia o cantinho da Frida. Um grande bj pra vc e parabéns pelo super trabalho.

    Ah! se a moldura amarela for pra sorteio eu quero! rs!

    http://vidacacarecosereciclagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. oi Sandra!!! ficou uma graça !!! tinta spray é complicada mesmo , eu gosto da esmalte a base dágua , dá um acabamento aveludado e pode usar corante comum . passa lá no meu blog pra ver aonde eu fui no feriado .bjosssssss

    ResponderExcluir
  15. Menina, é cada história...por isso que vc faz fica lindo, tem alma, tem bastidores...
    Amei a prateleira e acho que a Frida também deve ter adorado, depois de uma rápida espiadinha...
    Querida, tenha um bom domingo, um beijo.

    ResponderExcluir
  16. Olá Sandra, quanta criatividade menina, ficou lindo o resultado, bom saber que não sou só eu que não me entendo com tinta spray. E se cansar das molduras faz um novo sorteio que eu vou adorar,rsrs! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sandra , a prateleira ficou ótima ,Mas lembre-se sempre que tinta spray só serve para pintar superfícies pequenas ,pois realmente é muito cara.
    Abraços e bom domingo

    ResponderExcluir
  18. OLA MINHA QUERIDA...VOCE CADA VEZ,MAIS CADA VEZ...kkkkkkk VOCE É IGUAL A MIM...QUANDO VEJO ALGO NA RUA QUE SEI QUE VAI ME SERVIR, PEGO MESMO...ESSA SEMANA FOI A VEZ DE PROCURAR UM GALHO SECO PRA MINHA ARVORE DE NATAL...COMO ACHEI DOIS BEM SIMPÁTICOS...LEVEI OS DOIS....kkkkkJA ESTAO GUARDADOS NO MEU QUINTAL PRA VER O QUE FAÇO....APRENDI A FAZER UMAS ESTRELAS DE NATAL COM LATINHAS , LA NO VILA DO ARTESÃO...MUITO LEGAIS..JA COMEÇEI A FAZER...MEU JARDIM E MINHA VARANDA FICARÃO CRILHANTES DE TANTAS ESTRELAS...OLHA AMEI ESSA FLOREIRA...CARAMBA, FOI UM ACHADO MESMO...VALEU A PENA TODO SEU TRABALHO...PARABÉNS....UM GRANDE BEIJO...ETÉLIA.

    ResponderExcluir
  19. Oi Sandra! Amei a prateleirinha capenga, imagino a outra, que estava em melhor estado, como ficaria. Fico impressionada como encontras coisas na rua.Que tri! Bjinho e bom final de domingo!Tiane

    ResponderExcluir
  20. Uau que coisa mais fofa!
    Eu que amo plantinhas, já pensei em ter uma assim, hehe.
    Bjos da Lú

    ResponderExcluir
  21. rsrsrs, com toda certeza Frida Kahlo iria querer ficar com sua prateleirinha.

    Quem tem visão, colhe frutos :)

    ResponderExcluir
  22. Oi Sandra... que coisa linda essa floreira toooda amarelinha. O contraste com o verde a torna bem brasileira, né? hehehehe!!

    Menina, do meu braço e da sua cabeça: realmente, dá vergonha ouvir as filhas falando - mãe, toma mais cuidado! hehehe... hj à tarde devo ir retirar os pontinhos, espero! Mas a enfermeira estava me falando q na cabeça sangra mais! Imagino o SEU susto!!

    Um beijo grande e ótima semana. Acho q esta, é com chuva!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. linda linda ! queria ter sua sorte e te-la aqui também, Frida seria fichinha perto de nós...hahahahaa. Parabéns, ficou ótima a reciclada.
    Jane online

    ResponderExcluir
  24. Q ideia legal e seu cantinho ficou bem acolhedor.Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Sandra querida, que achado fabuloso, amei demais teu post, adorei o resultado, que lindo, e as imagens da casa de Frida Kahlo são magníficas, ela entendia de cores e muito nos inspira nas combinações, bjinho, parabéns, teu post está fantástico,amiga.

    ResponderExcluir
  26. Menina estou virando lixeira(reciclando) rsrsrsrs,e vc tem parte nisso, nunca mais passei pelas esquinas sem olhar os lixos com carinho...Bj e bom descanso!Arrasou na restauração!

    ResponderExcluir
  27. Olá, esse trabalhinho ficou simplesmente maravilhoso. Eu amo amarelo.
    Bjs,
    Claudia
    http://cacau-aquiemcasa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Oiii Sandra acho que vc fez um comentário do meu armário achando que eraa dá Lola! mais enfim foi bom pq só assim conheci teu cantinho e me estalei nele rsrsr,bjo.

    ResponderExcluir
  29. Olá Sandra! Adorei sua floreira, o amarelinho deu um visual bem alegre. Eu moro no litoral... ficaria bem bonita em uma casa de praia. Bjs.

    ResponderExcluir
  30. Que alegria poder seguir vocês.
    Um blog de muito bom gosto e de novidades em reformas. Amei!
    Te convido a visitar meu cantinho de Educação Infantil e participar de dois sorteios.
    Um é o Sorteio de Natal, estarei sorteando uma linda bolsa dia 30/11.(mesmo dia do sorteio de vocês).
    O outro é para ajudarmos o Meio Ambiente, estarei sorteando uma sacola reciclável com um mini hidratante da Natura.
    As fotos do sorteio estão na lateral de meu blog.
    Passe lá e participe!
    Bjokas...Boa Sorte!
    Espero ter boa sorte aqui também.

    ResponderExcluir
  31. Obrigada querida, pelo carinho da visita e por me seguir.
    Abraços e tudo de bom sempre!
    Bjokas...da Bia!

    ResponderExcluir
  32. Sandra querida, que lindaaaaaaaaaaaa que ficou, tu fez um milagre!!!
    Gente, to apaixonada aqui!
    E as molduras, tudo tão mará!
    Amei mil vezes!!!
    Tudo que você faz é divino!
    Eu aqui sem tempo pra reciclar, to ficando doida, não vejo a hora de voltar pras minhas transformções!
    Beijosssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  33. Nada se perde. Deu vida nova e cara nova!

    www.arteamiga.wordpress.com

    ResponderExcluir
  34. lindo blog,adorei o jeito novo que deu para a madeiras de caixote,adorei a cor...amarelo...ilumina!!


    bjs

    ResponderExcluir
  35. Sandra, o que é o poder da tinta spray né?!
    Ficou lindo, como tudo o que você faz!
    beijoo

    ResponderExcluir
  36. Oi, Sandra!
    Vim retribuir o carinho!
    Fiquei encantada com seu trabalho! Eu tb fiz uma moldura amarela, hehe!
    Nos vemos no encontro de arteiras!
    bjs
    Carol

    ResponderExcluir
  37. Adorei,Sandra!Iluminou o espaço com a cor e a idéia...
    Grata pelo carinho lá no blog...
    Até o encontro!
    Bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
  38. Sandraaaa! Arrasou! Adoro essa cor amarelo ouro! Ficou muito lindo! Valeu o trabalhão! Amiga tá chegando o dia do sorteio né! Tomara que eu ganhe! he,he,he...Excelente finalzinho de domingo procê! bjO, bjO - AQUI TEM DE TUDO - www.veramoraes.com.br

    ResponderExcluir
  39. Quero participar do sorteio, amei.

    seguidora: Denise Sales
    blog: capimsantoartesanato.blogspot.com

    divulgação na lateral do blog:
    http://capimsantoartesanato.blogspot.com/

    estou aguardando sua visita, tbém estou realizando um sorteio passa lá pra concorrer, bjus

    ResponderExcluir
  40. menina suas mãos são magicas.
    que maravilha você criou.
    transformou aqueles pedaços de pau em uma obra de arte.

    baci

    ResponderExcluir
  41. Meu que saudades de passar por aqui...sinto tanta falta de blogar!!!seu blog continua incrível sempre!!!!beijus
    by Eliete(élindodeviver)

    ResponderExcluir
  42. Queria ter a sorte de encontrar uma floreira linda como esta!!
    Ficou linda demais, adorei o amarelo!!!
    E as cores da casa da Frida Kahlo maravilhosas!1

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  43. A prateleirinha ficou fofa demais, estou apaixonada por amarelo ou vermelho.
    Acho que é influência do sol neh?
    Beijos e parabéns as ganhadoras.
    Abraços

    ResponderExcluir
  44. Só faltou vc pintar suas paredes de azul pra ficar uma Sandra Kahlo!!... Mas nem precisa, tá lindo assim!...

    ResponderExcluir
  45. Linda Sandra! Frida se renderia aos teus trabalhos com certeza. Bjus!

    ResponderExcluir
  46. Muito linda! Parabens!
    Mas olhando a sua saga com a tinta spray, posso dar um pitaco? É um investimento, mas pra mim valeu muito a pena... Compre uma pistola pulverizadora, da pra usar tinta acrilica e rende muito! Vc pintaria essa floreira num piscar de olhos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha