Pular para o conteúdo principal

Se você vir um tronco, carregue para casa.

Para deixar a casa com um toque diferente do que se vê em vitrines, é só ter um pouco de paciência. Dê uma caminhada por seu bairro, preste atenção nas árvores, em terrenos abertos. Normalmente encontramos pedaços de galhos, tronquinhos e tábuas de madeiras nobres, que foram descartadas. 
Com qualquer galhinho se faz um móbile. Já uma tábua, ainda com pedaço da casca, pode virar uma bela prateleira. O segredo está no acabamento. Use muita cera de carnaúba, é fácil de passar, lustre bem e a peça ficará com um brilho natural, reavivando o tom da madeira. 


Não existe madeira feia, a natureza esconde surpresas, é só querer ver. 

awlwesternwood.com

blog.designsquish.com 

coolmummy.co.uk

design-crisis.com
Achei um luxo esses tronquinhos. No assento, madeira aparente, e laca preta no resto. Lindo demais esse trabalho, mistura o industrial e o artesanal.


designsponge 


designsponge 


designsponge
Olha que graça, um feixe de galhos e um tampinho em vidro. Barato, ecológico e único.


designsponge


en.espritcabane.co
Amei este puxador de corda com pedaço de galho.


garten-anders.com


homelife24.com


dewassendemaan.nl
Preste atenção à cortina deste banheiro, toda feita com pedacinhos de galhos. Merece um prêmio pela criatividade, não acham?!


izvrsneprilike.com


misous.com
Ohhh...


pflanzen-boerse.com


Esta imagem foi um blogueiro do Rio Grande do Sul quem me cedeu. Peço desculpas por não divulgar seu link. Com problemas em arquivos, acabei perdendo seus contatos. Mas a imagem ficou. É de um tronco gigante, recortado, onde fizeram um fogão à lenha embutido. Ficou fantástico. Isso é dedicação ao que se planeja. Parabéns aos autores desta bela obra.

rawspace.com.au
Chique demais!


remodelista.com
Enquanto o inverno não chega, que a lenha sirva de base para mesa e banco.


ricardo.ch

solebich.de
Outro tronco pintado. Aparentemente com tinta esmalte ou à óleo. Não tem a perfeição da laca, mesmo assim ficou bacana.


style-files.com


thedesignfiles.net
O equilíbrio no torto.

Este pedaço de tronco, em formato de violão, achei em um monte de madeiras em uma calçada.  Estava com pedaços de cascas e muito sujo. Mas o peso indicava madeira nobre, depois de limpar a peça, vi que se tratava do cerne de Imbuia. Ficou muito bonita com 3 demãos de seladora diluída em Thinner.

Neste armarinho de gaveta, usei um tronquinho de madeira que achei em um parque, durante um passeio de domingo. Furei as laterais e encaixei a peça. 




Comentários

  1. Oi Sandra boa noite!
    Cada ideia linda!!
    Os sinos de vento estão tão lindos, vou uns iguais para colocar no jardim.
    Beijo Lu

    ResponderExcluir
  2. Amo tudo de madeira. Estou apaixonada pelas imagens. Várias ideias agora tive para minha casa...

    UmA bOa noite!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho q madeira sempre dá uma sensação de aconchego a qualquer ambiente.Gostei muito dos banquinhos de troncos de árvores pintados de preto nas laterais. E também achei a sua idéia de colocar o galho de árvore no seu armarinho. Ficou um charme.

    ps.: Sandra você não quis participar do sorteio de uma mandala do atelier Bangalô Brasil que estou promovendo no meu blog. Não gostou não? :(

    ResponderExcluir
  4. Sandra qtas peças maravilhosas!
    amei a seleção de fotos!

    e amei que postou no meu blog a dica da data q vc ganhou a boneca em 77..uma forma bacana de contribuir com ano dela (eu não lembrava)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. QUERIDA AMIGA ...QUE BOM ENCONTRAR PESSOAS COMO VOCE...ADORO SEU BLOG E SEUS TRABALHOS...REALMENTE PRECISAMOS PRESTAR MAIS ATENÇAO A NATUREZA...MESMO DESCARTADA ELA É MUITO RICA...EU VIVO OLHANDO TUDO EM VOLTA TBM...PENA QUE NAO DIRIJO E MINHA MAIOR DIFICULDADE É AS VEZES EM TRANSPORTAR O QUE ACHO...CARRO DE MARIDO, NEM PENSARRRR!!!!!!!!!AÍ ALGUMAS COISAS PASSAM...MAS ESTOU PLANEJANDO FAZER UMA JARDINEIRA DE TRONCO...VI MUITAS COISAS LINDAS AQUI...OBRIGADA PELAS DICAS...UM GRANDE BEIJO E BOM DOMINGO....ETÉLIA.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela torcida, querida.

    Adoro troncos. Queria uma mesa de centro feita com aquelas bolachas de tronco, tão lindas quando bem feitas.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra!!!
    Lindo post, ele diz tudo. Madeira é madeira, sempre tem valor e solução...uma lixa, um verniz ou tinta renova e muda a cara.
    Em tempos de preservação ambiental nada deve ir para o lixo.
    BJINHOS
    meularminhadocevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sandrinha,
    Adorei ver essas novidades...Quanta coisa dá para fazer com troncos, amei tudo !!! bjs. Boa semana

    ResponderExcluir
  9. Oi amadinha!!! com essa historia do vírus foi tudo bloqueado, estou entrando no bloguer porque o tecnico limpou, mas me bloquearam no facebook, hotmail msn tudo, nõa sei desfazer , ficou assim!tomara que o google veja isso e arrume, por aqui tá tudo bem, já redefini senha troquei email e nada!
    Amiga salvei esse teu post para mostrar pra meu irmão que faz coisas lindas em madeiras, qualquer dia ele disse que vai deixar fotografar e colocar no meu blog, estou louca pra mostrar.
    Quanto as comodas vou tirar fotos e mostrar sim, pode crêr!!!Bjos Carinhosos

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você. Não existe madeira feia. Basta tratar e conservar.
    Meu irmão aproveitou um tronco velho como mesa de centro e ficou muito bom.
    Lindas Imagens.
    Bj...Bj
    http://artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Lindo Sandra... amei as fotos e as dicas!

    Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. oi Sandra!!!! adorei as idéias todas muito original a fonte é o centro das atencões!!!!! simplesmente linda, uma otima semana bjs.

    ResponderExcluir
  13. Lindo bom gosto gosto do rústico da madeira de demolição, esses troncos muito legais. Boa semana

    ResponderExcluir
  14. Muitas idéias!! Tenho uma casa de campo, de agora em diante ficarei atenta.

    bjosss

    ResponderExcluir
  15. Oi moça bonita! que postagem interessante!
    Quando ando pelas ruas confesso que não vejo madeiras nem pedaços de troncos.
    Vou ficar mais ligada. Adorei as fotos, as idéias tão criativas.
    Os banquinhos me conquistam, tão simpáticos e delicados.
    Um grande abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  16. Quanta ideia bacana, adorei os banquinhos, o suporte de flores.... Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sandra! Sou paranaense, de Ortigueira, mas já morei em Curitiba também... Conheci teu blog através de um blog amigo e fiquei encantada com tanta coisa legal que vi por aqui! Parabéns pelo blog! Estou seguindo... Bjs, Kakau

    ResponderExcluir
  18. Oi alguém poderia me ajudar?
    Encontrei um tronco num Rio e esta úmido mas é lindo e gostaria de secar para fazer um movel com o mesmo,
    Alguém sabe a melhor maneira de tratar "secar" esta madeira

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Acabei de ver sua cadeira fofoqueira na revista Minha Casa e corri para acessar o blog e conferir seus trabalhos. Deparei-me com essa postagem e não resisti ao título. Lembrei-me de um episódio que aconteceu na virada do ano passado. Meu esposo e eu tínhamos ido passar o Ano Novo na casa da minha irmã, em Goiás e, na volta para Minas, ele avistou, em uma mata rala, às margens da rodovia, uma porção de troncos caídos. Como temos uma chácara, ele não pensou duas vezes. Parou e me fez ajudá-lo a carregar os troncos para a caminhonete. Eu morri de medo de uma viatura da polícia passar pelo local ou sabe lá coisa pior. Além de ter sofrido vários arranhões e picadas de mosquitos e formigas, quase morri para rolar os troncos e depois carregá-los (com a ajuda do marido e de uma alavanca, claro). E pensar que já vai completar 1 ano desde que isso aconteceu....os troncos continuam lá na chácara, mas ainda não fizemos nada com eles. Sua postagem com certeza servirá de incentivo.

    Abraços e parabéns pelos trabalhos lindos.
    Amanda Paz- Funny Amandita Handmade Craft

    ResponderExcluir
  20. Linda matéria! Há algum tempo Parques e Jardins (RJ) cortou uns galhos de uma árvore na pracinha ao lado da minha casa. Estavam encostando nos fios. Peguei alguns para mim e fiz coisas lindas artesanais. Cerca de 5 meses depois, tinha bicho neles. Joguei fora. O que me disseram é que a madeira precisa de tratamento. Que tipo de tratamento? Qual produto deve ser usado? Um grande abraço, Yolanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yolanda, dê uma olhada no método que uso neste link http://madeiraemforma.blogspot.com.br/2012/04/guarda-comida-e-descupinizacao.html
      E qualquer dúvida, meu e-mail é madeiraemforma2006@hotmail.com
      Abraço e apareça sempre.

      Excluir
  21. amei, todos os trabalhos,após aprender como higienizá-los vou decorar minha casa...obg.

    ResponderExcluir
  22. Olá Sandra,tempão que não passo por aqui,sou sua seguidora a anos,sou mineira e sempre fico encantada com tanta coisa linda,bem feita e de ótimo gosto!Parabéns pelo conteúdo do blog,estou neste momento passeando por ele e me encantando!

    Bjs

    Eliete

    ResponderExcluir
  23. Olá,tudo bem? Tenho dois pedaços de tronco, gostaria de fazer bancos, mas não sei como tratá-los, gostaria que me desse dicas! Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  24. Estou buscando idéias para pedaço de tronco que está em minha casa para fazer. Parabéns pelas idéias

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha