Bem vindos!

Resgatar a história de um móvel é manter nossas raízes. Renovar uma peça, da qual você está cansada, é dar uma nova chance ao que também tem história. Por mais que você pinte e renove, ela sempre terá seu desenho original, indicando uma época. Isso é respeito à nossa cultura e respeito ao meio ambiente.

Sandra Guadagnin

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Vassouras!

Junho e julho são os meses que nos remetem às nossas tradições. Festas caipiras, simpatias e jogos.
Isso me fez lembrar de brincadeiras que fazíamos na infância e que eu adorava. Entre elas, brincar de bruxa (rsrsss...), usando a vassoura para perseguir perversamente os primos. E, se montada não os alcançava, segurava com a mão e aí ninguém escapava.

Acho um charme vassoura de palha. Sempre tenho uma por perto (como garantia de minha procedência caipira). São artesanais, costuradas à mão, o que as tornam únicas. Além das cores naturais, que combinam com tudo. Vejo este objeto mais como decorativo do que funcional, mas há quem não abra mão dela para os dias de faxina.
Tenho uma prima que deixa uma na entrada de casa, ao lado da porta, junto com um vaso grande de crisântemos. Fica lindo!
Há as vassouras de cipó também. Comprei uma  para mim, pus cabo de tronquinho, ficou mais rústica ainda. Já está gasta de correr o quintal juntando folhas na grama.
Não existe casa que não tenha pelo menos uma, seja moderna (lembram da Feiticeira?) ou rústica. Há ainda os práticos, que têm um modelo para cada função.

Feiticiçarias, crendices, poesias, músicas falam dela.

Essa de colocar a vassoura virada para cima, atrás da porta, para espantar visitas indesejadas, eu já fiz. Nem lembro se funcionou... hehehe... É, as vezes temos que apelar, né?!

Tem dia que vejo uma vassoura de palha no espelho, quando acordo de manhã, ela está grudada em minha cabeça. Horrível! E não é pesadelo não!

E o engraçado é que a danada fica bonita nas fotos. (Porque meu cabelo não?)

Vassoura de cipó. Ótima para varrer folhas.
mundoembalagens.com.br

"Amarre alguns galhos de guiné na vassoura e varra as paredes de cima para baixo e o chão para fora. Isso trará proteção e expulsará más energias". (instintocigano.com.br)

"Vassoura deitada atrás da porta, como se a estivesse trancando, acaba por realmente atravancar a sua vida. Nunca a deixe dessa maneira." (instintocigano.com.br)

"Ano novo, vassoura nova! Não se pode passar o ano novo com vassoura velha: ano novo, vassoura nova para deixar para trás o que foi ruim." (instintocigano.com.br)

"...Para espalhar a alegria

Só o baile da vassoura
A dança corria animada
Ali no meio do salão
Ninguém podia levar tabuada
Trocava-se a vassoura de mão
E nesse troca-troca de casais
A tarde passava alegremente
Tempo que não volta mais
Dessa brincadeira inocente..."
Autor: Jorge Linhaça

"...As bruxinhas andam brejeiras...
Agora usam até pulseiras!!
Não têm mais aquele aspecto de mouras...
Mas de uma coisa não largam... As vassouras!!"
Autora: NANY SCHNEIDER  - Curitiba - PR

"...Mocinha do rancho da voz miudinha,
onde é que aprendeste, mocinha, a canção
que cantas baixinho, a rodar na cozinha,
com olhos na estrada e vassoura na mão?..."
Autor: Apparício Silva Rillo

Na religião pagã, os noivos pulam sobre o cabo de uma vassoura que está no chão. Acredita-se que este ato varra a vida de solteiro dos dois, e cada parte da vassoura representa uma parte na vida do casal.
Wikipédia

".. Em algumas culturas, a vassoura é associada à bruxaria, sendo utilizada como meio de transporte por bruxas." Wikipédia









Estas são cúmplices. Sempre juntas. Com seus cabelos na moda. 

E você, já pegou sua vassoura hoje?



10 comentários:

  1. A bruxa que existe em mim adora esse tipo de vassoura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, essas vassouras de "matinho" me lembram a infância, uma vez quase arranquei um dedo cortando matinhos para fazer uma vassourinha para a casinha. Não hoje não peguei na vassoura rs rs

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post, nunca pensei que vassouras tinham tanto charme rsss. bjins e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. muito legal esse post! adoro vassouras de bruxinhas! bela seleção de imagens! bjao

    ResponderExcluir
  5. kkk eu ri qd vc disse que teu cabelo parece a vassoura, tem dias que o meu tb kkk, mas mudando de assunto eu amei cada uma delas,tb me fez lembrar de minha infancia na casa da vovó! e elas até combinariam como decoração la na minha varanda gourmet!

    bju bju

    fatti

    ResponderExcluir
  6. Peguei-a ontem!

    Já tinha visto a danadinha jogada no mato, mas na hora não pude pegá-la, pois estava com minha cachorrinha. E uma cerca de arame farpado era meu empecilho naquele momento.

    Ontem, assim que vi essas fotos, corri lá no mato e capturei minha vassourinha. Véia, coitada!
    Mas logo, logo, ficará bonita, pode crer!

    ResponderExcluir
  7. Olá Sandra!
    Obrigada querida pela visita e pelo recadinho carinhoso lá no bloguito!
    Beijinhos, Ana Carla

    ResponderExcluir
  8. Oi Sandra, adorei as fotos, as dicas... Parabens por esse lindo post.
    Bom Final de Semana !!!

    www.schandramosaico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que lindo post!!! amei aquela rosinha!
    Final de semana feliz Perfeitinho!!!
    Bjos Carinhosos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandra. Gostaria de saber com o que é feita aquela vassoura número dois. É produzida na propriedade? Qual é a planta?

    Obrigada.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.