Pular para o conteúdo principal

Como remover tinta da madeira.

Recebi um e-mail de minha xará, Sandra, dizendo o seguinte: 
"...fui inventar de pintar uma cama de solteiro com tinta PVA em dois tons para fazer uma pátina, imagine só, uma pessoa que não fez nenhum curso e de repente se aventura a fazer pintura decorativa, tudo bem que o móvel está bem estragadinho, mas é que ficou PIOR, então gostaria de saber como retirar a tinta PVA da madeira se é que existe algum jeito de arrumar a bagunça que fiz."
Bem, Sandra, no curso de restauração que fiz, todo o trabalho era na lixa. Mas em seguida descobri o vidro e nunca mais abandonei. É reciclável e não tem custo, pois ganho cacos de vidraçarias. No começo fiquei com medo de me cortar, mas até agora nunca nem me arranhei. É rápido e não precisa lixar muito, pois a madeira se revela limpinha e lisa. 
No começo, eu quebrava os cacos de vidro e usava as partes mais lisas:

  • 01 - Coloque um pedaço de vidro dentro de um jornal;
  • 02 - Dobre o jornal;
  • 03 - Bata firme com um martelo sobre o vidro somente uma vez;
  • 04 - Separe os cacos maiores e mais lisos, o restante embrulhe no jornal e coloque em local seguro até que possa ser descartado.
Porém , neste processo, perde-se muito vidro, é mais perigoso e os cacos podem ficar com dentes, riscando fundo a madeira.
Aí, resolvi investir em um cortador, que você pode comprar de R$1,99 ou até mais de R$100,00. O meu custou R$30,00 e é ótimo. Uso há anos, corto vidro de todas as espessuras e espelhos. O corte é preciso e não desperdiça material.

Abra a tampa de rosquear e pingue algumas gotas de querosene dentro. Não use este instrumento sem antes lubrificá-lo.
  • 01 -Coloque o vidro sobre um pano macio ou pedaço de carpete. Posicione o cortador 90º em relação ao vidro; 
  • 02 - Aperte com força e puxe até o fim do vidro, parando somente quando o cortador cair sobre o pano. 

  • 01 - Erga o vidro com cuidado e faça pressão como se fosse dobrá-lo para cima.
  • 02 - Pronto! Vidro cortado no formato que se deseja e pronto para o uso.


  • 01 - Posicione o caco de vidro sobre a madeira e trabalhe sempre no sentido dos veios. 
  • 02 - Puxe o vidro em sua direção, sempre inclinando-o levemente para seu lado. Ao longo do trabalho, passe o dedo levemente sobre o caco para sentir se está liso, se tiver dentinhos, descarte. 


  • 01 - Aqui, madeira pintada e com restos de cimento. Você já limpa a peça sem precisar de outro recurso.
  • 02 - Da mesma forma, siga a intuição e puxe o caco na direção dos veios da madeira. 
Caso a tinta esteja muito difícil de ser retirada, use um removedor, que pode ser encontrado em pasta, líquido ou gel. Sempre prefiro em pasta, é mais econômico e seguro, pois "queima" a pele caso haja contato direto. Use luvas, avental e óculos de proteção.

Estes são alguns produtos vendidos no mercado. No momento, uso o Remotin, acho bom. Mas todos tem suas vantagens.


  • 01 - Observe a textura do removedor, pegue com o pincel direto da lata;
  • 02 - Espalhe uma boa camada sobre um pedaço da peça, não tente trabalhar em áreas maiores, pois o removedor seca e daí tem que aplicá-lo novamente; 

  • 03 - Neste caso, você pode usar um raspador de metal, uma faca lisa ou caco de vidro. 
  • 04 - Puxe o removedor com o raspador em uma direção só, daí limpe o raspador em um pedaço de jornal.
Mas tente sempre lixar ou usar caco de vidro antes de optar por removedores, que são agressivos à saúde e ao meio ambiente.
Mantenha esses produtos longe de crianças e animais, pois o contato é muito perigoso. Não deixe que caia no chão, pois pode pisar e levar o produto para outros ambientes. 
Geralmente, tintas à base d'água saem mais facilmente e tintas à base de solventes químicos são mais aderentes, dando mais trabalho para remoção.
Expliquei como faço, mas cada um desenvolve sua técnica. É um trabalho rápido e gratificante. A madeira vai surgindo sob a tinta, revelando sua cor e liberando perfume, quem conhece algum tipo de madeira logo reconhece pelo cheiro. E, sob camadas de tinta, geralmente se tem madeira de qualidade.
Se alguém tentar seguir meus passos, me conte depois. Adoro novas técnicas.

Abraços,
Sandra

*Agradecimento especial a Antônio, meu filho, que me ajudou neste post.






Comentários

  1. Que trabalhão que dá, né? Já usei removedor para tirar um verniz de um guarda louça que estava muito estragado e resolvi pintá-lo. Não ficou 100%, mas melhorou bastante.
    Esse negócio de reformar móveis não é comigo, fico muito cansada, por isso admiro tanto o seu trabalho, que é muito bonito e bem feito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sandra, que super dica e pap, eu bem precisei disso há uns meses atras, na próxima já saberei como fazer.
    Menina, como assim filho desse tamanho? rsrs, ou lá conhecer o blog.

    Hj estava andando com o marido ali pelo Bom Retiro eis que, debaixo de chuva avisto uma caçamba e umas perninhas palito para cima, gritei "pára já, preciso vistoriar a caçamba" rs
    E tinha uma cadeira não sei de que época, pés palito com enconstro e assento que parece um corino avermelhado. Claro que debaixo de chuva joguei dentro do carro. Esta bem detonada no assento, deixarei aqui até acabar a cosntrução e depois reformar, não eu, claro.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra!!!

    Menina muito obrigada pelas dicas!! são puro ouro!!!!
    Você sempre pronta a ajudar!!! uma querida!!
    Obrigada!!
    DAniela

    ResponderExcluir
  4. Nooosa! Vivendo e aprendendo...amei saber, muito obrigada por compartilhar.
    Abraços e ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu método.Mas prefiro usar lixa de várias gramaturas .Eventualmente uso raspador ou uma faca sem fio para raspar .Uso também lixadeira quando estou com pressa e percebo que a madeira pode suportar o trabalho com máquina .Já usei vidro e também nunca me cortei .É preciso saber usar as ferramentas pois você pode se machucar até com uma caneta BIC.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. adorei a dica
    otima semana
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. http://arteartesanatoemimosblogspot.com1 de agosto de 2011 às 04:59

    Sandra, adorei suas dicas... estou reformando minha casa e elas me serão útil!
    Parabéns pelo bog sempre repleto de novidades...
    Paz e Luz em teu coração
    Bjcas
    Graça

    ResponderExcluir
  8. Olá vim conhecer seu blog , por que vi um recadinho no da minha querida Carla que luta pelos bichoos gostei e passei pra deixar um abraço Leila

    ResponderExcluir
  9. Vim te convidar para conhecer meus bordadinhos,te espero,abraço.

    ResponderExcluir
  10. uma verdadeira aula Sandra! vc foi corajosa encarando esse desafio! bjao p vc!

    ResponderExcluir
  11. Que dica ótima! Estou com uma banqueta de uma amiga que me pediu para dar " um jeitinho" e tem muita camada de tinta velha em cima... estava até desmotivada a começar de medo de não conseguir remover.Vou tentar suas dicas e depois volto pra comentar como foi... um bj!

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandra, otimas dicas, que trabalheira da isso !!!
    Mas vale a pena, qd tira a tinta uma nova peça aparece, deve ser uma delicia imaginar o que tem por traz . bjs

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Raspar tudo com vidro deve dar um trabalho enorme. Não conhecia esta técnica. Para tirar verniz envelhecido de um móvel velho eu uso soda cáustica disssolvida em água. A concentração de soda cáustica não precisa ser muito forte. Passo no móvel e vou retirando com água. Uso luvas e óculos, claro. Sai tudo e fica só madeira. Então preciso passar um impermeabilizante ou seladora para proteger a madeira. Bjs

    http://artemadeiraevida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. OLÁ!!!
    Tem um Removedor de Tinta , vernizes, stain e laca que é ecológico.
    Muito bom! Não queima a pele, super fácil de usar e retira a tinta velha por camadas e os resíduos saem com pano úmido!
    Encontra somente na LEROY MELIN
    produto é: TIRA TINTA GEL (BYO CLEANER)

    ResponderExcluir
  15. olá Sandra para remover tinta de madeira veja um video meu no youtube e aprenda passo a passo como remover tinta de madeira ou walacedeassis1 tudo junto veja fotos em www.restauracaoportasejanelas.com

    ResponderExcluir
  16. Ola sandra sou novata neste Ramo...... mais estou cada vez mais apaixonada rsrs.
    Gostaria de te agradecer as dicas....beijos Sól.

    ResponderExcluir
  17. ola Sandra vc sabe Como tirar ferrugem do metal ou aluminio ?
    olha se vc sober de dicas bjuss.

    ResponderExcluir
  18. Oi Sandra,obrigado pela dica.Estou tentando reformar um movel antigo e muito escuro,e estava a procura de uma maneira mais rapida de remover o verniz que é muito antigo.Gostaria de clarear um pouco,pois, a idéia é fazer pátina.Bjss

    ResponderExcluir
  19. Oi Sandra,obrigado pela dica.Estou tentando reformar um movel antigo e muito escuro,e estava a procura de uma maneira mais rapida de remover o verniz que é muito antigo.Gostaria de clarear um pouco,pois, a idéia é fazer pátina.Bjss

    ResponderExcluir
  20. Olá, estava buscando infromações para retirar a pintura de um móvel antigo que tenho e cheguei até aqui.Gostei e fiquei para futuras dúvidas...Amei seu blog!
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  21. Nossa, super dica, nunca tinha visto nada parecido antes! Vou experimentar esta técnica qualquer hora!

    ResponderExcluir
  22. Boa noite eu estou com problema em relação com as portas de madeira de minha casa, as folhas da porta tem 3 tipos de cores avermelhada ,branca e marrom bem escura quase tom de preto , e meu sogro aplicou 3 camadas de massa corrida nas portas. Como faço para remover a massa corrida? e como deixar as folhas da porta no em um só tom?.
    Grato pela atenção Everaldo:

    ResponderExcluir
  23. Oi Sandra, ai vai uma dica, como eu costumo restaurar moveis antigos, a maneira mais prática e rapida que eu acho, é com maçarico. esses posto direto no bujão de gás, eu uso um pequeno, e logo que a tinta pula eu retico com uma escova de aço. Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a sugestão, mas acho que atearia fogo nos móveis. rsrsss... Já ví vídeos, acho que com técnicas dá certo sim.
      Abraço

      Excluir
  24. Ola, obrigado pelas dicas!
    Tenho uma dúvida mais específica: gostaria de saber se o tratamento pode ser dado independentemente do tipo de madeira. Tenho um conjunto bem bonito de cadeiras dobráveis de cerejeira que já foi pintado duas vezes, não por minha vontade. Me disseram que esse tipo de madeira absorve muito mais a tinta que as demais e que seria impossível tirar a tinta e que o melhor seria pintá-las novamente.
    Qual sua opnião? Gostaria muito de tê-las como eram originalmente.
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente a Cerejeira tem veios macios e fundos, o que faz com que a tinta penetre mais. Se você usar o caco de vidro conseguirá remover a tinta sim, pois ao mesmo tempo que vai arrancando a tinta, vai também tirando uma fina camada da madeira, deixando-a limpa. A Cerejeira é ótima de se trabalhar, aceita bem acabamentos diferentes e é muito bonita ao natural.
      Minha sugestão é que experimente o caco de vidro, devagar, seguindo as orientações acima. Faça um teste e veja se consegue o resultado que quer.
      Abraço a agradeço a visita.

      Excluir
  25. Sandra tu lixa moveis eu estou precisando lixar uma mesa e um balcão.
    Obrigado pela atenção.
    desiximoveis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Ola sandra! Adorei suas dicas, olha tenho que recuperar piso de madeira ipe macico, deve ter 50 anos ou mais, comprei de um sinistro de incendio, era de um teatro que incendio mas nao chegou a chamuscar o piso, apenas os isoladores do teto de espuma que derreteram sobre o piso, ate ai tudo bem, sua tecnica vai me ajudar muito, necessito e de uma marcineiro que faca a recuperacao dos encaixes do piso, pois nao estou conseguindo localizar ninguem ate o momento, estou pensando em ate comprar uma esquadrilhadeira para fazer o servico, tenho 300 m2 deste piso e nao vendo, caso saiba de alguem que possa me indicar uma maquina ou faca o servico em Porto Alegre-Rs ficaria grato.
    Parabens pelas dicas!
    Marcos
    mleiruz@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. OI SANDRA, COMO FAÇO PARA REMOVER A TINTA DE LATA DE REFRIGERANTE?

    ResponderExcluir
  28. Olá Sandra, primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo lindo trabalho e segundo gostaria de tirar uma dúvida.
    Tenho uma mesinha que tinha um verniz escuro e resolvi pintá-la de amarelo ou azul turquesa. Para isso, lixei toda a mesa e depois passei uma massa branca própria para móveis, porém coloquei muita massa e isso estragou tudo e agora não consigo lixar para que ela fique lisinha como antes. Gostaria de algum produto que removesse essa massa para pintar a mesinha de branco e em seguida da cor clara.
    Desde já agradeço
    Bruna

    ResponderExcluir
  29. TENHO UM MOVEL ANTIGO COM BASTANTE DETALHES E FOI PINTADO DE PRETO FOSCO SEM VERNIZ MAS AGORA EU QUERO RESTAURAR ESSE MOVEL E QUERIA TIRAR ESSA TINTA PRETA COMO FAZER E QUE USAR É UM MOVEL QUE TEM MAIS DE 100 ANOS, SERÁ QUE PODE ORIENTAR SOBRE ISSO, AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Você poderia me indicar um curso de restauração de móveis em São Paulo??
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  31. Uma amiga pintou os armários com tinta óleo e não gostou do resultado, agora ela quer jogar fora os armários, quero ajudá-la mas não sei como.
    Gostaria de uma opinião profissional, se alguém puder ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  32. Uma amiga pintou os armários com tinta óleo e não gostou do resultado, agora ela quer jogar fora os armários, quero ajudá-la mas não sei como.
    Gostaria de uma opinião profissional, se alguém puder ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  33. As melhores dicas já foram dadas e só ler os passos e seguir.

    ResponderExcluir
  34. As melhores dicas já foram dadas e só ler os passos e seguir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha