Bem vindos!

Resgatar a história de um móvel é manter nossas raízes. Renovar uma peça, da qual você está cansada, é dar uma nova chance ao que também tem história. Por mais que você pinte e renove, ela sempre terá seu desenho original, indicando uma época. Isso é respeito à nossa cultura e respeito ao meio ambiente.

Sandra Guadagnin

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Vida cigana.


Meu trabalho de graduação da faculdade de Desenho Industrial em 1994 (aff) foi o projeto de um trailer. Pesquisei durante um ano todas as fábricas do Brasil. Fui até Novo Hamburgo, RS, conhecer a Industrailer. Na época movara e estudava em Londrina, PR. Naquele tempo não existia internet. Primos da Holanda me enviaram dezenas de folders das fábricas de lá. Enfim, saiu o tal projeto, meio amador, mas saiu. E pensei comigo "Será que algum dia farei um projeto para um trailer de verdade?". E essa oportunidade apareceu 10 anos depois. Em parceria com a Hass Móveis Ltda desenvolvemos um projeto para um motor home de um cliente. Acompanhei desde a compra da "carcaça" de um antigo ônibus de linha até a entrega das chaves ao dono. Foi uma experiência legal.  Muita pesquisa novamente. Mas estávamos limitados a usar somente o que fosse nacional, pois há uma infinidade de objetos importados que são muito interessantes, porém o alto custo da importação era inviável.
Foi também um desafio para a marcenaria, acostumada a fazer móveis residenciais e comerciais, pois um motor home está em constante movimentação e tudo deve ser bem seguro, como louças em geral, além dos eletrodomésticos.

Infelizmente, no Brasil, a quantidade de campings específicos, que ofereçam infraestrutura para esse tipo de veículos de recreação é reduzido. E isso nos deixa muito atrás dos europeus, por exemplo, que têm estruturas invejáveis em vários países daquele continente.

Voltando ao nosso motor home, tenho algumas imagens do interior dele. Não deu muito tempo de fotografar, pois a família viajou assim que ficou pronto e logo na primeira viagem, diante de uma proposta irrecusável de compra, renderam-se. Mas foi um excelente negócio, não diria que "da China", pois estavam no Chile de férias e acho que acabaram voltando de avião, aliás, de primeira classe (rsrssss).



O minúsculo banheiro, onde não faltava nada.

A cozinha, compacta, mas na medida.

Ao lado da geladeira há um armário deslizante, com travas em todas as prateleiras.
  
O quarto das crianças, que fica no corredor.


Quarto do casal, o mais espaçoso. Não é para menos, afinal, quem dirige "uma casa", merece um bom descanço.


Agora, a história muda. Vamos falar de tradição. Dessas casas ambulantes que servem de morada para muitas famílias.

 Dá para jurar que é uma casa fixa, literalmente.


Mas têm solução para tudo. Móveis leves e toldos para ganhar uns metros a mais. Até cerquinha serve para delimitar espaço.




 Este roullote (caravana) é de dar inveja.
Uma noite de jogatina com os amigos de camping.

Ou relaxar sózinha.

E do lado de fora uma festa.


 Dá até para se apertar nesta fofura.

Anos 70. Tudo combinando.

 Roullote novamente. É lindo, né?!

 Cara de praia. Liberdade.

Mas não precisa ser sempre tão tradicional. Aqui uma proposta moderna.

 Esse já me faria feliz.

Alguém muito zen vive aí.


 Estes resolveram se estabelecer no jardim.

E essA maravilha ainda precisa ter rodas?

 Combina com alumínio.

Essas bananas me dão a leve impressão deste trailer não estar tão longe de mim.


3 comentários:

  1. Sandra você é talento puro....!!!
    Tem selinho pra você lá no blog!!
    Estou fazendo dois armarios de gavetas também, assim que terminar vou mostrar... num tá tão lindo como os seus... mas dá pra usar...rss
    Bom fim de semana!!!
    Daniela

    ResponderExcluir
  2. Sandra ficou muito lindo ,clarinho adorei vc é muito talentosa vá fazendo ai o projeto para o meu um dia,kkkkkkkkkk,no caso o nosso era feito com um a carcaça de um caminhão e um ônibus meio a meio porque assim o motor fica atras por causa do barulho ao dirigir a gente tinha uma viagem bem silenciosa,pegue um selinho lá no blog do aniversário de 5 anos do meu blog,bjs querida e obrigada pela gentileza de sua visita bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola Sandra de uma olhada no meu blog, ref.trailer, motor home e trailer nautico, a anos que faço meu proprio esqupamento de camping. veja
    www.ericoneves.blogspot.com

    abraços

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.