Bem vindos!

Resgatar a história de um móvel é manter nossas raízes. Renovar uma peça, da qual você está cansada, é dar uma nova chance ao que também tem história. Por mais que você pinte e renove, ela sempre terá seu desenho original, indicando uma época. Isso é respeito à nossa cultura e respeito ao meio ambiente.

Sandra Guadagnin

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Minha sogra!

Gente, tenho que falar de minha sogra. Nem se tivesse encomendado, mesmo antes de nascer, ganharia uma pessoa tão especial na minha vida. É uma mulher inteligente, desapegada, carinhosa, super costureira, super cozinheira e decora sua casinha à seu jeito, como pode, devagarinho, personalizando os cantinhos. As vezes corro lá para pedir uma favorzinho, uma barra de uniforme da escola dos filhos, um remendinho... ou um conselho para quem já viveu muito. E outras vezes corro lá, com um bolo e pão, quentinhos, só para sentir o cheirinho do café dela. Aí ficamos horas de papo. Falamos de tudo. Claro que temos nossas diferenças, mas temos mais semelhanças. É uma ótima companheira para passear. É viciada em palavras cruzadas e bate o pé na reunião do condomínio onde  mora, se vê que as idéias são contrárias ao bem dos moradores.

A casinha dela é simples, mas cheia de toques. E no auge de sua terceira idade, quase 70 aninhos, ela mesma pinta suas paredes, faz suas cortinas e colchas e pinta seus móveis.

Cada vez que vou lá, tem algum objeto na fila para ganhar cara nova, seja uma prateleira, uma cadeira ou um lustre. Trocamos idéias, opinamos no trabalho uma da outra.

É fera no patchwork. Junta cada pedacinho de tecido, depois de lavado e passado.
Tem um roupeiro cheio de caixas de retalhos, separados por cor e textura. Um capricho só.

Este tapetinho ela fez para mim, de presente, feito de velhas calças jeans da família.

Sempre que temos doações para fazer, é lá que tudo vai parar antes de ser entregue a alguma instituição. Minha sogra seleciona o que pode ser renovado e tecidos que sirvam para patchwork.
  
Esta cama é muito antiga, estavam "jogando fora", literalmente. Ela nem pensou, carregou para casa, lixou e pintou. É de madeira muito boa e forte. O banquinho ao lado, ela mesma fez no curso de marcenaria que fizemos juntas há uns 3 anos.

A costura dela é impecável. Faz isso desde menina, quando ganhou sua primeira máquina de costura, que usa até hoje e não troca por nada.

Este porta xícaras, ela fez com um calceiro que estava em desuso. Pendurou ganchos e foi parar na cozinha. Ficou uma graça. Alí, cada xicara tem uma história.

Ela, como minha mãe, são as maiores incentivadoras de meu trabalho com restauração e reciclagem. Além de minha cunhada Ana, que, quando pode, vem dar pitacos maravilhosos na minha oficina.

É tão bom ficarmos rodeadas de pessoas batalhadoras e que se apoiam entre sí. Nos estimulamos a seguir em frente, realizar pequenos planos, sejam domésticos, sejam profissionais.




12 comentários:

  1. deve ser muito bom ter tanta gente que amamos por perto! estou a 2000km de toda a minha família, e sinto muita falta de todos! Aproveite ao máximo essas boas companhias!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra,
    vim aqui conhecer o seu espaço! Assim como vc adoro moveis antigos e restaurar peças...Meu marido diz que sou lixeira, pois vivo catando cadeiras e mesinhas dispensadas nas ruas... Minha casa está abarrotada de coisas que "catei" e restaurei...rs
    um abraço querida, ja estou seguindo vc.
    um bjo e aguardo novidades por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Sandra,

    Adorei tudo, mas gostei do seu porta-xícaras! Que ideia legal, hein?
    Olha, você está de parabéns pelas ótimas ideias/trabalho apresentados aqui, mas o que mais me cativou foi o seu amor/respeito por antiguidades!
    Isto, minha querida, não tem preço!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  4. Oi Nadja, na verdade o porta xícaras foi minha sogra quem fez. Mas achei a idéia super legal e quando puder, tentarei fazer algo parecido.
    Beijo e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  5. Hello and thanks so much for stopping by La Lamp Shade!

    xo,

    Raina
    If the Lamp Shade Fits

    ResponderExcluir
  6. OLA QUERIDAAA...QUE BACANA TER TANTA GENTE ASSIM TE APOIANDO...A MINHA SOGRA TBM É LEGAL, ME DÁ FORÇA COMPRANDO SEMPRE ALGUMA COISA DAS QUE FAÇO PRA VENDER, MAS EM QUESTÃO DE FAZER ALGO.....AAAHHH...ELA NAO PREGA NEM UM BOTÃO....AS VEZES PERGUNTO Á ELA SE NAO TEM VONTADE DE FAZER ALGUMA COISA...ELA DIZ QUE NAO...COMO SOU VICIADA EM ARTESANATO, FICO INCOMODADA COM UMA PESSOA QUE NAO SABE FAZER NAAADA NEM TEM VONTADE DE APRENDER...JA ME PRONTIFIQUEI A ENSINÁ-LA, MAS ELA NAO QUER...É A MESMA COISA COM MEU MARIDO, ELE NUNCA QUIS FAZER NADA DE MANUAL...ALIÁS A UNICA COISA QUE FEZ FOI PINTAR AS PORTAS E JANELAS DA MINHA CASA NA NOVA PINTURA DE FINAL DE ANO...ACHO QUE FOI UMA COISA DO OUTRO MUNDO...MAS NINGUÉM É IGUAL NNNEEE...MELHOR DEIXAR PRA QUEM GOSTA E TEM VONTADE DE APRENDER E ENSINAR....UM BEIJO...

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra,sorte sua ter uma segunda mãe, rs.
    Ela lembrou minha saudosa mãe quando tinha a casinha dela...cada cantinho era especial.
    Transmita meu abraço a ela, por ser esta pessoa compreensiva e sábia.
    Abraços e boa semana

    ResponderExcluir
  8. FELIZ de tu teres uma sogra assim...eleva teus olhos e agradece sempre! Abços, Bia Morais.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito das ideias aqui citadas, tanto que elas fazem parte do meu post de hoje. Dei os devidos créditos.
    Obrigada
    Abs
    Zizi

    ResponderExcluir
  10. Coisa boa é entrar aqui neste seu cantinho e ver tanta coisa linda que vc faz Sandra.
    Não deixo de vir aqui nunca!
    Mesmo ausente do meu blog.
    Adorei esta costura que sua sogra fez pra esta almofada, pois tenho uma em minha cama mas esta sem capa.
    E sem falar no armarinho azul que vc e seu marido fizeram! Maravilhoso!
    Com a tela de galinheiro!
    O banco azul ficou um charme com aquele laço decorativo.
    Apaixonante seu espaço.
    Obrigada Sandra pelo carinho, quando estiver preparada voltarei a bloggar, mas por enquanto a pausa continua...
    Beijos e abraços
    Canela

    ResponderExcluir
  11. Amei a idéia do porta xícaras, tenho um aquí e não sabia o que fazer com ele, agora acho que vou copiar a idéia, assim que ficar pronto eu mostro. Beijão. Fica com Deus.
    http://arlenebbs.blogspot.com.br
    MEU MIMO

    ResponderExcluir
  12. Amei a idéia pretendo fazer um também, valeu!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.