Pular para o conteúdo principal

Penteadeira dos anos 40


Genteee, olha só o que ganhei de presente de um casal de amigos!!!
Maravilhosa! Estou encantada com este móvel. Foi presente do casamento da avó dele, em 1940.  Estava na garagem e como os amigos gostam de vida mais prática e moderna, não queriam mais a penteadeira tomando espaço lá. Também, não teria como não cederem às minhas insitências. Fiquei anos cobiçando, dava um jeito de ir na garagem para namorá-la.  Na verdade, fiz proposta de compra, mas eles estavam um pouco "apegados" ao móvel ainda. Mas, finalmente, consegui! Consegui! Agora é minha! Essa peça é rara de ser encontrada no mercado de antiguinhos.

Ahh, vou restaurá-la, ou pintá-la e por no meu quarto ou vender ou dar de presente para alguém. Sei lá. Tô possuída de ânimo!! Esses móveis com gavetas cheias de "causos" para contar me deixam louca para começar a transformação. Enquanto lixo, o móvel vai me contando seus segredos, cada furinho, cada arranhão teve motivo para ser causado. Num dia de faxina, ou na mudança feita às pressas, ou abandono mesmo. Mas depois do desabafo, o móvel se deixa renovar, esquece as mágoas e aceita suas cicatrizes. Cicatriz é carimbo de história sim, seja por acidente, seja intencional mesmo.

Já imaginaram quantas e quantas vezes sua dona parou em frente a este espelho, passando batom, ajustando o cinto do vestido...

trendytwins.com.br


Ou verificando se estava nos padrões de beleza da época...

oglobo.globo.com

Tudo pela vaidade! Para se gostar, um espelho de corpo inteiro. Para as jóias e maquiagens, gavetinhas de sobra.

Agora, olhe estas penteadeiras que achei, uma mais inspiradora que a outra. Lembrei-me da Eliane, do http://acasinhaencantada.blogspot.com/ que diz sonhar com um móvel destes.

Então, Eliane, se inspire. chegou sua hora! ... rsrssss...


addictedtolipstick.blogspot.com

afinidades-eletivas.blogspot.com

becoming-home.com
becoming-home.com

 
cannla.com

decor-home.net

discotecadare.blogspot.com

efurniturehouse.com

furnitureanddesignideas.com
   
hviturlakkris.blogspot.com 2

lenalucky

ninkybink.com

priceinspector.co.uk

riminimobili.it

simmademoiselle.blogspot.com

stylerumors.com

su-casa.casasugar.com

themillionairesdaughter.blogspot.com

Poxa, idéias de sobra. Dá para ver que o branco reina, né! Mas outras cores como preto e rosa ficam ótimas. Aceito sugestões para a minha penteadeira, tá?! Qualquer idéia. Quero inovar!




Comentários

  1. Sandra , penso que o ideal é deixar na cor original da madeira .Penteadeiras dessa época eram feitas com madeiras maravilhosas ,cheias de veios e manchas originais .Coloridas você encontra em qualquer lugar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sandra, tudo bem? Estou te seguindo a algum tempo e adorei estas penteadeiras, comentei com a minha sogra (na casa dela tem varios móveis que vc ia adorar)e ela deu uma penteadeira parecida com esta rosa que tem um banco dourado... nossa fiquei chateada...
    Lindas!! Adoro seu trabalho, parabéns.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Sandraaa!!!
    Você fica atiçando minhas lombrigas de penteadeira rsrs.
    É verdade, sonho com uma, falta converser o marido de que "preciso" de uma kkk.
    Que amigos maravilhosos os seus, a penteadeira é linda e com certeza vc deixará maravilhosa.
    Se decidir por dar de presente... OLHA EU, OLHA EU rsrs.
    Das inspirações amei de paixão a 1º, 3º e 15º.. enfim, são todas lindas.
    Não vejo a hora de ve-la restaurada, fique mesmo possuída de ânimo e inspiração.
    Obrigada por lembrar de mim e do meu sonho.

    Bj no coração.

    ResponderExcluir
  4. Que linda essa penteadeira Sandra. Quantas possibilidades de criar algo novo você tem em suas mãos.
    As fotos das outras penteadeiras são lindas também. Vai ser difícil decidir o que fazer.
    Eu tinha uma penteadeira antiga como essa quando vivia no Brasil, comprei no brechó. Como não pude trazê-la comigo, eu deixei com um sobrinha.
    Boa noite.

    ResponderExcluir
  5. Sandraaaaaaaaaaaaaaaa, que divina, eu ia ter um treco se ganhasse uma dessas, nem que fosse de cliente pra devolver depois!!!
    Surtei!!!
    Depois tu mostra como ficou, tá?
    Beijosssssssss pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  6. OI SANDRA,DESCOBRI SEU BLOG HOJE POR ACASO E CONFESSO QUE FIQUEI ENCANTADA.SOU GAÚCHA MAS MORO EM FORTALEZA E TRABALHO COM PINTURA DE MÓVEIS E REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS QUE IRIAM PARA O LIXO.INFELIZMENTE NÃO TENHO TANTA HABILIDADE COM MARCENARIA TENDO QUE DEPENDER DO PROFISSIONAL QUE MUITAS VEZES COMPLICA.PARABÉNS E BOA SORTE.

    ResponderExcluir
  7. Ola!
    Gostaria de comprar uma dessas para minha esposa! Como faço?

    ResponderExcluir
  8. Sandra tenho uma penteadeira praticamente igual a essa primeira, tenho um bidê igual e há tb um roupeiro (este não está comigo). Eram móveis da minha avó (e veja que já tenho cinquentinha). Quero restaurar aos meus, que estão na minha sala. Não tenho coragem de pintá-los, mas fico imaginando como ficariam se fossem pintados.

    ResponderExcluir
  9. Sandra poetisa, restauradora...muito legal teus posts. Retorno para ver como ficará este móvel. Abração ! <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha