Pular para o conteúdo principal

Paneleiro antigo.

Já cansei de falar por aqui que adoro estas peças que remetem à casas de fazenda. Pesquiso e pesquiso sobre esses objetos e este paneleiro acredito que seja exclusivo de nossa cultura cabocla, não achei esses suportes em nenhum lugar além de nosso país. Se souberem mais fontes, me comuniquem, faço uma biblioteca desses objetos que acho importantes para nossa história. Sei que tem alguns post nos blogs que curto, que falam a respeito dele, mas não queria ficar repetindo imagens. Tentei!


alfeuantiguidades.com.br

bananacraft

casadejuntados.blogspot

emule.com.br

luisaco.wordpress.com

marialuisaartesanato.blogspot.com

tudoantigo.blogspot

bananacraft

mercadordaserraedailha.com.br

pousadarecantoprimavera.com.br



 

Comentários

  1. Sandra querida, também AMO peças antigas, e estes paneleiros estão divinos!!!
    Eu choro de emoção quando alguém vai jogar alguma relíquia fora e lembra de mim!!!
    Beijosssssssssss pra ti, e uma linda semana
    Vero

    ResponderExcluir
  2. Sandra , esses paneleiros são lindos .Eu curto muito estas peças .Já vi em madeira e em metal ,e também de bambú trançado.De qualquer foram são peças bonitas e práticas .Este post está ótimo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh...tenho dois paneleiros destes. Estão com plantinhas. Adorei ver fotos deles. Vou colocar fotos dos meus paneleiros no blog.
    Obrigada pela idéia.
    http://artemadeiraevida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Sandra, minha mãe tinha um desses, era pintado de azul, lindo e não sei que destino ela deu para ele. Creio que foi por volta dos anos 70 que eles começaram a não ser mais usados. Somos do Rio, mas ela veio de Minas onde se usava muito tipo de paneleiro. Comprou por aqui. Há muito tempo procuro um para minha casa. Eles eram ótimos, facilmente se tinha acesso às panelas. A única questão é que o espaço para as panelas é fixo. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Sandra,
    hoje pela manhã vi um desses na garagem do meu prédio.
    Agora vim , confirmar no google, sobre paneleiros antigos, e deparei com seu blog.
    Então é um paneleiro que tinha lá na garagem!!!!
    vou ver se ele ainda está na garagem. vou resgatar, se tiver lá , tiro foto pra sua galeria.
    Ele se parece com a quarta peça , azul.

    bjos
    zizi

    ResponderExcluir
  6. Awesome collection of fagot (Paneleiro). Looks very beautiful at the cornerof the house, kitchen or living area. Beautiful furniture for decoration of a house even you can have this for things to be get arranged.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha