Pular para o conteúdo principal

Casa de campo na cidade.

Uma surpresa em meio ao concreto da cidade. Protegida pela cerca de "palanques" chumbados ao concreto. No tempo desta foto, as plantas ainda não haviam crescido, porém hoje o verde predomina no jardim.

Feita na medida, para um casal sem filhos, esta casa tem o tamanho perfeito para seus moradores. Aqui, na frente da casa, pedriscos de rio, trazidos de Poxoréo, Mato Grosso, fazem a drenagem do espaço destinado aos carros, com dormentes entremeando.

Esta casa é muito especial. Nela moram pessoas muito estimadas por mim. Esta morada tem a personalidade deles. O dono é quem executa todos os detalhes, sempre com o apoio da companheira. Mesmo sem nunca ter trabalhado em contrução de forma alguma, ele segue o instinto e sempre chega ao resultado que quer. São detalhes que personalizam o espaço de viver e tornam os ambientes únicos e memoráveis por quem passa por lá.

O pé da mesa fui eu quem deu de presente, já o detalhe em madeira no topo é de uma antiga tafona (fabriqueta de farinha de mandioca), que fora demolida em uma fazenda próxima. Esta peça é composta de várias lâminas, bem perigosa para uma mesa, mas o dono garante que é segura, desde que não se cruze as pernas ou que crianças resolvam se enfiar por alí.

Um grande tampo em vidro e esta pronta uma peça única.

Os ambientes da casa receberam pequenas cangas, feitas pelo morador. Aguardam as cúpulas ainda.

Aqui, os fundos da casa. O lugar é sossegado, num bairro afastado do centro.

A foto não ficou lá essas coisas, mas dá para ver o geral. É nesta cozinha rústica, ao lado do fogão de tijolos que os moradores tomam seu chimarrão logo cedo. Se reúnem toda semana com amigos e familiares, abaixando a mesa e bancos, cabem umas dez pessoas, estas peças são de execução do dono também, tudo muito minucioso. 
Todo mundo se "amontou" em volta do pequeno fogão, para comer pinhão, batata doce assada na chapa ou polenta com frango caipira.

O cantinho das panelas está em constante movimentação. Alí, usam o fogão quase todo dia e cada panela tem sua finalidade. Comi um camarão delicioso, feito na panela de barro. O rádio está na família há quase 5 décadas e é dele que sai o som da música de raíz, bem cedo e ao anoitecer, ouvimos o chiado, em busca das estações, de São Paulo a Berlim, damos uma pequena volta ao mundo.

O rádio novamente.


Xodó do morador, esta videira não tem preço. E o pior é que fica no caminho, entre a edícula e a casa, ao lado de um banco em madeira, onde todo mundo se obriga a sentar ao lado desta tentação. Dá para ver que estão faltando uns grãozinhos no cacho (um fui eu... rss). Mas isso é para o dono lembrar das vezes que beliscava o pomar inteiro de seus tios.

Banco dos namorados. Lugar ideal para por o papo em dia. E a videira, de apenas um ano, cresce feliz no seu lugar de honra.

A caixa de correio é de madeira reaproveitada e a cobertura é uma telha que sobrou da construção. Observe que do lado de fora foi feita uma abertura no tronco para por as correspondências.

Acredito que aqui, nesta linda casinha, esta placa faça juz ao que diz.
 Em breve retornarei lá e registrarei mais detalhes do interior dela.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha