Bem vindos!

Resgatar a história de um móvel é manter nossas raízes. Renovar uma peça, da qual você está cansada, é dar uma nova chance ao que também tem história. Por mais que você pinte e renove, ela sempre terá seu desenho original, indicando uma época. Isso é respeito à nossa cultura e respeito ao meio ambiente.

Sandra Guadagnin

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Museu de Witmarsum - Paraná

Participo de um grupo de caminhadas daqui de Curitiba, o Curitigrinos, e há um tempo atrás fomos peregrinar na região rural de Palmera, aqui no Paraná, onde se localiza a Colônia Witmarsum, lá vive um grupo dos menonitas alemães-russos, (que tem sua origem na Frísia, no norte da atual Holanda e Alemanha), e tem sua cultura muito preservada. A região é muito bonita.

Fomos conhecer o Museu, ficamos encantadas ao ver a história deste povo, representada nos móveis e objetos, inclusive a casa, com seus detalhes graciosos.  


As fotos abaixo são de minha autoria.



Esta é a parte de trás do Museu.


Logo na entrada, a maravilhosa chapeleria Art Nouveau, em Cedro Rosa dá as boas vindas.

Cuba em ágata.

Este móvel me deixou em êxtase. É lindo, não é?!

Olha a delicadeza na disposição dos objetos.


Cristaleira rica em detalhes. 

Essa ao certo era de alguém muito pomposo.

Escultura nas árvores.

Silêncio perfeito para uma boa caminhada.

A paisagem no entorno do museu é divina. Perfeita para um piquenique. E foi o que fizemos, a amiga Maria levou "Tortéi", tudo bem que não é lá muito prático e leve para a ocasião (depois de ter caminhado 13km), mas estava maravilhoso.

A culinária local é ótima, oferecem pratos típicos da cultura deles. Tive a oportunidade de almoçar certa vez no restaurante da Colônia, e a comida é especialíssima. Enfim, um passeio perfeito. Mas deve-se fazer a reserva com antecedência, pois o número de serviços é limitado.








4 comentários:

  1. ótimo este post, além de ser um local de paz e muito inspirador, vi um material e lembrei de vc da uma olhadinha, http://f.i.bol.com.br/entretenimento/fotos/selecao-de-baus_f_003.jpg?time=1286463869527

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber alguma informaçao de como era feita a impermeabilizaçao dos moveis nas antigas fazendas a 100 anos atraz

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber alguma informaçao de como era feita a impermeabilizaçao dos moveis nas antigas fazendas a 100 anos atraz

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.