Bem vindos!

Resgatar a história de um móvel é manter nossas raízes. Renovar uma peça, da qual você está cansada, é dar uma nova chance ao que também tem história. Por mais que você pinte e renove, ela sempre terá seu desenho original, indicando uma época. Isso é respeito à nossa cultura e respeito ao meio ambiente.

Sandra Guadagnin

sábado, 25 de setembro de 2010

Bienal Brasileira de Design - Curitiba


Fomos visitar a Bienal Brasileira de Design, no Fiep-Cietep, aqui em Curitiba. E ficamos encantadas com a recepção dos estudantes e com a organização geral. Tudo muito bem distribuído e especificado. Uma delícia percorrer os pavilhões. A exposição da CIMO está linda. Conta a história e os processos pelos quais os móveis passavam, desde a chegada da madeira até o despacho das encomendas.

Exposição da CIMO, Fiep-Cietep  - Curitiba

As cobiçadas cadeiras CIMO, todas com referência de data de fabricação e procedência (colecionadores).



E a maravilhosa poltrona "Mole", de Sergio Rodrigues. Criada em 1957. Expressamente brasileira, quebrando os padrões da época, onde reinavam os elegantes pés-palito, e por isso foi uma peça que demorou a ser aceita no mercado. Porém, hoje, virou objeto de desejo. E está fazendo parte do acervo de design do Museu de Arte Moderna em Nova York.

Tive o privilégio de conhecer Sergio Rodriques pessoalmente. Muito simpático e tranquilo. Não perdi tempo, dei aquele abraço, de fã orgulhosa pela ocasião única de encontrar uma figura tão importante para o Design brasileiro.

Tem muita coisa legal. Como o "Banco Caipira", com design de Carlos Simas, de Caxambu, MG. Este banquinho é só encaixado, nada de pregos, parafusos ou cola, e o desperdício de madeira é mínimo.

Olha o mimo, da série "Elástico". Feito com madeiras rejeitadas pela indústria.


Aqui a família toda. Design de Maurício Gilson e Mari Borba, do Rio de Janeiro, com produção da Gamar Brinquedos.


A Bienal está ótima e vale a pena conferir a programação no site:



Um comentário:

  1. ola Sandra, vi uma foto de um cadeira de balaço,na sua pg e gostaria de saber a origem, e uma cadeira castanha completamenta de madeira.,obs tenho duas.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.