Bem vindos!

Resgatar a história de um móvel é manter nossas raízes. Renovar uma peça, da qual você está cansada, é dar uma nova chance ao que também tem história. Por mais que você pinte e renove, ela sempre terá seu desenho original, indicando uma época. Isso é respeito à nossa cultura e respeito ao meio ambiente.

Sandra Guadagnin

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Tamancos Holandeses

Os Tamancos Holandeses

São sapatos típicos holandeses, feitos de madeira especial que seja mole para entalhe e ao mesmo tempo resistente a água (nome das madeiras SALIX ou POUPOLIES). Sua fabricação é artesanal e serve para impedir a penetração de umidade e frio nos pés. Ele é usado por cima de muitas meias.

Hoje são utilizados por grupos folclóricos, pelos mais velhos em dias de lazer e por alguns grupos de lavradores no campo, principalmente na área dos “Polders”, devido à umidade.


Desde criança estes "sapatos" permeiam minha vida. Minha mãe, holandesa patriota, sempre tinha um par deles à vista, iam da estante para o quarto e do quarto para a varanda, ora  brancos, azuis ou laranjas. Atualmente estão na varanda da casa dela com flores dentro, uma delicada forma de dar boas vindas aos amigos e dizer que alí se cultiva um pouquinho da cultura deste país maravilhoso e organizado que é a Holanda.  
Tenho quatro pares, todos presenteados por ela, e como adoro tudo que é feito de madeira, para mim são como mini-esculturas (e pasmem, são ergonômicos, contanto que você use uns 3 pares de meias grossas).


Olha que gracinhas, um para cada idade. Com exceção do azul abaixo, os outros são pintados à mão, com o típico traço firme.


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.