Pular para o conteúdo principal

Cristaleira em madeira de Pinheiro









Minha vizinha disse que tinha uma cristaleira que era de sua bisavó, porém não a queria mais. Corri para ver e me encantei. Troquei as pressas por um paneleiro que eu tinha (aliás, muito útil) por esta peça antiga, com cupins, partes podres e toda encardida pelo uso.
Raspei, lixei, lavei e esqueci por 6 meses no veneno, em plástico lacrado (acredito que nunca mais um inseto ousará morar nela).


sandraguadagnin
Desmontei. Refiz a base em forma de babado, reforcei gavetas, prateleiras e troquei o fundo. Pintei a base branca e corrigi com massa especial. Ufaa!


sandraguadagnin
Fui montando. E nesse tempo encontrei uma grande amiga que também se encantou com a peça.

sandraguadagnin
 Pintei à escolha dela, que providenciou puxadores em porcelana e fechaduras em latão.

sandraguadagnin
Os vidros e o espelhinho central jateados, completaram o charme da peça. Para dar um toque, passei cera dourada nos cantinhos. É uma peça útil e muito original.



***Ah, troquei a peça acima com a tal amiga, por uma cristaleira divina (veja abaixo) que ela tinha, em pinho também. Que foi adquirida em um brechó famosíssimo daqui de Curitiba, o preço foi salgado demais, a coitada até parcelou para não pesar muito. E de brinde ela trouxe para casa uma peça infestada de cupins, que com o tempo se manifestaram deixando poeirinhas nos cantos, como que provocando para uma guerra (ou simplesmente seguindo seus mapinhas). A amiga quis logo se desfazer da peça, com medo de ter a casa devorada. Não pensei duas vezes, esta peça era meu desejo de consumo.



sandraguadagnin


Tenho certeza de que fiz um bom negócio. E você, o que achou?


Comentários

  1. AAAHHHH...AMIGAAA...ESSE TBM É MEU SONHO DE CONSUMO...SABE, TEM ATÉ UM LUGAR NA MINHA COZINHA JA RESERVADO PRA COLOCAR UM, ASSIM QUE PUDER...JA PENSEI EM COMPRAR UNS MOVEIS DE COZINHA ATÉ NAS CASAS BAHIAhahahah, MAS RESISTI E PREFIRO ESPERAR...QUEM SABE UM DIA TENHO UMA SORTE E CONSIGO UM NAS MINHAS POSSES...MINHA COZINHA É AMERICANA...OU SEJA TODA ABERTA PRA SALA...ENTAO..ESSE MÓVEL SERIA MEU TUUUDDOO...PARABÉNS...VC FEZ UM OTIMO NEGÓCIO...

    ResponderExcluir
  2. olá sandra
    sou sua chará mas ao contrário de você não tenho abilidade nenhuma em madeira e nem pintura na madeira e por isso gostaria de uma opinião sua de como tirar uma tinta latex de uma cabeceira de cama porque não ficou do jeito que eu queria.
    Agradeço muito se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra,e como vc fez para acabar com os cupins?O meu guarda-roupa tá aparecendo esses pózinhos que vc falou.Que faço?Ele é escuro,tá meio desbotado o verniz,queria pinta-lo de branco ou renovar o escuro dele.Que acha,tem jeito ainda?Meu email:elizabethcavalcante@ymail.com
    Agradeço de coração se me responder,beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra.
    Tanto restauro. Tanta coisa linda.
    Vou tirar umas dicas aqui e queria também sua ajuda. Se eu quiser manter a cor da madeira do móvel. É melhor encerar ou passar verniz, ou outro tipo de produto?
    Tenho 2 cristaleiras tipo a sua para restaurar, e tenho receio de colocar branco e me arrepender.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Dificil saber se vc fez bom negocio por q as duas sao maravilhosas..a restaurada (q a sua vizinha nao pode nem sonhar p n se arrepender...rs ) e a que vc trocou... maravilhosa também é maior...mas falando em "sonho" - seja ele qual for - então valeu a pena sim, foi um OTIMO negocio..a peça é linda e vc tem um sonho de consumo a menos... bj

    ResponderExcluir
  6. Tenho um baú de latão que meu pai trouxe de Portugal quando veio para o Brasil, em 1954. Quero restaurá-lo para decoração. Alguém conhece um lugar que faça esse trabalho?

    ResponderExcluir
  7. Poxa que lindo, eu confesso que ficaria com peninha de desfazer daquela que foi reformada, eu trabalho com restauração de móveis também, sempre que faço uma peça muito bonita fico com pena de deixa-la ir embora. rs Mas nada é mais importante que realizar um desejo , e se a cristaleira era seu sonho então ´fez um ótimo negócio, parabéns pelo belíssimo trabalho beijos.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo seu trabalho... realmente MT lindo... estou parecendo vc. Hj comprei uma cristaleira antiga porém linda. Já limpei ela é estava cheio do tal pozinho de cupim.... qual o nome do remédio para acabar com essa praga. Vou pintar ele em azul claro pq comprei um fogão do tempo q minha avó era gostosa kķk. Outra pergunta.. como vou pintar em azul claro passando esse primer não vai aparecer esse branco? Ah... e tem algumas coisinhas lascadas como faço com elas? Ah... paguei 200 reais nela depois mando as fotos. Obrigada.. neu

    ResponderExcluir
  9. Eu quero saber se vc vende essa cristaleira e o valor qual é?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha