Pular para o conteúdo principal

Cama Patente

A cama patente de 1915 se tornou um marco na história do design do mobiliário brasileiro. Foi projetada por Celso Martínez Carrera (1883-1955), espanhol da Galiza radicado em São Paulo , que emigrara para o Brasil em 1906 e trabalhara na marcenaria da Companhia Estrada de Ferro Araraquara, antes de abrir sua própria oficina.

Construída com madeiras torneadas, suas formas eram muito simples, suas linhas puras e leves. Era composta por um conjunto básico de três partes, cabeceira, suporte para o pé e estrado, primando por seu conceito funcional e eficiente, o que permitiu sua industrialização a preços populares.

A primeira cama patente foi fabricada em Araraquara e destinava-se a substituir, numa clínica médica, camas de ferro que eram anteriormente importadas da Inglaterra. O início da primeira guerra mundial dificultou as importações e muito favoreceu as vendas das camas patentes inventadas e fabricadas no Brasil.

Origem do texto: Wikipédia.


web

casadevalentina

coisasdadoris

lojadoudou


__________________________________________________________________________

A MINHA CAMA PATENTE

Pois é, eu tenho uma Cama Patente. Era de meu pai quando criança, ele acredita que ela tenha uns 80 anos, foi adquirida por seus pais no início do casamento deles, no Rio Grande do Sul.
Esta cama serviu à família inteira na fazenda, passando pelos funcionários, até que estes pudessem comprar umas camas mais "moderninhas". E a pobre cama foi desmontada (é toda com encaixes em ferro) e aposentada em um barracão por muito tempo, ficou lá escondidinha no alto das vigas, cheia de pó e teias de aranha, esperando a Sandra bater o olho nela, isso já faz mais de 30 anos. Eu e minha mãe (a precursora do lixo que não é lixo na família) lixamos, envernizamos e montamos a peça, só a base de mola é que não pode ser aproveitada, que pena. 

sandraguadagnin

Ficou por mais alguns anos no quarto de hóspedes até que demos uma nova função: virou sofá na varanda. E alí permaneceu um bom tempo. Embarcou para o Curitiba e está na fila de restauro. É feita de madeira extremamente dura, mesmo com removedor e muito caco de vidro para raspar, o verniz fica preso à ela, parece não querer sair dalí.

Continuará sendo um sofá, e é uma peça da qual não pretendo me desfazer, pois além de ser uma parte da história da família, é também uma relíquia do nosso design, mesmo sendo criada por um espanhol, foi em nossas terras que ele achou inspiração e matéria prima para isso, ao legítimo "jeitinho brasileiro": prática de transportar, fácil de montar e completamente atemporal.


Comentários

  1. Olá Sandra, como vai?
    Gosto muito de olhar seu trabalho bonito de restauração de móveis e das coisas lindas que faz.
    Tenho uma cadeira Patente mas a almofada se perdeu, como a cadeira está intacta eu quero muito fazer a almofada bem parecida com a original. Já pesquisei na internet, mas só achei a cama e o sofá Patente, não vi nenhuma cadeira. Você conhece ou já viu uma para me ajudar a refazer sua almofada?
    Parabéns pelo trabalho.
    Um abraço.
    Dulce Helena

    ResponderExcluir
  2. Cara Sandra, estou precisando de um lustrador de móveis para dar uma embelezada numa cama patente de mil gerações na minha família. Você teria algum profissional pra me indicar em Campinas - SP?
    Obrigada,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha