Bem vindos!

Resgatar a história de um móvel é manter nossas raízes. Renovar uma peça, da qual você está cansada, é dar uma nova chance ao que também tem história. Por mais que você pinte e renove, ela sempre terá seu desenho original, indicando uma época. Isso é respeito à nossa cultura e respeito ao meio ambiente.

Sandra Guadagnin

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Buffet em Imbuia

Chegou todo sofrido. Pés descolando, lâminas rachadas, puxadores improvisados, gavetas emperradas, cheio de gordura e poeira.

A moldura do espelho estava com muita cera antiga.
Aqui, já pronto. Comecei pela parte interna, que é em cedro rosa e imbuia.

Agora as gavetas com novos puxadores, trazidos especialmente de Buenos Aires, pela cliente.
A moldura ficou linda. Delicadíssima. Este trabalho é o mais detalhado em um móvel, pois não deve ser modificado em hipótese alguma, ficaria grosseiro.
Aqui a frente das gavetas e os entalhes laterais.
É trabalho para semanas.


A peça inteira novamente. Valeu a pena.
Era da avó de minha cliente, provavelmente a peça tenha mais de 90 anos.


5 comentários:

  1. Olá Sandra!

    Estou achando o seu trabalho simplesmente maravilhoso! Também amo estes objetos que tem história, meu marido é que não é muito fã eh eh. Mas queria saber qual a tecnica que aplicastes neste buffet, se apenas lixou e encerou a madeira, aplicou seladora, qula cera usastes, enfim qual técnica vc aplica nestes móveis em madeira natural. Ai desculpa tantas perguntas mas fiquei muito entusiasmada com teu talento e dedicação e eu quero aplicar as tuas técnicas em uma cristaleira linda que foi de minha avó, ela é daquelas espelhadas, com flores entalhadas, em imbuia, mas a pobre está em uma cor muito escura, sem contar as camadas de cera, óleo de peroba...enfim é uma peça muito linda de família e gostaria de restaurá-la para colocar na minha sala e chamar minha vovó de 88 anos para revisitar sua belezura rs rs rs. Gostaria também de sua opinião sobre pintá-la de branco ou será que descaracterizaria a originalidade da peça ai ai estou tão cheia de idéias...adorei seu blog e mal posso esperar tua resposta.
    Atenciosamente e obrigada desde já
    Rosana

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosana! Obrigada pela visita.
    Experimente dar uma olhada no blog do também restaurador Sr Amauri, de São Paulo. Ele explica tão bem como remover antigos acabamentos na madeira.

    http://restauromoleiro.blogspot.com/2011/02/limpeza-de-moveis-entalhados.html

    Abraço e apareça sempre.

    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Olá Sandra,minha xará!
    Seu trabalho realmente é impecável!parabéns!
    Tire-me uma duvida,por favor...
    Qual a melhor tinta para pintar alumínio e fazer pátina?
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  4. A peça ficou maravilhosa, clareou muito. Como foi clareada? Pois tenho meu jogo de quarto em imbuia (sem verniz), que qdo foi comprado, apliquei umas duas vezes óleo de peroba e acabou escurecendo muito a madeira. A madeira era mais clara, com algumas mesclas mais escuras. Gostaria que voltasse à cor original, mas não sei como fazer. Pode me dar uma dica? Um abraço. Helena

    ResponderExcluir
  5. Ola, tenho um movel(arca) de imbuia e estao querendo que eu me desfaça desse movel mas não estou querendo pq é um movel de pura madeira imbuia, forte, suporta peso. Que material devo usar para restaurar? na superficie superfície, em cima do movel já esta meio arranhado.

    Qual a tentendia atual?

    Maria Nascimento - Brasilia D.F
    e-mail: marianascimentodf2008@gmail.com

    Um abraço

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.