Pular para o conteúdo principal

Cadeira Cimo, giratória - restaurada

Depois de um sumiço de quase meio ano, volto animada para dividir com vocês alguns trabalhos realizados pela oficina de restauração Madeira em Forma. 

Um deles, é essa cadeira, mais que especial. Nas duas primeiras imagens, ainda sem restauro, mas com certeza, por baixo dessa tinta toda, existia uma madeira linda.






Características:

Cadeira de escritório Cimo
C. de 1920, em Rio Negrinho, SC.
Com assento regulável na altura e inclinação por meio de uma engrenagem giratória de ferro inspirada nos bancos de piano.
A cadeira está associada ao cotidiano dos servidores públicos no século XX.

Veja mais imagens AQUI de como era esta cadeira, antes do restauro.






Eu e Hiroshi trabalhamos exaustivamente. A desmontamos, raspamos, lixamos, colamos e, por fim, recebeu verniz acetinado, resistente, para valorizar cada veio dessa "história" que a Cimo nos deixou e que merece ser eternizada.




Bela, como imaginávamos. Como é feita em compensado laminado, a antiga tinta entrou em algumas pequenas fendas, dificultando sua remoção, mas tudo bem, tem sua história para contar.




As ferragens zeradas, prontas para mais umas décadas de uso.

Agora, fazendo bonito casa, até que vá embora para um novo dono.


Gostou? Quer comprar? Clique AQUI


Abraços e ótimo fim de semana

Sandra




Comentários

  1. Olá Sandra,
    há muito tempo você não nos presenteia com seus trabalhos. Nós ficamos sempre ansiosos aguardando o que vem. Mas, sempre vale à pena esperar e apreciar o que vocês sempre apresentam. Parabéns a ambos pelo belíssimo trabalho e pela maravilhosa peça que vocês restauraram.
    Lembranças de Osvaldo Ururahy.

    ResponderExcluir
  2. parabéns lindoooo o trabalho de vcs .

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Sandra por esse trabalho tão bem feito. Faço algumas coisinhas também em restauração mas não tenho curso .Você poderia me indicar um para que eu possa melhorar meu conhecimento ? Ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do trabalho de vocês e gostaria de fazer uma pergunta: Tenho uma cadeira que pertenceu a meu sogro, muito semelhante a que aparece em uma foto com detalhe da ferragem entre o assento e os pés. A ferragem da minha quebrou. Vocês vendem ou sabem onde eu posso comprar uma ferragem dessas, por favor? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Talvez encontre no Mercado Livre. Essas cadeiras são raras, muitas delas se estragaram com o tempo, ficando só o ferro inteiro, sendo assim, alguém talvez as comercialize.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  5. Muito legal o trabalho de vocês. Comprei uma de um catador de lixo só que as lâminas de compensado estão abrindo e as ferragens bem duras. Acham que tem conserto?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha