Pular para o conteúdo principal

De roupeiro à cristaleira

Olá!! Como estão todos?
Um mês longe do blog me parece um tempo infinito. 
Espero que todos estejam bem.
Temos trabalhado muito por aqui, dezenas de  projetos em andamento, para fechar 2013 com histórias.
Das várias peças em restauro, tem uma que gostei muito do resultado. Uma cliente nos buscou para transformar um antigo roupeiro, de mais de 60 anos em sua família, em uma cristaleira. E o resultado vocês acompanham abaixo.
A professora de restauração e amiga Ana Amélia  Mathias Orciuch (veja notícias) foi quem me indicou para a cliente. Fiquei lisonjeada. Obrigada, Ana.

Vamos ao trabalho!


Antes...








Depois...




Altas horas e a gente lá, curtindo o resultado.

Fazendo a cera de Carnaúba reagir. Ventou tanto que encheu a oficina de folhas.

Olha o brilho lindo que a cera dá, parece um veludo.




Já está na casa da cliente que vai providenciar os vidros bisoutée para as portas e prateleiras em vidro 6mm. Vai ficar divina. Esta cliente tem peças maravilhosas, quem sabe logo não vem outra para ganhar vida.
Deu um trabalhão danado. Mas meu companheiro de trabalho, com sua paciência oriental, não deixa passar defeitos. Se vocês realmente acreditam que capricho no que faço, precisam ver o acabamento que ele consegue, lixando a madeira.
Bom estar aqui novamente, com vocês. Pretendo, em breve, fazer um vídeo de algum trabalho, mostrar meu sotaque do interior do Paraná.

 
Abraços e apareçam sempre.

Sandra


Comentários

  1. Sandra, que trabalho fabuloso. Realmente, ficou com brilho de veludo. Dá vontade de tocar. Parabéns pra vc e teu companheiro de trabalho!! Estou curiosa com o resto dos trabalhos em andamento...

    Beijos e ótima semana!

    Luiza Mallmann
    Decorar Sustentável

    ResponderExcluir
  2. Sandra, realmente ficou perfeita. Adoro este brilho da madeira lustrada.
    Ansiosa para ver o vídeo.
    bjk

    ResponderExcluir
  3. Sandra querida, fico emocionada com seus posts! Temos o mesmo amor pelas peças que reformamos, então me identifico muito contigo!
    Nossa, ficou lindo o móvel novo!!! Brilhante!!! EStou com um armário dos anos 50 aqui, que aliás você vai PIRAR, e vou usar esta cera de carnaúba. Nunca usei... Deve ser mará! :)
    Olha, parabéns pra vocês, esta transformação ficou divina! Amei ver o selo antigo da fabricação da peça, chegou a me arrepiar!
    E seu sotaque é mará!!!
    Beijosssssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra fazia tempo que eu não passava por aqui, que lindo ficou esse trabalho, aliás como sempre! bjs

    ResponderExcluir
  5. Lindo , simplesmente lindo.Adorei demais. Parabéns pelo trabalho.

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Sandra, esse armário é uma " joia rara"!!! E em suas mãos tornou-se raríssima. amo vier aqui, seu trabalho é inspiração! Que deus te abençoe, sempre, ou aguardar o seu vídeo, para ver o trabalho e o sotaque, tá?! bjs

    ResponderExcluir
  7. Sandra,

    Restauração perfeita!
    Fico feliz quando vejo uma peça assim. Rsetaurada e com sua aparência original.
    A cor da madeira é belíssima!
    Parabéns!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandra,
    Transformar modificando a estrutura de um mobiliário é algo bastante complexo. Pois, não sendo bem planejado pode afetar consideravelmente seu equilíbrio. Contudo, pelas fotos, nota-se claramente que a transformação transcorreu na forma planejada. E, sem sombra de dúvidas ficou bem mais interessante como cristaleira. Achei genial a inversão da madeira trabalhada, ficou ótima dentro do contexto.
    Parabéns a ambos.
    Lembranças de Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandra ,ficou maravilhoso um ótimo trabalho ,amei
    bjs bom final de semana

    ResponderExcluir
  10. Um lindo e caprichado trabalho Sandra. Gostei da ideia dos medalhões terem passado para a parte de baixo das portas. Com os vidros e as prateleiras também de vidro, vai ficar divino. Bj

    ResponderExcluir
  11. Parabens Sandra, mais um trabalho perfeito. Admiro muito o teu trabalho.
    Um fim de semana cheio de benção pra vc.
    Bjs,
    Rai

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandra, que linda ficou a peça ! A cor dessa madeira é muito linda !!! Parabéns mais uma v ez pelo talento e capricho ! Bj.

    ResponderExcluir
  13. Trabalho maravilhoso, Sandra!
    Bjoks e boa semana!

    ResponderExcluir
  14. Olá Sandra que beleza que ficou, e que ideia ótima transformando um roupeiro numa linda cristaleira, estou louquinha por uma cristaleira rsrsr, adorei seu trabalho!
    Bjs e boa sexta!
    Cris...

    ResponderExcluir
  15. Que lindo que ficou! Voce tem muito talento mesmo, parabens!!!

    ResponderExcluir
  16. Sem palavras trabalho de mestre como sempre ficou linda !!! Bjs da sua super fã eu Ana Claudia

    ResponderExcluir
  17. Olá Sandra

    Parabéns pelo móvel. Ficou lindo.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  18. Ficou maravilhoso mesmo, Sandra! Parabéns!
    eu também curto garimpar móveis usados e antigos, mas também gosto de misturar com coloridos e novinhos.
    bj,
    Ana

    ResponderExcluir
  19. Tenho sempre alguns problemas em fazer este tipo de transformação que fez aqui, mas esta até ficou interessante.
    Se fosse a tempo, ter-lhe-ia sugerido que colocasse a porção maciça das ilhargas laterais com a mesma altura que as portas da frente, aí sim, o efeito seria perfeito.
    Manel

    ResponderExcluir
  20. Ficou lindo, adorei o brilho e as mudanças que foram feitas. Adorei sua participação no mosaico do blog, seus trabalhos estão na fanpage , confira!

    https://www.facebook.com/StudioArteCasa

    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Deixe seu recado e espero te ver mais vezes por aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Fogão a lenha, seja bem vindo!

Ganhei meu fogão a lenha! Uhuu! Agora só falta a chaminé, o que é um problemão. Muitos de meus vizinhos tem fogão a lenha e juntam madeira ao longo do verão para estarem abastecidos no inverno. É um método mais ou menos sustentável. As madeiras de velhas casas e usadas em construções que virariam entulho, acabam sendo usadas para aquecer casas no inverno. Apesar da região de Curitiba ser muito fria, não temos casas com calefação, com exceção de algumas, que foram planejadas recentemente e com recursos modernos. Sendo assim, cada um se vira conforme pode. A vantagem do fogão a lenha é que, além de aquecer, ainda é usado para cozinhar. Na fazenda onde cresci, sempre tivemos fogões assim, eram grandes e com caldeira, tinham torneira e tudo, para quem tomava banho em chuveiro de balde, era uma ótima solução. Esse aí em cima é meu fogão agora. Mas a foto não é de minha cozinha, é desta postagem , na chácara de uma amiga. Foi ela quem me deu este fogão de presente. Era de sua irmã e

Como lustrar madeira com boneca e seladora.

Recebo e-mails de pessoas que visitam o blog e querem se aventurar no restauro de alguma peça que tenham em casa. Sou um pouco sistemática, faço tudo com muita calma. Fiz um PAP (passo a passo), espero que esclareça o processo que aprendi nas aulas de restauro no Liceu de Artes e Ofícios Casa Klemtz . Existem outras formas de se fazer este trabalho. Cada um irá desenvolver sua técnica, mas os produtos serão os mesmos. Há quem encere somente com seladora, eu prefiro dar o toque final com cera de Carnaúba.  Vamos lá! 1º passo  - fazer a "boneca": 01 -  Providencie um chumaço de estopa, que caiba apertado na palma da mão, um quadrado de malha de aproximadamente 20x20cm e uma tirinha da sobra da malha; 02 - Centralize a estopa na malha; 03 - Feche como em um "saquinho", apertando bem para que a estopa fique durinha dentro; 04 - Com a tirinha, faça um nó bem apertado; 05 - Recorte as sobras, deixando uns 3cm de sobra; 06 - Pronta! Ap

Fogão à lenha.

Barro, cimento ou tijolo, tanto faz, o resultado é sempre lindo. É tão simples que dispensa muita arrumação. A mim, pelo menos, trás uma paz tão grande, que parece ter um imã, segura minha visão, minh'alma, me prende alí, em frente ao fogo. Talvez seja a visão mais clara do fogo dentro de casa, mais acessível, ainda mais que lareira, já que se recobre de panelas, de cheiros. Lembra fartura, família, união... acasavermelha.com.br aluguetemporada.com.br aluguetemporada.com.br ameixaamarela.com.br ameixaamarela.com.br baixaki.com.br baixaki.com.br barroecordas.com.br casa.abril.com.br ciadastelhas.com.br comida.ig.com.br doggaopp.blogspot.com    doggaopp.blogspot.com entwicklungshilfe3.de Este, infelizmente, não tenho a fonte. leavesgrass.blogspot.com liberalspace.net meucantinhonaroa.blogspot.com patiosequintais.blogspot.com planetaeducacao.com.br pousada-elshaday.blogspot.com projetopatrimonio.arteblog.com.br receitinhasedicasdavovoro.blogspot.com receitinha